quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Capital + Máquina X Homem

Achar filmes sobre temas tão abstratos é opressão! O fato é que o mundo mudou no meio do século XIX, e as mudanças foram se sucedendo. Os países que estavam prontos e ajustados se deram melhor, como a Inglaterra e, sorrateiramente, os EUA. Foi bom? Foi ruim? Foi a estruturação do capitalismo.

Todos os filmes que exemplifiquem faces do sistema capitalista ou movimentos trabalhistas de oposição ao mesmo estão concentrados aqui. Mesmo que os enredos se passem bem depois da formação desses elementos, no século XIX. O Socialismo no poder tem um capítulo próprio, com a Revolução Russa.


      Ideologia

- O Jovem Karl Marx             
(Le Jeune Karl Marx, Ale/Fr/Bel, 2017, 118 min)
Dir: Raoul Peck      Com August Diehl, Stefan Konarske
Alemanha, 1844. O jovem jornalista e filósofo encontra muita resistência e censura. Escolhe se exilar em Paris com a esposa, onde vai encontrar seu parceiro de publicações, Engels. Junto com esse filho de industrial, Marx tentará mudar o mundo.

- Rosa Luxemburgo
(Rosa Luxemburg, Ale/Che, 1986, 122 min)
Dir: Margarethe von Trotta   Com: Barbara Sukova
1890s, Alemanha. Trajetória política de Luxemburgo, sua atividade como oradora e ativista socialista e pacifista. A crítica ao governo do Kaiser alemão, até a sua morte em 1919, assassinada durante a Revolução Spartaquista. Era judia polonesa.

- Os Anarquistas
(Les Anarchistes, Fr, 2015, 101 min)
Dir: Elie Wajeman   Com Tahar Rahim, Adèle Exarchopoulos
França, 1899. O movimento anarquista cresce e requer atenção da polícia. Um sargento é encarregado de se infiltrar no grupo de Paris. Enquanto fornece relatórios aos superiores, começa a questionar a operação e simpatizar com membros do grupo.


- Sacco e Vanzetti
(Sacco e Vanzetti, Ita/Fr, 1971, 120 min)
Dir: Giuliano Montaldo    Com Gian Maria Volonte, Cyril Cusack
1920. O anarquismo, assim como o socialismo, ganha espaço. Nos EUA, doutrinas do tipo que contrariam o capitalismo são vistas como ameaça. Dois imigrantes italianos anarquistas são falsamente acusados de assassinato. Um julgamento ridículo os leva à morte.

                A presença da máquina...e da miséria           

- Oliver!                 
(Oliver!, Ing, 1968, 153 min)
Dir: Carol Reed       Com: Ron Moody, Shani Wallis
Londres, 1830. Musical. Oliver é um órfão. Seu negócio é fazer amizades e ganhar a vida próximo de outras crianças de rua, já que a miséria em Londres na época gerava várias. Um velho e milionário lhe dará chance de ver a vida do outro lado da pirâmide social.












- Como Era Verde o Meu Vale             
(How Green Was My Valley, EUA, 1941, 118 min)
Dir: John Ford         Com: Walter Pidgeon, Maureen O'Hara
Gales, 1890. Narra a vida da família Morgan em uma pequena cidade mineira encravada em um vale do País de Gales. Todos os cinco rapazes mais velhos trabalham nas minas de carvão da região, como é de costume. As opções de trabalho na região são mínimas.


- Daens - Um Grito de Justiça
 (Daens, Bel, 1992, 138 min)
Dir: Stijn Coninx      Com: Jan Decleir, Gérard Desarthe
Bélgica, 1892. Os esforços de um religioso para acabar com o trabalho infantil em uma pequena vila europeia. A cruzada do padre Daens começa logo depois que ele é transferido para uma das mais empobrecidas regiões na Bélgica.

- Terra Prometida 
(Ziemia Obiecana, Pol, 1975, 180 min)
Dir: Andrzej Wajda   Com: Daniel Olbrychski, Wojciech Pszoniak
Polônia, 1900. Lodz é uma próspera cidade de indústria têxtil. Os capitalistas estão sorrindo à toa, mas as condições de trabalho nas fábricas são muito ruins. Atraídos pela oportunidade, três jovens farão de tudo para terem sua própria fábrica.

- Pelle, o Conquistador
(Pelle Erobreren, Din, 1987, 96 min)
Dir: Bille August   Com Pelle Hvenegaard, Max von Sydow
Dinamarca, virada do século XX. Um barco cheio de imigrantes suecos chega ao país. Dois deles -pai e filho- decidiram tentar a sorte no país vizinho por causa da pobreza. Conseguem só emprego mal remunerado e péssimas acomodações em uma fazenda

- Tempos Modernos             
 (Modern Times, EUA, 1936, 87 min)
Dir: Charles Chaplin       Com: Charles Chaplin, Paulette Goddard
1930. Famosa fábula de Charles Chaplin sobre o conflito do homem contra a máquina. Carlitos sofre em fábrica repleta de geringonças como o “Comedor para Funcionários”, que diminui para 15 minutos a hora de almoço. Demitido, é confundido com líder sindical.

