sábado, 10 de fevereiro de 2018

Navegar é preciso. Saquear...super necessário

Formalmente, a convenção é ter a queda de Constantinopla, conquistada pelos turcos, como o início "oficial" da Idade Moderna (não houve cerimônia nem queima de fogos).

O que importa mesmo é que a modernidade trouxe o espírito de aventura, a tecnologia necessária e uma gana de talento por novos comércios - preferencialmente com lucros escandalosos para os europeus. Nenhum outro lugar atenderia tão bem esses critérios quanto a América, onde os nativos não tiveram nenhuma chance, e foram pilhados de norte a sul.

Não se deve esquecer que pilhados também eram os conquistadores sem fundo. A pirataria que começou a ser praticada no Atlântico abriu o debate: ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão?




- A Conquista de Constantinopla
(Fetih 1453, Tur, 2012, 180 min)
Dir: Faruk Aksoi   Com: Devrim Evin, Ibrahim Celikkol
Constantinopla, 1453. A capital do Império Bizantino está cercada pelos turcos otomanos. Os turcos já davam as cartas há anos. Agora, o imperador Mehmet II não parece mais disposto a tolerar a cidade em seu lugar. A invasão é questão de pouco tempo.

- Drácula de Bram Stoker  
(Bram Stocker's Dracula, EUA, 1992, 130 min)
Dir: Francis Ford Coppola       Com: Gary Oldman, Winona Ryder
Romênia, 1456. Invasão dos turcos sobre a Europa, guerra da qual o príncipe romeno Vlad retorna triunfante até saber da morte de sua amante. Alcance a imortalidade em uma barganha duvidosa. Séculos depois, vai à Inglaterra recuperar sua grande paixão.

*********

- 1492 - A Conquista do Paraíso
(1492: Conquest of Paradise, EUA/Ing/Fr/Esp, 1992, 155 min)
Dir: Ridley Scott     Com: Gerard Depardieu, Sigourney Weaver
Colombo tem dificuldade de convencer a coroa espanhola a financiar suas navegações. O objetivo real é chegar às Índias por uma rota diferente. Quando a rainha Isabel finalmente cede, Colombo embarca com suas 3 caravelas e "descobre a América".

- Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento        
(Christopher Columbus: The Discovery, EUA/Ing, 1992, 120min)
Dir: John Glen   Com: George Corraface, Tom Selleck, Marlon Brando
Colombo é dispensado por Portugal antes de ser contratado pelos reis espanhóis Ferdinando e Isabel. A história mostra a rejeição da Igreja, do inquisitor Torquemada. A viagem que vemos na tela foi a primeira de Colombo, e durou sete meses.

- Até a Chuva
(También la Lluvia, Mex/Esp/Fr, 2010, 103 min)
Dir: Icíar Bollaín    Com: Gael Garcia Bernal
Diretor de cinema filma obra sobre Colombo na Bolívia atual. As coisas vão bem até que um conflito sobre a água evidencia que o tratamento dado aos índios 500 anos antes não mudou tanto assim nos dias de hoje. Interessante pela recriação do filme no filme.

- O Descobrimento do Brasil
(O Descobrimento do Brasil, Br, 1937, 82 min)
Dir: Humberto Mauro     Com: Alvaro Costa, Manoel Rocha
Brasil, 1500. Posicionamento mais português do que brasileiro do “descobrimento”. Temos a reconstituição da viagem de Cabral, a partida do Tejo e a primeira missa no Brasil. O roteiro capricha na adaptação fiel da carta de Pero Vaz de Caminha ao rei português.

- Caramuru, a Invenção do Brasil
(Caramuru, a Invenção do Brasil, Bra, 2001)
Dir: Guel Arraes     Com Diogo Vilela, Debora Bloch
Portugal, 1500. O jovem Diogo, pintor contratado para ilustrar um mapa, é enganado pela sedutora Isabelle e acaba sendo deportado na caravela de Vasco de Athayde. Após um naufrágio, chega ao litoral brasileiro, onde conhece as irmãs índias Paraguaçu e Moema.

