sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Seja fiel: a Igreja dita os valores medievais

A queda de uma Roma já cristã para os "terríveis" (ironia) bárbaros deixou como ponto comum em toda vastidão territorial o cristianismo. A igreja disse sim, seja com o baixo clero e os santos bem retratados em filmes, ou com sua estrutura mais pesada, próxima Roma e sempre a um passo da Inquisição. Foi a cara da Idade Média no Ocidente.



- Augustino: A Queda do Império Romano
(Sant’Agostino, It/Ale, 2010, 95 min)
Dir: Christian Duguay    Com: Franco Nero, Alessandro Preziosi
Norte da África, 430. Roma está caindo, os vândalos estão prestes a invadir. Agostinho relembra a infância pobre, a arrogância de advogado, o amo com uma escrava. Demora a abraçar a Igreja. Mas se tornará a referência mais influente do cristianismo ocidental

- A Papisa Joana
(Die Päpstin, Ale/Ita/Esp/Ing, 2009, 149 min)
Dir: Sönke Wortmann    Com: Johanna Wokalek, John Goodman
Alemanha, 853. Disfarçada de homem, uma carismática jovem interiorana que ama o catolicismo começa a subir nos rankings do Vaticano. Será possível que ela pode virar papa?

- Em Nome De Deus
(Stealing Heaven, Ing/Iug, 1988, 108 min)
Dir: Clive Donner    Com: Derek De Lint, Kim Thomson, Denholm Elliot
Paris, séc. XII. Pierre Abelard é um respeitado filósofo e professor, que vai ser tutor da linda Heloise, destinada a ser casada pelo tio com algum nobre endinheirado. O par central vai muito além dos estudos e acaba se apaixonando, bagunçando toda a situação. 

- Irmão Sol, Irmão Lua
(Fratello Sole, Sorella Luna, It/Ing, 1972, 135 min)
Dir: Franco Zeffirelli    Com: Graham Faulkner, Judi Bowker
Itália, 1182. Os primeiros anos da vida de São Francisco de Assis. Como ele tinha à disposição as riquezas da família de prósperos comerciantes, até que a guerra e a doença flagelem fortemente sua vizinhança. O clima do filme é um pouco hippie.


- São Francisco de Assis
(Francis of Assisi, EUA, 1961, 105 min)
Dir: Michael Curtiz    Com: Bradford Dillman, Dolores Hart
Versão mais tradicional da história de São Francisco, que às vezes não traz toda a tensão dos momentos capitais de sua caminhada. Vemos seu trabalho na reconstrução de igrejas, a missão na Terra Prometida e outros episódios-chave de sua história.

- Santo Antônio: O Filme
(Sant'Antonio di Padova, It, 2002, 100min)
Dir: Umberto Martino    Com: Daniele Liotti, Enrico Brignano
De família rica de Lisboa, Antonio conheceu monges franciscanos até que em 1220 resolveu seguir a vocação. Abdicou do conforto e foi a luta. Vemos o encontro com Francisco, a viagem ao Marrocos e os milagres a ele creditados.

- A Peregrinação
(Pilgrimage, 2017, 96 min)
Dir: Brendan Muldowney   Com: Tom Holland, John Lynch
Irlanda, 1280. Os cristãos não vão bem nas Cruzadas e uma relíquia religiosa é a esperança de retomar Jerusalém. A pedra fica guardada num pequeno monastério irlandês, como algo sagrado. Sua posse evidencia o grande poder da igreja nessa fase da humanidade.

- O Nome da Rosa
(Der Name Der Rose, Fr/It/Ale, 1986, 130 min)
Dir: Jean Jaques Annaud   Com: Sean Connery, F.Murray Abraham
Mosteiro italiano, 1327. Uma sequência de mortes estranhas traz o respeitado monge franciscano William de Baskerville. A investigação aponta para dentro do mosteiro. Tudo se complica mais quando a Inquisição, do terrível Bernardo Guy, chega para "ajudar".





- Um Crime de Paixão
(The Reckoning, Ing/Esp, 2003, 112 min)
Dir: Paul McGuigan    Com Paul Bettany, Willem Dafoe
1380, Inglaterra. Um monge quebra seu voto de castidade e é alvo da ira do bispo local. Tomado por culpa e remorso, ele foge e, na estrada, testemunha o assassinato de um ator, integrante de uma trupe ambulante. O monge se junta ao teatro itinerante.

- Passagem Secreta
(Secret Passage, Ita/Por,2004,  min)
Dir: Ademir Kenovic   Com: John Turturro, Katherine Borowitz
1492. As jovens Isabel e Clara crescem num tempo de descobertas, mas também terror. Na Espanha, todos os judeus têm que se converter ao catolicismo, ou enfrentar exílio/morte. Apesar de batizadas, não escaparão da perseguição na sociedade espanhola.

- O Poço e o Pêndulo                            
(The Pit and the Pendulum, EUA, 1961, 97 min)
Dir: Roger Corman   Com: Vincent Price  , John Kerr
Espanha, séc. XVI. Era da temida Inquisição espanhola. O famoso inquisitor Torquemada, decide quem está possuído pela magia e quem deve ser queimado em nome de Deus por tal ato. Maria é uma jovem que passa por tal julgamento, após resistir à prisão.

- A Paixão de Joana D'Arc
(La Passion de Jeanne d'Arc, Fr, 1928, 114 min)
Dir: Carl Theodor Dreyer    Com Renée Falconetti, Eugene Silvain
1463. O interesse histórico maior nessa versão muda da história de Joana D’Arc está no papel da igreja. As acusações de heresia de seu julgamento são reforçadas pelos clamorosos esforços dos religiosos em mudar a história de suas visões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...