terça-feira, 27 de março de 2018

Índia: Adeus, Sua Majestade!

Tenho muita dificuldade em entender como um país como a Índia (mais o Paquistão) estava sob domínio colonial em plena era da II Guerra. E que foi necessário alguém extraordinário como Gandhi para mudar esse panorama. Só podemos imaginar como teria evoluído a situação sem ele, ainda que o Império Britânico estivesse se desintegrando depois do grande conflito do século.

O grande desafio para Gandhi, e de certa forma também para os britânicos, foi manter a região unida apesar das diferenças religiosas. Missão falha: muçulmanos foram ao Paquistão, hindus ficaram na Índia. De quebra, vários conflitos em áreas mistas, famílias expulsas dessas mesmas áreas e problemas que se arrastam até hoje.


- Adeus, Índia
(Viceroys House, Ing/Ind/Sue, 2017, 106 min)
Dir: Gurinder Chadha   Com: Hugh Bonneville, Gilliam Anderson
Índia, 1947. O último vice-rei da Índia chega para coordenar a saída britânica. Mas a independência não será pacífica. Os muçulmanos são maioria em certas regiões e querem um país próprio, o Paquistão. Será viável o amor entre uma muçulnana e um hindu?

Gandhi
(Gandhi, Ing/Ind, 1982, 188 min)
Dir: Richard Attenborough     Com: Ben Kingsley, Candice Bergen
Índia, 1915-68. Biografia de um dos personagens do século. Muda-se da África do Sul para a Índia, e batalha contra os britânicos que o fazem cidadãos de segunda classe, na própria casa. Gandhi quer mudar o sistema com a desobediência civil. Nada de violência.

- Gandhi, Meu Pai
(Gandhi, My Father, Ind, 2007, 136 min)
Dir: Feroz Abbas Khan   Com: Darshan Jariwala, Akshaye Khanna
1906-48. A difícil relação de Gandhi e seu filho, tendo como pano de fundo as grandes transformações pelas quais passou o país e que culminaram com sua independência. A grande desavença entre Harilal e o pai é que ele queria estudar direito na Inglaterra.

- Nove Horas Para a Eternidade
(Nine Hours to Rama, EUA, 1963,  min)
Dir: Mark Robson  Com: Horst Buchholz, Naturam Godse
A vida de Nathuram Godse, o assassino de Mahatma Gandhi. Como ele enxergava em Gandhi um hindu responsável pela morte de milhares de muçulmanos, e planejou então o atentado contra o líder indiano.

- Entre Dois Mundos
(Partition, Ing/Can, 2007, 116 min)
Dir: Vic Sarin   Com: Jimi Mistry, Kristin Kreuk
Quando a Índia inicia sua luta por independência, explode uma guerra. É a “partição” entre hindus e muçulmanos, os novos países Paquistão e Índia. Um ex-soldado sikh oferece abrigo a uma mulher muçulmana que se separou de sua família.

- Uma Aventura na Índia
(Thunder in the East, EUA, 1952, 98 min)
Dir: Charles Vidor   Com: Alan Ladd, Deborah Kerr
1947. Primeiros anos da Índia independente. Steve Gibbs aterrissa seu avião carregado de arma na província Ghandahar. Uma rebelião de indianos está trazendo riscos para britânicos e americanos em um dos melhores hotéis do país, causando grande instabilidade.

- A Encruzilhada do Destino
(Bhowani Junction, EUA, 1956,  min)
Dir: George Cukor  Com: Ava Gardner, Stewart Granger,
1947. os indianos estão finalmente saindo da Índia. Um dos problemas são os anglo-indianos, mestiços que vão perder vários privilégios. Victoria é uma dessas, trabalha no exército britânico e procura sua identidade nos novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...