sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Um mundo feudal. De castigo pro quarto escuro!

Cidades e reinos fechados e isolados, poder político instável e fragmentado. O mundo feudal não privilegiou exatamente as nações. É preciso ser criativo para achar filmes que mostrem aspectos importantes da Idade Média, ainda que a maioria não seja um caso cristalino de feudalismo clássico. Idade das trevas? Você decide. Depois de assistir à obra abaixo em que um advogado defende um porco acusado de assassinato.

- O Físico
(The Physician, Ale, 150 min, 2013)
Dir: Philipp Stölzl   Com Tom Payne, Ben Kingsley
No século XI, ainda das Trevas, um jovem se tornará o primeiro médico-cirurgião do Ocidente. Terá para isso que viajar até a Pérsia, onde as práticas são mais avançadas, mas a sociedade não possui os mesmos valores cristãos com que sempre conviveu. 

- A Volta do Guerreiro
(Frère du Guerrier, Fr, 2002,   min)
Dir: Pierre Jolivet   Com: Vincent Lindon, Guillaume Canet
França, séc. XIII. Filho de curandeira atende ao pedido no leito de morte da mãe para se tornar herbalista. Mas, após ser atacado por bandidos, fica amnésico. Para ajudar a família, sua esposa sai em busca de seu irmão soldado, para encontrar um livro sobre as ervas.

- A Fonte da Donzela                            
(Jungfrukällan, Sue, 1960, 89 min)
Dir: Ingmar Bergman     Com: May Von Sydow, Birgitta Valberg
Suécia, século XIV. O católico Tören vive com a filha Karin, que leva uma oferenda de velas a uma igreja distante. No caminho, homens a estupram e matam. Os assassinos acabam se hospedando na casa de Tören que esquece o perdão cristão e os massacra.

- O Sétimo Selo                     
(Det Sjunde Inseglet, Sue, 1957, 96 min)
Dir: Ingmar Bergman     Com: May Von Sydow, Gunnar Björnstrand
Após dez anos de combate nas Cruzadas, o cavaleiro Block retorna a seu país, e encontra a Suécia transformada em uma terra do caos pela peste negra. Sua fé em Deus é abalada. Enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte o desafia para um jogo de xadrez.


- Entre a Luz e as Trevas
(The Hour of the Pig, Fr/Ing, 1993, 102 min)
Dir: Leslie Megahey     Com: Colin Firth, Ian Holm
França, 1452. O advogado Richard Courtois é o defensor público de uma vila medieval. Seu primeiro cliente será um porco, que teria assassinado um judeu. Tudo porque o atraso moral da região faz com que o estranho costume de processar animais seja uma rotina.

- O Retorno de Martin Guerre             
(Le Retour de Martin Guerre, Fr, 1982, 122 min)
Dir: Daniel Vigne    Com: Gerard Depardieu, Nathalie Baye
França, 1542. No país rural, semifeudal, o Martin e Bertrande se casam. Após 9 anos nos campos de batalha, Martin finalmente retorna para o lar. Recebe uma calorosa saudação dos moradores. Mas...será que é ele mesmo? Ótima recriação do feudalismo.

- Para Sempre Cinderela
(Ever After, EUA, 1999, 121 min)
Dir: Andy Tennant    Com Drew Barrymore, Anjelica Huston
França, séc. XVI. No fundo, nada mais que a história de Cinderela. Mas com algumas conexões históricas, como a recriação de um ambiente feudal – o fim dessa era - e a corte francesa. Tanto o rei Francisco quanto o príncipe Henrique governaram a França.

- Arn - O Cavaleiro Templário              
(Arn Tempel Riddaren, 2008)
Dir: Peter Flinth    Com: Joakim Nâtterqvist, Sofia Helin
Suécia, séc. XII. Arn é filho de um nobre importante. Completa sua educação num monastério, e é enviado para a Terra Sagrada como cavaleiro templário, uma penitência relativa a um amor proibido. 

- Macbeth              
(Macbeth, Ing, 1971, 140 min)
Dir: Roman Polanski    Com: Jon Finch, Francesca Annis, Martin Shaw
Escócia, 1050. História de um nobre, o personagem-título, que começa a desejar o trono do irmão e conspirar para tomar seu lugar, principalmente quando a esposa, Lady Macbeth, começa a incentivá-lo com visões de poder. Baseada num personagem real.

- Hamlet                                                
 (Hamlet, Inglaterra, 1948, 155 min)
Dir: Laurence Olivier     Com: Olivier, Basil Sydney, Jean Simmons
Dinamarca, 1180. Obra famosa de Shakespeare com a corrupção que o poder gera na corte da Dinamarca. Hamlet é o filho do rei morto, numa conspiração liderada pelo tio e com anuência de sua própria mãe. Os planos de vingança incluem disfarçar a loucura.

- Os Pilares da Terra
(The Pillars of the Earth, Ale/Can, 2010, 500 min)
.Com: Ian McShane, Matthew Macfadyen, Eddie Redmayne
Inglaterra, séc. XII. É o chamado período da “Anarquia”, uma espécie de guerra civil na ausência da costumeira lei e ordem do local. Acompanhamos a construção de uma catedral. A princípio, o rei abraça o projeto.


- O Gavião e a Flecha
(The Flame and the Arrow, EUA, 1950, 88 min)
Dir: Jacques Tourneur    Com: Burt Lancaster, Virginia Mayo
Lombardia, 1160. Região nas mãos de ferro do alemão Conde Ulrich. Nas montanhas, as guerrilhas ainda resistem a cair na tirania do chamado “Gavião”.  Ulrich roubou inclusive a jovem esposa do arqueiro Dardo, que acabará como um dos líderes da Resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...