sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Vikings e cavaleiros Bááárbaros!

O Império Romano morreu, e a essas alturas você já sabe que os bárbaros não eram assim tão bárbaros. Faltaram na aula de latim, mas compensaram com bravura e um super talento pra brigar. O cinema se fixou em dois fronts principais: os vikings escandinavos, e seus sempre rivais "britânicos". Na atual Inglaterra, o charme da fictícia Camelot do Rei Arthur, e a posterior luta para escapar do domínio dos capacetes chifrudos.


- Tristão e Isolda

(Tristan & Isolde, EUA/Ing, 2004,  min)
Dir: Kevin Reynolds    Com: James Franco, Sophia Myles
Inglaterra, sec. V. Enquanto anglos, celtas, saxões lutam pelo poder, Tristão, é adotado pelo tio, Lord Marke, e vira guerreiro. Dado como morto, Tristão é encontrado e tratado pela bela Isolda, com quem troca juras de amor, mas mantém seu nome em segredo.

- Camelot
(Camelot, EUA, 1967, 179 min)
Dir: Joshua Logan   Com: Richard Harris, Vanessa Redgrave
Musical. Rei Artur encontra Guinevere na floresta, e eles se apaixonam. Artur então forma a famosa sociedade dos cavaleiros da Távola Redonda, juntando nobres da região. O cavaleiro Lancelot, estrangeiro, chega a tempo de ganhar lugar ao lado do rei.

- Rei Artur
(King Arthur, EUA/Irl, 2004, 130 min)
Dir: Antoine Foque Com: Clive Owen, Keira Knightley, Ioan Gruffudd
Inglaterra, séc. V. Este filme privilegia os aspectos históricos da mítica Camelot. Vemos a queda do império romano e a invasão dos bárbaros saxões em grandes batalhas. Os conflitos religiosos de começo de Idade Média e a tentativa de manter os bretões unidos.

- Excalibur
(Excalibur, EUA, 1981, 119 min)
Dir: John Boorman  Com: Nigel Terry, Helen Mirren, Nicholas Clay
Morgana e Merlin travam uma batalha particular de magos que representam o bem e o mal. Artur é o rei de direito por ter retirado a espada Excalibur de dentro do lago. É corajoso, mas ingênuo. Lancelot é seu braço direito, mas o trai com a rainha Guinevere.

- O Príncipe Valente
(Prince Valiant, EUA, 1954, 100 min)
Dir: Henry Hathaway  Com James Mason, Janet Leigh, Robert Wagner
Filho do exilado rei Viking Scandia, um jovem príncipe volta para Camelot para se tornar cavaleiro do Rei Artur. Ele quer restaurar a honra paterna e o cristianismo como religião em sua terra. Encontra no caminho um cavaleiro negro que quer tirar Artur do poder.

- Os Vikings
(The Vikings, EUA, 1958, 114 min)
Dir: Richard Fleischer   Com: Kirk Douglas, Tony Curtis, Janet Leigh
Escandinávia, séc. IX. Eric e Einar são dois meios-irmãos no reino Viking, com destinos diferentes. O primeiro é o herdeiro legítimo do atual Rei, e o segundo foi exilado e se tornou escravo. Einar decide montar um plano para sequestrar a noiva do rei, Morgana.


- A Vingança dos Vikings
(Erik, the Conqueror, It/Fr, 1961, 90 min)
Dir: Mario Bava    Com: Cameron Mitchell, Alice Kessler
786. Os Vikings estão prontos para invadir as ilhas britânicas. O King Harald é um raro viking que quer a paz. Tenta fazer um acordo com o rei inglês, que também está interessado. O problema é que nem todo mundo na Inglaterra consegue conter a vontade de brigar.

- Os Legendários Vikings
(The Long Ships, Ing/Iug, 1963, 126 min)
Dir: Jack Cardiff      Com: Richard Widmark, Sidney Poitier
As aventuras são úteis para delinear a extensão da penetração dos Vikings. Foram muito além da Escandinávia. Vemos nas cenas que chegaram até a África, penetraram no oriente europeu, na atual Rússia, e chegaram até mesmo à América do Norte.

- Os Tártaros
(I Tartari, It/Iug, 1961, 83 min)
Dir: Richard Thorpe     Com: Victor Mature, Orson Welles
Século IX. Burundai é o novo líder tártaro, na atual região da Rússia. Ele tomou o poder depois que seu irmão Togrul foi morto na batalha contra os eslavos. Vai encrencar com o clã vizinho dos Vikings. Acabam as duas tribos sequestrando as esposas dos chefes rivais.

