quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Nem gregos, nem troianos

O cinema sempre preferiu mostrar as contribuições de ficção dos gregos. Você não vai achar muito conteúdo sobre filosofia, democracia e outras coisas...pouco cinemáticas. Já personagens que nunca saíram das páginas como Helena, Aquiles, Hércules, Ulisses ou Perseu estão amplamente cobertos. É o que se tem pra hoje. Mesmo que não agrade a gregos e troianos.


                a) Grécia de Homero

- Helena de Tróia                  
(Helen of Troy, EUA/It/Fr, 1955, 118 min)
Dir: Robert Wise    Com: Cedric Hardwicke, Rossana Podesta
Tróia, 1200 a.C. Páris vai a Esparta tentar a paz entre Grécia e Tróia. Acaba se apaixonando por Helena, rainha de Esparta e esposa do rei Menelau. O rei está na verdade tramando a morte do príncipe troiano. Na fuga para Tróia, Páris leva Helena. Motivo para guerra.

- Tróia                    
(Troy, EUA, 2004, 163 min)
Dir: Wolfgang Petersen   Com: Brad Pitt, Eric Bana, Orlando Bloom
Aquiles é o guerreiro mais poderoso da Grécia. Ele sente ódio do rei por que luta, Agamenon, cínico e ganancioso. Menelau, irmão de Agamenon, é o rei de Esparta. Comemora com os príncipes Hector e Páris a paz finalmente negociada com de Tróia. Essa paz será breve.

- As Troianas
(The Trojan Women, Gre/EUA/Ing, 1971, 105 min)
Dir: Michael Cacoyannis   Com Katharine Hepburn, Vanessa Redgrave
A guerra de Troia acabou, e os troianos perderam para os gregos. As mulheres são o que sobrou das ruínas da cidade. Há um sorteio para determinar em que casa cada uma das troianas vai ser escrava. A honra é uma das poucas coisas que ainda lhes resta.

- A Lenda de Enéas
(La Guerra di Troia, It/Fr, 1962, 104 min)
Dir: Arnaldo Genoino     Com: Steve Reeves, John Drew Barrymore
No ano X da Guerra de Tróia, Enéas sugere que Helena seja devolvida aos gregos, ideia rechaçada. Enquanto isso, Ulisses dobra Páris nas negociações. O Rei de Ítaca desenvolveu engenhosa estratégia para que seus homens passem pelos portões de Tróia.

- Ulisses
 (Ulisse, It/EUA, 1954, 94 min)
Dir: Mario Camerini, Mário Bava    Com: Kirk Douglas, Anthony Quinn
Grécia da fase homérica, entre 1100 e 800 A.C.. Adaptação da histórica Odisseia, obra do grego Homero, em que o personagem Ulisses tenta voltar para casa - o reino de Ítaca- após o final da Guerra de Tróia, enfrentando a fome, ciclopes e a ira dos deuses. 


- Odisseia
(The Odyssey, EUA, 1997, 173 min)
Dir: Andrei Konchalovsky     Com: Armand Assante, Greta Scachi
Adaptação da Odisseia. Ulisses acredita ser o único responsável pela vitória em Troia, desmerecendo a ajuda dos deuses do Olimpo. Estes, furiosos com a ingratidão, decidem deixá-lo longe dos braços da esposa Penélope. Será complicada a viagem de volta. 

                b) Grécia arcaica e clássica

- A Batalha de Maratona
(La Battaglia Di Maratona, It/Fr, 1959, 90 min)
Dir: Jacques Tourneur   Com: Steve Reeves, Mylène Demongeot
Atenas, 490 a.C.. A Grécia era tudo que separava a poderosa Pérsia de penetrar na Europa. Os Persas estavam acampados na planície de Maratona, a 42 quilômetros de Atenas. O atento Fidípedes corre a distância para avisar os atenienses do iminente ataque.

- Os Trezentos de Esparta
(300 Spartans, EUA, 1962, 114 min)
Dir: Rudolph Mate Com: Richard Egan, Ralph Richardson
Esparta, 480 a.C.. Na Batalha de Thermópilas, 300 soldados espartanos lutaram pela Grécia contra um dos maiores exércitos da antiguidade, os persas de Xerxes. A resistência parece inútil, mas os guerreiros desafiam a lógica com muita bravura.

- 300
(300, EUA, 2007, 117 min)
Dir: Zach Snyder     Com: Gerard Butler, Rodrigo Santoro
O Rei Leonidas tem a difícil missão de comandar um exército de 300 contra os milhares de persas. Os comandados por Xerxes já ocuparam as cidades-estados helênicas e agora ameaçam Atenas e Esparta. Será um combate épico.

- 300: A Ascensão do Império
(300: Rise of na Empire, EUA, 2014, 102 min)
Dir: Noam Murro   Com Sullivan Stapleton, Eva Green
Depois de derrotar os espartanos de Leonidas, o exército persa de Xerxes marcha para as cidades-estados gregas. Começa pelo berço da democracia, Atenas, onde o general Temístocles tenta conter esse avanço. Uma aliança contra a rival Esparta pode ser a melhor saída.

