sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Império Romano II - Sinais de barbaridade por vir

A segunda metade do Império ainda traz aquele glamour de Russell Crowe como Gladiador, mas se você parar pra pensar, ele estava justamente lutando contra invasores. As fronteiras de Roma estavam mais frágeis. Muita gente também atribui ao cristianismo essa decadência. Fato é que as cutucadas dos povos que não falavam latim começaram a incomodar, e o primeiro a realmente dar nos nervos foi Átila, o Huno. Mais um queridinho do cinema, que o retratou várias vezes, apesar do volume de informações sobre o guerreiro real ser mínimo.


- A Queda do Império Romano            
(The Fall of the Roman Empire, EUA, 1964, 188 min)
Dir: Anthony Mann Com Alec Guinness, Stephen Boyd, Sophia Loren
Império Romano, 180. O imperador Marco Aurélio está em seus dias finais, e teme em deixar Roma nas mãos do filho Cômodo. Escolhe como sucessor um dos generais das tropas romanas, Livius. Cômodo dará um jeito de tomar o poder por bem ou por mal.

- Gladiador
(Gladiator, EUA, 2000, 155 min)
Dir: Ridley Scott     Com: Russell Crowe, Joaquin Phoenix
O General Maximus é traído pelo filho do Imperador, Comodus. Maximus escapa da morte, é vendido como escravo e só consegue pensar em vingança. Começa o processo como um grande gladiador na periferia do Império. Quer lutar no Coliseu, perto de Comodus. 

- Sebastiane
(Sebastiane, Ing, 1976, 90 min)
Dir: Derek Jarman  Com: Leonardo Treviglio
Ano 300. O romano Sebastiane é exilado para um local onde só existem homens. Desnecessário dizer que ali o homossexualismo torna-se prática comum. Sebastiane até tenta rejeitas os avanços de um centurião.

- Constantino e a Cruz                          
(Costantino il Grande, It/Iug, 1962, 120 min)
Dir: Lionello de Felice   Com: Cornel Wilde, Christine Kaufman
Roma, 303. Constantino proclama o Edito de Milão ao se tornar o imperador de Gaul. Comandando seus soldados, derrota as legiões romanas, assegurando liberdade de culto aos cristãos. Até então, os seguidores de Jesus eram apenas material para as lutas nas arenas.

- Fabíola
(Fabiola, It/Fr, 1949, 183 min)
Dir: Alessandro Blasetti   Com: Michèle Morgan, Henri Vidal
312. Fabíola, filha de um senador, vive uma história de amor com um gladiador, Ruhal, que na verdade é um agente de Constantino. O imperador planeja instalar o cristianismo em Roma. Mas quando o pai de Fabíola morre, são justamente os cristãos os acusados.

(Agora, Esp, 2009, 127 min)
Dir: Alejandro Amenábar  Com: Rachel Weisz, Oscar Isaac 
Egito, 391. A professora Hipátia ensina matemática e astronomia. Desperta a paixão de um aluno e um escravo. O cristianismo cresce na região. Vinte anos depois, as tensões religiosas são ainda maiores, ainda que Hipátia pareça pouco interessada em fé.

- Titus     
(Titus, It/EUA, 1999, 162 min)
Dir: Julie Taymor    Com: Anthony Hopkins, Jessica Lange
O General Titus Andronicus acaba de derrotar os bárbaros góticos em sangrenta batalha. O gosto, porém, é amargo, já que vários de seus filhos não sobreviveram. O primogênito relembra a tradição: o sacrifício de um prisioneiro inimigo como oferta aos deuses pagãos.

- O Último Romano
(Kampf um Rom, Ale/Rom, 1968, 103 min)
Dir: Robert Siomak      Com: Laurence Harvey, Syliva Koscina
Roma, 526. Cethegus é um nobre romano que vai a Constantinopla visitar o imperador Justiniano. O pretexto é uma ação militar contra os ostrogodos, mas o romano tem planos de dominar a Itália. Os ostrogodos estão cercando Roma e ameaçam invadir e saquear.

  - Átila, o Huno
(Attila, EUA/Lit, 2001, 177 min)
Dir: Dick Lowry   Com: Gerald Butler, Steven Berkoff, Powers Boothe
Europa, séc.V. Átila é criado pelo tio, no mesmo tempo dos rumores de uma profecia. Um rei surgirá para unir os hunos. A decadência e riqueza de Roma por algum tempo seduzem o guerreiro, mas Flavius Aetius tem boas estratégias para evitar a invasão bárbara. 

- Átila
(Attila Flagello di Dio, It/Fr, 1954, 75 min)
Dir: Pietro Francisci     Com: Anthony Quinn, Sophia Loren
Destruindo vilas e cidades sem distinção, chegam através dos Alpes os hunos liderados por Átila. O objetivo das hordas de guerreiros não é outro senão chegar aos portões da capital Roma. O papa Leão I recorre a uma mulher para tentar pôr fim aos avanços dos hunos.

- Átila, Rei dos Hunos
(Sign of the Pagan, EUA, 1954,  min)
Dir: Douglas Sirk     Com: Jack Palance, Jeff Chandler, Rita Gam
406. Átila comanda hordas de hunos para Roma. O nobre centurião Marcian é responsável por montar um contra-ataque à altura dos bárbaros. Marcian já conhece o poderio do inimigo, pois fora capturado por Átila quando viajava rumo à Constantinopla.

- A Última Legião  
(The Last Legion, 2007)
Dir: Doug Lefler    Com: Colin Firth, Ben Kingsley
460. História da espada Excalibur antes da época do Rei Artur. O Império Romano está se esfacelando. Os godos invadem Roma e matam o pai de Romulus Augustus, que é preso. O governo de Constantinopla manda ajuda, mas há traidores à bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...