terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

EUA séc XIX - "Custe(r) o que Custar"

Na história mais "recente" (comparando com pirâmides e inquisições) esse é o século em que um país deu o maior "pulo do gato". Os EUA deixaram de ser uma colônia provinciana e secundária nos 1700s e cem anos depois, se fosse Formula 1, estavam prontos pra passar todo mundo e assumir a liderança - o que logo fizeram.

Mas não foi uma tarefa fácil pra ninguém. A diferença, e o que tornou isso possível, é que lá nenhum partido ou político (nem mesmo Lincoln) seria capaz de gerar tal movimento. Só o espírito coletivo, conjunto de uma sociedade consegue isso. Mesmo que essa sociedade tenha estado em guerra civil traumática por boa parte do tempo. 

O trabalho sujo que a sociedade americana resolveu teve duas partes. Uma, o fim da escravidão que tinha ido pra baixo do tapete no passado. Um milhão de mortos, país de pernas pro ar, presidente assassinado...Um super preço. mas no final tudo limpo pra um modelo econômico em que o país pensaria de forma coletiva. "Deu um puta trabalho mas saiu"

Dois: Expansão territorial. Os caras disseram "Destino Manifesto", botaram todo mundo em carroças e ocuparam sem ter nenhum conforto ou tecnologia cada palma de terra cheyenne, comanche, dakota e tudo mais. Morreram milhares, mataram milhões. Mais um super preço e um super exemplo de obstinação e sucesso.  "Deu um puta trabalho mas saiu"

Esse trabalho duplo de eficiência (goste você ou não) está registrado no cinema mais do que qualquer outro. São 300 westerns que poderia eu listar aqui. Mesmo pra guerra de secessão. O critério foi de relevância, qualidade e proximidade dos aspectos históricos. 



               A Conquista do Oeste

- O Álamo                                              
(The Alamo, EUA, 1960, 158 min)
Dir: John Wayne    Com: John Wayne, Richard Windmark
1836. O Texas está sob domínio mexicano, apesar de povoado por muitos colonos americanos. O Gen. Santa Anna garante supremacia mexicana. O Gen. Houston tenta organizar um exército paralelo em um antigo forte, o “Álamo", mas a situação não parece boa.

- A Conquista do Oeste
(How the West Was Won, EUA, 1962, 162 min)
.Com: James Stewart, John Wayne, Debbie Reynolds, Henry Fonda
Os 50 anos da expansão para o oeste nos EUA são vistos pelas experiências das famílias Prescott e Rawlings. Ajudarão a construir as estradas de ferro, a consolidar a justiça em um território sem lei.  Um excelente retrato da doutrina americana do Destino Manifesto.


- Califórnia
(California, EUA, 1946, 97 min)
Dir: John Farrow     Com: Ray Milland, Barbara Stanwyck
1848. O até então abandonado território da Califórnia passa a atrair a atenção de milhares com a descoberta do ouro. Migração em massa. Lily Bishop entra em uma dessas caravanas. As notícias da corrida do ouro vão chegando, e a caravana vai perdendo a coesão.


- A Estrada de Santa Fé
(Santa Fe Trail, EUA, 1940, 110 min)
Dir: Michael Curtiz Com: Errol Flynn, Olivia De Havilland
Kansas, 1854. Uma das rivalidades na academia de West Point é a de Jeb Stewart e Gen Custer, que brigam pelo amor de 'Kit' Halliday.  Mas é uma disputa cavalheiresca. Depois da formatura, os dois estarão juntos para evitar atos terroristas do fanático John Brown.

- A Grande Conquista
(Western Union, EUA, 1941, 139 min)
Dir: Fritz Lang       Com: Robert Young, Randolph Scott
No dia 4 de Julho de 1861, uma mensagem do presidente Lincoln faz com que se levantem os postes da Western Union, de telégrafo.  A região é frequentada ainda por índios e ladrões de gado, que garantem a ação. Passo importante na expansão para o oeste.