                 Sindicalismo e ação

- Vidas Marcadas                  
(Comrades, Ing, 1987, 180 min)
Dir: Bill Douglas      Com: Robin Soans, Robert Stephens
1830s. Na Inglaterra da Revolução Industrial, um grupo de lavradores compõe um dos primeiros sindicatos do mundo, e inauguram o movimento na luta por melhores salários. Claro que esses “Mártires de Tolpuddle” desagradam muita gente poderosa.


- Germinal
(Germinal, Fr/Bel/It, 1993, 158 min)
Dir: Claude Berri     Com: Gerard Depardieu, Miou-Miou
França, 1860s. Maheu trabalha nas minas de carvão. Mora com a esposa e a filha. A realidade é dura e é preciso lutar. Ele é estimulado pela chegada de um novo operário, com vivência em movimentos sindicalistas. A dupla cria uma caixa de resistência.

- Ver-te-ei no Inferno
(The Molly Maguires, EUA, 1970, 124 min)
Dir: Martin Ritt       Com: Sean Connery, Richard Harris,
1876. A vida não é fácil nas minas de carvão da Pensilvânia.  Um grupo secreto de mineiros irlandeses resolvem fazer algo a respeito das condições semiescravas de trabalho. Até então, os abusos dos empregadores só levaram a paralisações malsucedidas.

- Os Companheiros
(I Compagni, It/Fr/Yug, 1963, 126 min)
Dir: Mario Moniccelli   Com: Marcello Mastroianni, Renato Salvator
Itália, 1890. O professor Sinigaglia, refugiado político amante do socialismo, fica inconformado com as horríveis condições de trabalho no moinho fabril de Turim. Fica na cidade para organizar os trabalhadores, em busca de jornada de trabalho mais curta.

- A Greve
 (Stachka, URSS, 1924, 95 min)
Dir: Sergein Eisenstein           Com: Grigori Aleksandrov
Rússia, 1912. Região fabril, tempos opressivos do czar. Apreensão e expectativa, com uma greve planejada entre os trabalhadores da indústria. Sabe-se que a administração capitalista está trazendo agentes externos para controlar qualquer movimento.

- Matewan, a Luta Final                                       
(Matewan, EUA, 1987, 132 min)
Dir: John Sayles      Com: Chris Cooper, James Earl Jones
1920. Joe é um sindicalista que acaba de chegar a cidade de Matewan para ajudar os trabalhadores locais das minas de carvão que decretaram greve. Com sua experiência política, convence os negros e os imigrantes italianos a aderir ao movimento.


                 Capitalismo X Liberdade

- Ford
(Ford, The Man and the Machine, EUA, 1987, 192 min)
Dir: Allan Eastman   Com: Cliff Robertson, Hope Lange
1900. A determinação de Henry Ford, o mago revolucionário dos automóveis, em tentar fazer com que cada americano dirigisse um modelo T. Sua família – especialmente o filho – sofreu bastante com a dedicação profissional. Um clássico do capitalismo.

- Sangue Negro
(There Will Be Blood, 2007)  
Dir: Paul Thomas Anderson    Com Daniel Day-Lewis, Paul Dano
1902, boom do petróleo no sul da Califórnia. Daniel Plainview descobre o ouro negro e monta uma pequena empresa. Logo tenta comprar uma fazenda onde também há petróleo. A ambição fica cada vez maior, e 25 anos depois vemos Daniel em uma mansão.

- O Aviador
(The Aviator, EUA/Ale, 2004, 170 min)
Dir: Martin Scorsese   Com Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett
1920. Howard Hughes, só o nome já evoca dinheiro. Nesse caso, um exemplo da diversificação no capitalismo. Hughes é um aviador, produtor de cinema e magnata…mas começa a desenvolver um transtorno obsessivo.

- Cidadão Kane
(Citizen Kane, EUA, 1941, 119 min)
Dir: Orson Wells     Com: Orson Wells, Joseph Cotten
1895 a 1941. O magnata Charles Kane que morre em seu castelo exótico da Flórida. A última palavra que sai de sua boca é a misteriosa “rosebud”. Na busca por decifrá-la um repórter investiga a vida do milionário, baseado em William Randolph Hearst, magnata real.

- Assim Caminha a Humanidade 
(Giant, EUA, 1956, 201 min)
Dir: George Stevens   Com: Rock Hudson, James Dean
Retrata a metamorfose da sociedade americana e do sistema econômico por trás dela, nas primeiras décadas do século XX. O latifundiário texano Benedict volta de viagem com nova esposa.  Os dois mundos não poderiam ser mais diferentes em clima e cultura.

- Tucker, um Homem e seu Sonho      
(Tucker: The Man and His Dream, EUA, 1988, 110 min)
Dir: Francis Ford Coppola       Com: Jeff Bridges, Martin Landau

Preston Tucker não tinha dinheiro, mas seria impossível não o qualificar como inventor e empresário, dada sua criatividade e empreendedorismo. Em 1948 ele concebeu um carro de design revolucionário para a época, mas foi sabotado pelos gigantes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...