- Sócrates
(Socrate, Ita, 1971, 120 min)
Dir: Roberto Rossellini           Com: Jean Sylvère, Anne Caprile
O filme foca na parte final da vida do filósofo Sócrates, já perto de seu famoso julgamento e morte. Vários discursos históricos são declamados, até mesmo quando Sócrates vai ao mercado. Destaque para trechos de A República, de Platão.
 

- Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo
(Prince of Persia: Sands of Time, EUA,2010,  min)
Dir: Mike Newell    Com: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton
Adotado das ruas de Nasaf pelo rei persa Sharaman, o jovem Dastan cresce entre a realeza e torna-se bom guerreiro e príncipe. Apaixona-se pela Princesa Tamina, mas sofre revés quando seu pai morre e ele é acusado da vilania. Terá que fugir para limpar o nome.

- Electra
(Elektra, Gr, 1962, 110 min)
Dir: Michael Cacoyannis   Com: Irene Papas, Yannis Fertis
Micenas, 1200 a.C.. Adaptação da famosa tragédia de Eurípedes. Após descobrir que seu pai foi assassinado pelo amante de sua mãe, Electra planeja uma vingança. Conta com a ajuda de seu amante Egisto. Eurípedes é o grego que mais influenciou o teatro moderno.

- O Colosso de Rodes
(Il Colosso di Rodi, It, 1961, 139 min)
Dir: Sergio Leone    Com: Rory Calhou, Lea Massari
Ilha de Rodes, 280 a.C. O rei Serse acaba de construir a enorme estátua que fica “de guarda” no porto de Rodes. Ele teme os inimigos fenícios, com razão. Quando a rebelião explode, a gigantesca estátua do Colosso atira chumbo fundido nos guerreiros.

                c) Helenismo

- Alexandre, o Grande                          
(Alexander the Great, EUA/ Esp, 1956, 141 min)
Dir: Robert Rossen Com: Richard Burton, Fredric March
Grécia 365 e 324 A.C.. Aos 20 anos, Alexandre assume e já mostra seu potencial, na Batalha de Granica. Logo ele avança sobre o largo território persa. Suas habilidades militares, associadas à ambição, fazem crer que não haja limite para suas conquistas. 

- Alexandre                            
(Alexander the Great From Macedonia, EUA/Ing, 2004,  min)
Dir: Oliver Stone     Com: Colin Farrell, Angelina Jolie, Val Kilmer
O jovem rei da Macedônia conquista um terço do mundo antes de completar 25 anos. Destrói especialmente o rival império persa. Até o Egito, tudo foi fácil. Ao chegar à Índia, as tropas estão cansadas e os problemas internos começam a aparecer.

                d) Mitologia Grega

- Fúria de Titãs
(Clash of the Titans, Ing, 1981, 118 min)
Dir: Desmond Davis          Com: Harry Hamlin, Laurence Olivier
Perseu é um herói "mortal", que por interferência do supremo deus Zeus, se apaixona pela princesa Andrômeda. Ele terá que salvar seu amor de situações muito difíceis, inclusive matar a cabeça da temível Medusa, cujo olhar transforma qualquer um em pedra.

- Jasão e o Velo de Ouro                      
(Jason and the Argonauts, EUA/Ing, 1963, 104 min)
Dir: Nick Willing     Com: Jason London, Dennis Hopper
O explorador Jasão retorna para a Tessalia para fazer sua justa reivindicação do trono local, ocupado pelo tio Pélias. Os deuses, entretanto, proclamam que para tanto, Jasão deve primeiro velejar até Colchis e trazer o mágico “Velo de Ouro”.

- Hércules                              
(Le Fatiche di Ercole, It/Esp, 1958, 97 min)
Dir: Pietro Francisci        Com: Steve Reeves, Sylvia Koscina
O semideus Hércules chega ao reino de Iolcus, para ser o tutor da arte da guerra para o jovem Ifitus, filho do rei Pélias. Ele logo se apaixona por Ioia, filha do mesmo rei. Mas conquistá-la não será fácil. Para começar, a família real tem antecedentes trágicos.

- Hércules
(Hercules, EUA, 98 min, 2014)
Dir: Ron Clements, John Musker
Nem Hércules parece acreditr em seus famosos poderes e feitos. Usa isso para colocar medo em seus rivais. Funciona, já que ele e seu esquisito time de guerreiros varre todo mundo do mapa. Mas na Trácia, desafios dignos de Hércules aparecerão para seu grupo.

- Hércules                              
(Hercules, EUA, 1997, 92 min)
Dir: Ron Clements, John Musker
Animação Disney. Hércules foi tirado dos deuses enquanto era um recém-nascido pelo malvado Hades, que alimenta o futuro herói com uma poção que o torna mortal. Tentando encontrar o seu lugar, ele descobre que Zeus é seu pai e sua casa é o Monte Olimpo.

- Imortais
(Immortals, EUA, 2011, 119 min)
Dir: Tarsem Singh   Com: Henry Cavill, Mickey Rourke
Grécia, 1228 a.C. O rei Hiperion está em busca do arco de Épiro, poderosa arma que pode matar até mesmo deuses. Conduz seu exército a todos os vilarejos, deixando um rastro de destruição. Theseus vive numa pequena vila, caminho de Hiperion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...