- Aliança de Aço
(Union Pacific, EUA, 1939, 110 min)
Dir: Cecil B. DeMille    Com: Joel McCrea, Barbara Stanwyck
1869. Épico sobre a construção da estrada de ferro continental.  Uma das últimas leis assinadas pelo presidente Lincoln foi a autorização desta estrada colossal que ia Califórnia adentro. Mas muita gente tentará lucrar tentando obstruir a construção.

- Caravana de Mulheres       
(Westward the Women, EUA, 1951, 118 min)
Dir: William Wellman   Com: Robert Taylor, Denise Darcel
EUA, desde 1851. Desde o início da expansão para oeste, os homens americanos precisavam de esposas. Roy Whitman decide fazer fortuna levando um grupo delas para a Califórnia, já com casamento acertado. Os mais diferentes motivos as levam para o árduo desafio.



- Rio Vermelho
(Red River, EUA, 1948,  min)
Dir: Howard Hawks   Com: John Wayne, Montgomery Clift
Um dos principais obstáculos, e depois um dos maiores fazedores de fortuna do oeste, foi o transporte de gado. Aqui vemos como um magnata do negócio transporta milhares de cabeças entre Texas e Missouri. Seus modos tirânicos o afastam de sua equipe.

- Rastros de Ódio
(The Searchers, EUA, 1956, min)
Dir: John Ford   Com: John Wayne, Jeffrey Hunter, Natalie Wood
1868. Uma família mora na fronteira da civilização, sempre ameaçada por índios. Em um desses ataques, além dos mortos, uma garotinha é sequestrada. Os sobreviventes ausentes durante o ataque indígena tentarão resgatá-la pelo deserto do Arizona.

- Dança Com Lobos               
(Dances With Wolves, EUA, 1990, 183 min)
Dir: Kevin Costner  Com: Kevin Costner, Graham Greene
1870. O Ten. Dunbar vai conhecer a “fronteira”, o território que ainda é ocupado pelos índios, no caso os Sioux-Lakota. Processo de aproximação entre homem branco e tribo. Dunbar encontra uma cultura tranquilizante para seu espírito, e até o amor.

- O Intrépido General Custer
(They Died With Their Boots On, EUA,  min)
Dir: Raoul Walsh    Com: Errol Flynn, Olivia de Havilland
1857 a 1876. Exagerado retrato da vida do General Custer, certamente o militar americano mais duro e intransigente com os índios. Ele é indisciplinado na Academia e se forma mais cedo graças à Guerra Civil. Batalha de Little Big Horn ao final.


- Pequeno Grande Homem                 
(Little Big Man EUA, 1970, 150 min)
Dir: Arthur Penn     Com: Dustin Hoffman, Faye Dunnaway
1876. Retrato ficcional da Batalha de Little Big Horn, maior conflito entre índios e colonos. Um índio de 121 anos faz seu flashback parcial. Os nativos venceram o episódio depois de antológica luta frente ao temido exército americano.

- Enterre Meu Coração na Beira do Rio
(Bury my Heart at Wounded Knee, EUA, 2007, 133 min)
Dir: Yves Simoneau  Com: Adam Beach, Aidan Quinn
1876. Depois da vitória dos índios sobre o Gen. Custer, o governo americano adota a política de segregá-los dentro de reservas. A história de três homens: o líder Touro Sentado, um médico Sioux e o Sem. Dawes, que ajudou a fazer a política do governo no assunto
.
- Wyatt Earp                          
(Wyatt Earp, EUA, 1994, 189 min)
Dir: Ridley Scott         Com: Kevin Costner, Dennis Quaid
Tombstone, 1879. Uma das recriações da história mais famosa do oeste, Wyatt e Doc Holiday contra bandidos da época, num tiroteio no OK Corral. Um dos não muitos casos em que o xerife venceu a disputa. Há vários outros filmes sobre o mesmo episódio.

- No Tempo das Diligências
(Stagecoach, EUA, 1939, 96 min)
Dir: John Ford         Com: Claire Trevor, John Wayne
1880. Uma diligência cheia de gente interessante – incluindo John Wayne – é atacada por índios liderados pelo temido Gerônimo. Diligências eram o transporte mais utilizado para grandes distâncias onde o trem não havia chegado. Transporte caro, ágil e eficiente.

