domingo, 11 de fevereiro de 2018

América...terra da oportunidade! (Escravidão)

Seja na América do Norte (sul) ou do Sul, a escravidão foi o motor que fez tudo funcionar, para quem estivesse no comando das atividades econômicas. Temos filmes sobre a saída traumática da África, o tráfico com seus navios negreiro, as condições de trabalho duro na América, organização pela luta e o processo rumo à abolição do tráfico internacional. Alguns desses filmes se passam no Brasil. Noa EUA, a Guerra Civil pela abolição dos escravos e o presidente Lincoln estão em outro post.


- Adanggaman
(Adanggaman, CM/Sui/Fr/It/BF, 2000, 90 min)
Dir: Roger M'Bala   Com: Rasmane Ouedraogo, Albertine N'Guessa
África, séc. XVII. Ataque feroz de tribos rivais ordenadas pelo temido rei Adanggaman. As ordens: queimar a vila, assassinar os velhos e capturar quem puder trabalhar. Estes prisioneiros serão oferecidos a comerciantes europeus. Exploração do africano pobre pelo “rico”.


- Quilombo
(Quilombo, Br, 1984, 119 min)
Dir: Carlos Diegues Com: Zezé Motta, Vera Fischer
1650. Quilombo dos Palmares, da chegada de Ganga Zumba, sua ascensão até o dramático desfecho da guerra dos quilombolas. Um grupo de escravos se rebela em engenho de Pernambuco e ruma a Palmares, onde uma nação de fugitivos resiste ao cerco colonial.



- Raízes
(Roots, EUA, 1977, 570 min)
.Com: Louis Gossett Jr., Vic Morrow, Brad Davis, LeVar Burton
Longa minissérie mostra Kunta Kinte e seus descendentes, desde a captura na África, desde 1650, a venda do escravo e a viagem à América, nesse caso do Norte. Não faltam momentos tensos e trágicos, independentemente da geração.  

- Navio Negreiro
(Slave Ship, EUA, 1937, 100 min)
Dir: Tay Garnett     Com: Warner Baxter, Wallace Beery
Comandante de um navio que opera no tráfico de escravos da África – o Albatroz - começa aos poucos a ter crise de consciência por sua atividade. Quer substituir seu ganha-pão imoral por algo que tenha reputação mais aceitável.

- À Procura da Liberdade
(Freedom, EUA, 2015, 98 min)
Dir: Peter Cousens   Com: Cuba Gooding Jr, William Sadler
1748. Um escravo africano ruma à América em um navio negreiro, do Capitão Newton. Cem anos depois, o bisneto desse escravo, Samuel Woodward tenta escapar de uma plantation na Virginia. Uma rede secreta de pessoas tenta ajudar a família a chegar no Canadá.


- Belle
(Belle, Ing, 104 min, 2013)
Dir: Amma Asante     Com Gugu Mbatha-Raw, Tom Wilkinson
1760. Um capitão da marinha britânica traz sua filha ilegítima e mestiça para Inglaterra. A menina será criada pela rica família. Dido Elizabeth terá alguns privilégios sociais, mas sua raça a privará de outros. Sua paixão mudará o futuro da escravidão na Inglaterra.

- Jornada Pela Liberdade      
(Amazing Grace, 2007)         
Dir: Michael Apted    Com Ioan Gruffudd, Albert Finney
1797. O jovem William Wilberforce tenta manobras políticas no parlamento inglês para tentar terminar com o tráfico mundial de escravos. Importante destacar que o que estava em voga era o tráfico, não a escravatura em si.

- Amistad
(Amistad, EUA, 1997, 152 min)
Dir: Steven Spielberg    Com: Djimou Hounsou, Anthony Hopkins
Julgamento que se seguiu ao incidente de 1839 no navio negreiro espanhol Amistad. Cinque e outros africanos sofrem no navio que transporta os escravos para as colônias. Rebelião mata vários espanhóis e escravos tomam o navio. Mas e ao chegar nos EUA?


- O Nascimento de uma Nação
(Birth of a Nation, EUA, 2016,
Dir: Nate Parker    Com Nate Parker, Armie Hammer
Virginia, 1809. Nat Turner, escravo letrado e religioso, é usado pelo seu proprietário Samuel Turner para acalmar seus inquietos escravos rebeldes. Mas depois de testemunhar atrocidades, Nat monta um plano em que vai liderar o movimento de libertação do seu povo.

- 12 Anos de Escravidão
(12 Years a Slave, EUA, 2013, 140 min)
Dir: Steve McQueen   Com Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender
1841. A história real de Solomon Northrop mostra como escravos para o sul americano não chegavam só de navio. Negros livres do norte eram sequestrados e viravam colhedores de algodão, com direito a toda a tirania e brutalidade bem exposta pelo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...