quinta-feira, 29 de março de 2018

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, aparentemente, uma grande notícia. Nenhum filme sobre o assunto surgiu do lado "de cá" do mundo. O que existe aqui de registro é soviético (pré-mudanças) ou russo (pós-mudanças). Documentários, especialmente. Se o cinema falha, não podemos desconsiderar a importância desse capítulo da história contemporânea.

- Adeus, Camaradas                             
(Adieu Camarades!, Fr, 2001, 312 min)
Dir: Andrei Nekrasov
Minissérie sobre o apogeu e a queda da União Soviética e do bloco comunista, entre os anos de 1975 e 1991. Trechos de filmes soviéticos, músicas dissidentes e arquivos privados ressuscitam o lado oculto do Bloco de Leste Europeu.
  
- Anna dos 6 aos 18
(Anna Ot 6 do 18, Rus, 1993, 100 min)
Dir: Nikita Mikhálkov
Rússia, 1980-91. O diretor encontrou jeito criativo de registrar a história do país. A cada ano, pergunta à filha Anna:  "Quem você ama mais?", "De que tem medo?" As respostas refletem uma cidadã soviética que viveu a abertura de glasnost e perestroika.

- O Ouro Dos Tolos
(Kurochka Ryaba, Rus/Fr, 1994, 117 min)
Dir: Andrey Konchalovskiy   com: Inna Churikova, Viktor Mikhaylov
Assia vive em uma pequena vila russa onde a vodca é a atração principal. Seu papel é vender o álcool e ovos a seus vizinhos. Um dia, sua galinha põe um ovo de ouro. A oportunidade é grande, mas a inveja alheia sempre aparece nessas horas.

- As Bodas
(Svadba, Rus/Fr/Ale, 2000, 114 min)
Dir: Pavel Lungin    Com: Marat Basharov, Mariya Mironova
Rússia, 2000. Tania é uma testemunha da desintegração do bloco socialista. Cresceu na fase da abertura. Mora em um vilarejo de mineiros do atrasado e operário interior russo. Sente-se uma adolescente perdida quando volta de Moscou, onde foi modelo.

- Perestroika
(Perestroika, 2009, EUA, 116 min)
Dir: Slava Tsukerman   Com: Sam Robards, Ally Sheedy
O físico Sasha trabalhou nos EUA nos últimos 17 anos. Volta para a Rússia para falar num Congresso e resolver assuntos do passado. O país passa pela perestroika, e a vida de todos muda no aspecto público e privado. Sasha refle sobre as crises e mudanças.

- Minha Perestroika
(My Perestroika, Rus/Ing/EUA, 2010, 88 min)
Dir: Robin Hessman
Conta a história de cinco crianças da última geração da URSS, antes do comunismo ruir. Tiveram uma infância cheia de mudanças, e a adaptação com a vida pós-comunismo na Moscou dos dias atuais.

- Os Reagans
(The Reagans, EUA, 2003, 180 min)
Dir: Robert Ackerman   Com: Judy Davis, James Brolin
Biografia do presidente americano. Embora aborde vários aspectos diferentes, a relação com a União Soviética e Mikhail Gorbachev é um dos principais ângulos da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...