- O Assassinato de Jesse James           
(The Assassination of Jesse James By..., EUA, 2007, 160 min)
Dir: Andrew Dominik   Com Brad Pitt, Casey Affleck, Sam Shepard
1882. Os índios iam sendo substituídos pelos fora-da-lei branco como principal problema da expansão. O incansável Jesse James passou anos eludindo as autoridades, renovando seu bando, e só caiu graças a um tiro nas costas de um colega de bando.

- Gerônimo                            
(Geronimo, an American Legend, EUA, 1993, 115 min)
Dir: Walter Hill       Com: Jason Patric, Wes Studi
Um dos últimos a se entregar, Gerônimo se tornou o maior herói do oeste, na perspectiva dos índios. O filme tenta explicar como só 34 homens de Gerônimo deram conta de 5 mil da cavalaria americana, em 1885-86, quando ele se rendeu no Canyon dos Esqueletos.

- Crepúsculo de uma Raça                  
(Cheyenne Autumn, EUA, 1964, 165 min)
Dir: John Ford         Com: Richard Windmark, Carroll Baker
1887. Depois de anos de promessas, os Cheyenne não têm mais paciência. Decidem voltar para de onde vieram, sem autorização do governo. A cavalaria entra em ação para interrompê-los. Só vemos mulheres e crianças. Os homens morreram na luta pela terra.

- Um Sonho Distante            
(Far and Away, EUA, 1992, 140 min)
Dir: Ron Howard    Com: Tom Cruise, Nicole Kidman
O filme mostra o imigrante americano, vindo da Irlanda. Joseph e Shannon brigarão no Oklahoma por um pedaço de terra. Os hectares eram distribuídos nas chamadas “corridas pela terra”. Em 1893, 100 mil imigrantes foram tentar seu pedaço.

- San Francisco
(San Francisco, EUA, 1936, 115 min)
Dir: W.S. Van Dyke     Com Jeanette MacDonald, Clark Gable
1906. A corrida do ouro e a expansão para o oeste formaram um novo tipo de sociedade americana. Uma prostituta com a cara do Velho oeste, e um empresário com estilo da Nova América se encontram às vésperas de uma das maiores tragédias americanas.


               Guerra de Secessão
 

  - ...E o Vento Levou                              
(...Gone With the Wind, EUA, 1939)
Dir: Victor Fleming Com: Vivien Leigh, Clark Gable, Leslie Howard
1860. Scarlett O'Hara é uma jovem mimada típica da elite sulista, às vésperas da Guerra Civil. Rhett Butler lutará pelo sul com bravura. Vemos o ângulo da arrogância e opulência dos sulistas. No fim, as tropas do Norte tomam Atlanta por completo e queimam a cidade.

                           
- O Nascimento de uma Nação
(The Birth of a Nation, EUA, 1915, 164 min, mudo)
Dir: D.W.Griffith     Com: Lilian Gish, Mae Marsh  
Duas famílias, uma do norte abolicionista e outra do sul escravista se visitam com frequência. Mas os filhos dos Stoneman e Cameron irão para o front, mudando a situação. O papel da KKK na segunda metade do filme, “limpando o sul”, foi polêmico e muito criticado (ainda é).              

- Cold Mountain
(Cold Mountain, EUA, 2003, 152 min)
Dir: Anthony Minghella         Com: Jude Law, Nicole Kidman
1860-64. O começo da guerra é saudado em profusão pelos homens do sul. Ada é a filha de um pacífico pastor que prefere ver a guerra à distância, mas se apaixona pelo jovem Inman, que está prestes a lutar. Inman é ferido, e tenta voltar para Cold Mountain.

- Tempo de Glória                 
(Glory, EUA, 1989, 122 min)
Dir: Ed Zwick Com Michael J.Fox, Morg Freeman, Denzel Washington
O 54º Regimento de Infantaria formado em Massachussets fez história. Foi a primeira unidade de combate do norte do país a ser formado integralmente por negros. A maioria do pelotão era de ex-escravos analfabetos, mas não faltava vontade de lutar.