- O 13º Guerreiro                  
(The 13th Warrior, EUA/Ing/Fr/Esp, 1992, 102 min)
Dir: Michael Crichton e John McTiernan    Com: Antonio Banderas
922. O embaixador árabe Ahmad Fahdalan foi expulso de sua terra natal. Em suas andanças, se junta a Vikings, a caminho do norte da Europa. Os Vikings temem uma profecia: uma força do mal que deverá ser enfrentada por um grupo de treze guerreiros.

- Desbravadores
(Pathfinder, EUA/Can, 2007, 107 min)
Dir: Marcus Nispel   Com: Karl Urban, Moon Bloodgood
1000. Criança viking se torna a única sobrevivente de um naufrágio, depois que seu clã, em busca de escravos, ataca uma aldeia de nativos americanos na costa. Adotado pelos Wampanoag, o garoto vira guerreiro hábil. Apesar de longe, os vikings voltarão à América.

- O Guerreiro Silencioso
(Valhalla Rising, Din, 2009, 92 Min)
Dir: Nicolas Winding Refn   Com Mads Mikkelsen, Jamie Sives
1000. Por anos, um guerreiro mudo de força incrível foi mantido prisioneiro. Na sua fuga, em navio Viking, ele é engolido por um interminável nevoeiro que o leva a uma terra desconhecida. Neste novo mundo, os Vikings confrontam um destino terrível e sangrento. 

- Eric, o Viking
(Eric the Viking, EUA, 1989, 103 min)
Dir: Terry Jones      Com: Tim Robbins, Mickey Rooney, John Cleese
Comédia. Eric é um viking que pensa que há mais no mundo do que simplesmente matar e pilhar. Aos poucos, consegue agrupar um estranho grupo de seguidores para sua missão, acabar com o sangrento Ragnarok.  Sátira aos costumes bárbaros.

- Valente
(Brave, EUA, 2012, 100 min)
Dir: Mark Andrews, Brenda Chapman
Escócia, séc. IX. Animação. Uma princesa desafia os costumes de seu povo ao querer decidir seu próprio caminho no mundo. Seu maior trunfo é a capacidade de usar o arco e flecha. Ela vai precisar muito de seu dom, com perigos e forças malignas da Idade Média.

- Afredo, o Grande
(Alfred the Great, Ing, 1969, 120 min)
Dir: Clive Donner   Com: David Hemmings, Michael York
Inglaterra, 849. Alfredo queria ser padre mas acaba guerreiro. A Inglaterra começa a ser invadida por bárbaros dinamarqueses. Alfredo decide pegar em armas para dar uma lição nos invasores. Apoiado por cristãos, ele terá sangrentas batalhas até a vitória.

- The Last Kingdom
(The Last Kingdom, Ing, 2015, 480 min)
.Com: Alexander Dreymon, Simon Kunz, Ian Hart
872. A Inglaterra dos saxões, dividida em reinos, é atacada por dinamarqueses. O único reino a resistir é Wessex. O Rei Alfredo desafia os invasores. Uhtred é saxão e acaba capturado pelos dinamarqueses, sendo criado como um dos nórdicos.

- Jutland – O Reinado de Ódio
(Royal Deceit, EUA, 1994,  min)
Dir: Gabriel Axel     Com: Gabriel Byrne, Helen Mirren, Christian Bale
Versão de Hamlet em que a história muda no meio do caminho. No século XI, o príncipe dinamarquês quer vingar a morte do pai, assassinado pelo tio. Um elaborado plano de vingança ocorrerá, incluindo uma viagem à Inglaterra.

- O Senhor da Guerra
(The War Lord, EUA, 1965, 123 min)
Dir: Franklin J. Schaffner   Com: Charlton Heston, Richard Boone
Inglaterra, 1066. Chrisagon é um cavaleiro normando no comando de uma pequena vila. Derrota os frísios no campo de batalha. Evoca então o direito de dormir com a noiva de outro homem na noite de núpcias. É o droit du seigneur, que não se sabe se realmente existiu.

- Frederick Barbarossa - A Companhia Da Morte
(Barbarossa, Ita, 2009, 139 min)
Dir: Renzo Martinelli   Com: Rutger Hauer, F. Murray Abraham
Itália, 1100. Território do Sacro Império Romano Germânico no norte, e seu imperador Frederico I. Seu sonho é ter também centro e sul para reviver o império de Carlos Magno. Mas no Norte, um jovem de Milão formou um miniexército para derrotá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...