quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Hebreus I (Velho Testamento - veja tudo em 6 dias)

A Bíblia é o local exato pra se começar a olhar o povo hebreu no cinema. Existe uma boa variedade de produções sobre o Velho Testamento, mas muitas delas não são de magnitude relevante em termos cinematográficos (talvez sejam no critério de religião).

Algumas das cenas mais clássicas e conhecidas do cinema clássico, como a abertura do Mar Vermelho ou Sansão derrubando o templo, se encaixam nesse tema. Mas não se fazem filmes bíblicos como antigamente, como comprovam as dolorosas versões mais recentes.













- A Bíblia
(The Bible, EUA/It, 1966, 174 min)
Dir: John Huston    Com Richard Harris, Stephen Boyd, Peter O'Toole
1800 a.C.. Adaptação para os primeiros 22 capítulos do Gênesis, desde Adão, Eva e Abraão. Personagens famosos da história hebreia estão aqui. Destaque para o episódio da Arca de Noé, e o orgulhoso rei cujo monumento faraônico termina como Torre de Babel.


 

- Noé
(Noah, EUA, 138min, 2014)
Dir: Darren Aronofsky    Com: Russell Crowe, Jennifer Connelly
Baseado na história bíblica de Noé, que é expandida de forma ficcional. A necessidade de se purificar a terra e preservar as espécies, que gera a construção da arca. Depois do dilúvio, a tensão permanece dentro da arca, onde Noé tem sua família.

- Sodoma e Gomorra
(Sodom and Gomorrah, EUA, 1962, 154 min)
Dir: Robert Aldrich Com: Stewart Granger, Pier Angeli, Stanley Baker
A perdição presente nessas duas cidades já fica óbvia desde as cenas iniciais, que mostra uma incansável orgia. Lot, o líder hebreu, acampa com seu povo no vale do rio Jordão. Tem uma visão divina de que seu povo tem que deixar a região, pois forte castigo vem aí.

- Os Dez Mandamentos
(The Ten Commandments, EUA, 1956, 220 min)
Dir: Cecil B. DeMille  Com: Charlton Heston, Yul Brynner, Anne Baxter
Egito, 1250 a.C.. Recriação do livro Êxodo, que narra a epopeia dos hebreus durante sua migração do Egito, onde eram escravos, para a Terra Prometida. No centro de tudo isso está Moisés, irmão adotivo do faraó. Estão aqui as pragas e a famosa cena do Mar Vermelho.



- O Príncipe do Egito
(The Prince of Egypt, EUA, 1998, 99 min, Animação)
Dir: Brenda Chapman, Steve Hickman
Versão de animação para a saga de Moisés e os hebreus no Egito. Moisés escapa da carnificina patrocinada pelo faraó, e acaba como membro da família real. Recebe o chamado de Deus e vai libertar o povo judeu da escravidão, liderando-o até Canaã.

- Êxodo: Deuses e Reis
(Exodus: Gods and Kings, EUA, 2014, 150 min)
Dir: Ridley Scott     Com: Christian Bale, Joel Edgerton
A tradicional história da saída dos hebreus da escravidão no Egito, com Moisés a liderar o rebanho. Moisés é criado como irmão adotivo do futuro faraó Ramsés, mas tudo muda quando ele descobre suas origens judias. Inclui a passagem pelo Mar Vermelho. 
  
- Sansão e Dalila
(Samson and Delilah, EUA, 1949, 128 min)
Dir: Cecil B. DeMille  Com: Victor Mature, Hedy Lamarr
Palestina, 1100 a.C.. Sansão, líder entre os palestinos dominados pelos Filisteus, conquista a paixão da jovem filisteia Dalila. Os judeus se tornaram um povo desleixado nessa fase, e Deus nomeou juízes para assegurarem as leis de Moisés. Sansão foi um deles.


- Rei David
(King David, EUA/Ing, 1985, 114 min)
Dir: Bruce Beresford   Com: Richard Gere, Tomas Milian
1000 a.C.. Narração mais histórica do que religiosa da vida de Davi, o segundo rei de Israel. Ele finalmente consegue por fim à guerra contra os filisteus, derrotando o gigante Golias, mas terá que fugir para evitar ser morto por Saul, cuja inveja fora despertada.

- Davi e Betsabá                    
(David and Bathsheba, EUA, 1951, 116 min)
Dir: Henry King       Com: Gregory Peck, Susan Hayward
Davi é o Rei de Israel, possui poder, riqueza, um harém de esposas e filhos em profusão. Mas se apaixona por Betsabá, a esposa de um de seus soldados. O rei vê a necessidade de se livrar do marido, o que traz a ira de Deus sobre seu povo, na forma de fome e seca.

- Salomão e a Rainha de Saba                             
(Solomon and Sheba, EUA, 1959, 139 min)
Dir: King Vidor  Com: Yul Brynner, George Sanders, Gina Lollobrigida
960 a.C.. Salomão herda o trono de Davi. No vizinho Egito, o faraó cede um porto no Mar Vermelho à rainha de Saba. A intenção dela é destruir o novo rei hebreu, cuja sabedoria e benevolência são vistas como ameaça a monarcas menos “democratas” da região.
        
- Esther e o Rei                     
(Esther and the King, EUA/It, 1960, 109 min)
Dir: Mario Bava, Raoul Walsh   Com: Joan Collins, Richard Egan
Séc. IV a.C.. Depois do assassinato de sua esposa, o rei persa Assuero escolhe a judia Esther como noiva. A jovem escolhida vê a grande chance de salvar o seu povo, e não hesita, mantendo suas origens em segredo. Origem do feriado judeu Purim.

- Uma Noite Com o Rei
(One Night With the King, EUA, 123 min)
Dir: Michael O. Sajbel    Com: Omar Sharif, Peter O’Toole
Mais uma versão para a história de Hadassah, a jovem judia que se transformaria na Esther da Bíblia, depois de salvar sua nação da destruição ao casar-se com o rei dos persas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...