- A Glória de um Covarde                     
(Red Badge of Courage, EUA, 1951, 69 min)
Dir: John Huston    Com: Andy Devine, Robert Easton
1862. Henry Fleming, soldado da guerra civil, enfrenta os horrores do front. Vive um conflito entre a vontade que tem de lutar e a dúvida sobre sua coragem. Acaba fugindo, mas sente vergonha. Precisa se redimir, e terá a oportunidade.

- Marcha de Heróis               
(The Horse Soldiers,  EUA, 1959, 120 min)           
Dir: John Ford   Com: John Wayne, William Holden
1863. A guerra está em momento decisivo. Uma cavalaria do norte é enviada para trás das linhas inimigas para tentar cortar as linhas de suprimento do sul. O Cel. Grirson tem uma missão e tanto, considerando o pequeno tamanho de seu contingente.

- Gettysburg                          
(Gettysburg, EUA, 1993, 261 min)
Dir: Ronald Maxwell    Com: Tom Berenger, Jeff Daniels
1863. História de uma só batalha, Gettysburg, que decidiu a guerra. Filme mostra cada intrincado detalhe estratégico e operacional da batalha, durante 3 dias. Vemos as dificuldades do Cel. Chamberlain, do norte, para defender o território que está ocupando.

- Deuses e Generais                             
(Gods and Generals, EUA, 2003, 231 min)
Dir: Ronald Maxwell    Com: Robert Duvall, Jeff Daniels
Os líderes: Joshua Chamberlain, "Stonewall" Jackson e Robert Lee. Suas respectivas batalhas de destaque: Manassas, Fredericksburg e Chancellorsville. Chamberlain era professor e virou estrategista do Norte. Jackson põe fé em serviço dos estados confederados.

- Prisioneiro do Inferno
(Andersonville, EUA, 1996, 167 min)
Dir: John Frankenheimer   Com: Jarrod Emick, Frederic Forrest
História do mais famoso campo de prisioneiros solista durante a guerra civil. Ficava na Geórgia e chegou a ter 33 mil prisioneiros, quando a capacidade era de 8 mil. As imagens do filme ilustram bem essa desproporção.

- Cavalgada Com o Diabo
(Ride With the Devil, EUA, 1999, 138 min)
Dir: Ang Lee   Com: Tobey Maguire, Jewel, Skeet Ulrich
Em 1861, a fronteira do Missouri com o Kansas era terra de ninguém. Nem norte nem sul, simplesmente “oeste”, à margem do que ocorria. Rebeldes formaram uma unidade em 1862 e entraram na briga, aderindo ao sul.

- A General
(The General, EUA, 1927, 72 min)
Dir: Buster Keaton, Clyde Bruckman     Com: Buster Keaton
Johnny Gray é um engenheiro de ferrovia que ama sua garota e sua locomotiva. Quando a guerra começa, ele se alista, mas é recusado.  Quando suas duas paixões são sequestradas, ele terá uma boa oportunidade para provar que deveria estar lutando.


- Lincoln
(Lincoln, EUA, 2012, 154 min)
Dir: Steven Spielberg    Com Daniel Day-Lewis, Sally Field
1865. O presidente Lincoln já sabe que ganhará a guerra civil, mas sua grande preocupação é fazer passar no Congresso a emenda constitucional que abole a escravidão. O jogo político é pesado, e o presidente terá que gastar seus trunfos por essa vitória.

- O Assassinato do Presidente
(The Day Lincoln Was Shot, EUA, 1998, 95 min)
Dir: John Gray        Com: Rob Morrow, Lance Henriksen
Washington, 1865. As últimas 24 horas do presidente Abraham Lincoln. O ator John Wilkes Booth sentia a vingança do sul que viu seu sonho de uma nova Confederação frustrado pela vitória das tropas federais leais a Lincoln na guerra civil.

- Conspiração Americana
(The Conspirator, EUA, 2011, 130 min)
Dir: Robert Redford    Com James McAvoy, Robin Wright
1865. O assassinato do presidente Lincoln após o fim da guerra chocou a nação. Culpados terão que ser encontrados e punidos. Mary Surratt é a única mulher acusada na conspiração, e o país inteiro parece estar contra ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...