sexta-feira, 2 de março de 2018

A Europa entre guerras: o cego que não quer ver

O melhor que se pode dizer sobre França e Inglaterra entre as duas guerras mundiais é que foram relapsos e omissos. Esse é o melhor. Enquanto mudanças internas de importância duvidosa aconteciam em seu próprio umbigo, o nazismo e o fascismo cresciam e alcançavam o poder - e vejam que nem foi de uma hora pra outra. Mesmo quando isso aconteceu, as respostas foram sem convicção. Os "vencedores" da I Guerra foram mesmo "bundas-mole" (!) em sua proposta de paz a qualquer custo.


- E Agora Brilha O Sol
(The Sun Also Rises, EUA, 1957, 130 Min)
Dir: Henry King  Com: Tyrone Power, Ava Gardner, Mel Ferrer
Paris, anos 20. Jake é jornalista e ex-soldado exilado que passa o tempo na vida boa dos cafés parisienses, com amigos escritores. Viaja até as touradas de Pamplona para experiências inesquecíveis na Espanha. Retrato da “Geração Perdida” do entre guerras.

- Arco do Triunfo
(Arch of Triumph, EUA, 1948, min)
Dir: Lewis Milestone   Com Ingrid Bergman, Charles Boyer
França, 1938. O país já abriga refugiados de toda parte da Europa, que fogem do nazismo no pré-guerra. A luta é para não ser deportado. O Dr. Ravic é médico, e opera ilegalmente. Nas horas vagas, monitora um antigo inimigo nazista.

- As Regras do Jogo
(La Règle du Jeu, Fr, 1939, 112 min)
Dir: Jean Renoir      Com: Marcel Dalio, Pauline Dubost
França, 1939. Painel sobre a decadência moral da aristocracia francesa de antes da II Guerra Mundial. Uma festa é o pretexto para a observação da superficialidade dos convidados e de seus empregados, bem como da hipocrisia da convivência social.

- This Happy Breed
(This Happy Breed, Ing, 1944, 120 min)
Dir: David Lean   Com: Robert Newton, Celia Johnson
1920. Pós-guerra. Com a volta dos soldados da I Guerra, as casas voltam a abrigar famílias. Os Gibbons têm vizinhos ex-colegas de exército, e um potencial namorado socialista para a filha. Os tempos de paz são afetados por eventos como uma greve geral.

- O Discurso do Rei
(The King’s Speech, Ing, 2010, 120 min)
Dir: Tom Hooper   Com Colin Firth, Helena Bonham Carter
1930. História da ascensão do Rei George VI ao poder, apesar de seu problema de fala e do fato de seu irmão ser o herdeiro direto do trono. Curiosamente, a família do rei tem ascendência alemã, e o monarca britânico parece ter ingênua admiração por Hitler.

- The Gathering Storm                         
(The Gathering Storm, EUA/Ing, 2002, 96 min)
Dir: Richard Loncraine   Com: Albert Finney, Vanessa Redgrave
Inglaterra, 1934. Winston Churchill enfrenta problemas de todos os tipos. O Crash de 29 fez a fortuna de sua família ser atingida. Na política, o membro do Parlamento famoso pelos discursos é visto como ultrapassado. O que mais preocupa é a ascensão do nazismo.

- Vestígios do Dia
(The Remains of the Day, EUA/Ing, 1993, 137 min)
Dir: James Ivory    Com: Anthony Hopkins, Emma Thompson
1935. Cotidiano dos empregados de uma das mansões inglesas da década de 30. Lord Darlington é figura influente da sociedade, com simpatia pelos nazistas. Seu mordomo e sua governanta parecem apaixonados, mas os valores da época não facilitam a dupla.

- Por Um Ideal
(The First of the Few, Ing, 1942,  min)
Dir: Leslie Howard    Com: Leslie Howard, David Niven
Anos 30. O engenheiro britânico RJ Mitchell volta da Alemanha alarmado com a ascensão de Hitler ao poder. Anos antes da guerra, prevê a necessidade de construir um novo tipo de avião para enfrentar o que vier. História do avião Spitfire.


- Castelos no Céu
(Castles in the Sky, Ing, 2014, 90 min)
Dir: Gillies MacKinnon   Com: Eddie Izzard, Laura Fraser
1937. Uma das grandes vantagens da Grã-Bretanha na II Guerra surgiu no pré-guerra. A invenção do radar pelo escocês Watson-Watt permitiu a localização de aviões rivais/nazistas. A Alemanha passou a II Guerra toda sem o radar, que foi fundamental aos aliados.

- Glorious 39
(Glorious 39, Ing, 2009, 129 min)
Dir: Stephen Poliakoff   Com: Romola Garai, Eddie Redmayne
1939. Mistério em torno de uma família do campo inglês, que tenta manter seu estilo de vida com a tensão pré-guerra. Vemos a sociedade dividida entre “appeasement”, manter boas relações com Hitler, e agressivos. E nem todos são o que dizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...