- Guardião Real
(The King Maker, Tai, 2005,  min)
Dir: Sean Casey    Com: Gary Stretch, John Rhys-Davies
Portugal, 1547. Fernando de Gama, é um soldado que vai ao Oriente em busca de comércio, fortuna e do homem que matou sua família. Uma tempestade quase acaba com seus planos e ele é levado até a Tailândia, onde é vendido como escravo por árabes.

- Apocalypto
 (Apocalypto, EUA, 2006,  min)
Dir: Mel Gibson      Com: Rudy Youngblod, Dalia Hernedez
América Central, séc. XVI. O reino maia está decadente, mas seus governantes continuam apostando em construir mais templos e sacrifícios humanos. Jaguar Paw é um fugitivo de um ataque de guerreiros a uma vila pacífica. Terá trabalho para escapar da morte.

- Capitão de Castela                             
(Captain from Castile, EUA, 1947, 140 min)
Dir: Henry King       Com: Tyrone Power, Jean Peters, César Romero
Espanha-México, 1518. Pedro de Vargas é um aristocrata que perturba a Inquisição e tem que fugir para as novas colônias. Encontra lugar na expedição de Hernán Cortez, que passa por Cuba e depois o México. De Vargas flerta com a humilde Catana.

- A Outra Conquista
(La Outra Conquista, Mex, 1998, 105 min)
Dir: Salvador Carrasco    Com: Elpidia Carrillo, Iñaki Aierra
México, 1520. O império asteca já foi dominado pelos espanhóis de Cortez, como mostra o massacre ao templo te Technotitlán. O único sobrevivente é um jovem índio, filho bastardo do imperador Montezuma. Terá muita coisa nova com que se acostumar.

- O Real Caçador do Sol
(The Royal Hunt of the Sun, EUA, 1969, 118 min)
Dir: Irving Lerner    Com: Christopher Plummer, Robert Shaw
Peru, 1532. O conquistador espanhol Pizarro, obcecado pelas promessas de ouro, faz uma terceira viagem aos Andes peruanos. Encontra a civilização inca do Rei Ataualpa, que é preso.  Pizarro e Ataualpa se estudam, e admiração mútua começa a surgir.

- Aguirre, a Cólera dos Deuses                            
(Aguirre, Der Zorn Gottes, Ale, 1972, 95 min)
Dir: Werner Herzog   Com: Klaus Kinski, Ruy Guerra
Amazônia, 1560. História da expedição do espanhol Francisco Pizarro pela Amazônia, em busca do tão falado “eldorado”. O filme Lope de Aguirre, aventureiro ambicioso, persuade soldados a abandonarem Pizarro, rumo às riquezas nas águas do Amazonas.


- Os Reis do Sol                     
(Kings of the Sun, EUA, 1963, 108 min)
Dir: J. Lee Thompson     Com: Yul Brynner, George Chakiris
México, séc. XVI. Balam é o filho do atual regente do povo maia. Quando seu pai é assassinado em combate com “o homem branco”, decide levar seu povo a uma região mais litorânea. O problema é que o novo lar no Texas escolhido pelos maias já tem dono.

- O Gavião do Mar
(The Sea Hawk, EUA, 1940, 127 min)
Dir: Michael Curtis Com: Errol Flynn, Claude Rains
1588. O Cap.Thorpe comanda o navio pirata "Gavião do Mar". Vive dos saques a navios espanhóis que vão ao novo mundo. Sequestra Dona Maria, uma espanhola sobrinha do embaixador de seu país. Depois de conhecê-la melhor, resolve deixar a pilhagem de lado.

- Pirata dos Sete Mares
(The Spanish Main, EUA, 1945,
Dir: Frank Borzage    Com: Paul Henreid               , Maureen O'Hara
s espanhóis que trafegavam pelo Atlântico sofriam com os próprios colegas de Europa. Aqui, o pirata sequestra o galeão com uma Condessa, que iria à Cartagena. A moça se apaixona pelo fora-da-lei dos mares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...