sexta-feira, 23 de março de 2018

Guerra Fria: O planeta por um fio, ou um botão imbecil

Essa figura abaixo, de Dr. Strangelove, é um cowboy "cavalgando" uma bomba atômica. E ao que parece, esse tipo de referência é que vai ficar pra história depois de todo o sufoco e tensão de quatro décadas de "não apertem o botão", ou "dont drop that bomb on me!".

Já em 1962, a crise dos mísseis de Cuba levou todo mundo ao supermercado pra comprar mantimentos, e no caminho de volta uma passagem na igreja para uma última confissão antes do fim inevitável. O cinema foi registrando os altos e baixos, mas foi ironicamente a televisão que mostrou o ápice, com o assustador The Day After, vinte anos depois dos mísseis de Cuba.

Finalmente alguém apertara o botão proibido, e o imponderável ganhou forma, em produção de modesto orçamento. Eu só tinha 9 anos, mas lembro do pânico e das exibições especiais na escola e no clube, que mobilizaram muito mais gente que os assentos disponíveis, no começo da era do videocassete. Será que o alto escalão também uma dessas exibições e resolveu pegar mais leve?


- O Início do Fim                   
(Fat Man and Little Boy, EUA, 1989, 127 min)
Dir: Roland Joffé    Com: Paul Newman, Dwight Schultz
Novo México, 1942. Fat Man e Little Boy são os codinomes dados pelos americanos para suas duas bombas atômicas. O filme não trata do bombardeio, e sim da confecção da arma mortal. Um dos cientistas no deserto do Novo México é o famoso Dr. Oppenheimer.

- K-19 - Widowmaker
(K-19 – The Widowmaker, EUA, 2002, 138 min)
Dir: Kathryn Bigelow    Com: Harrison Ford, Liam Neeson
URSS, 1961. Os soviéticos lançam seu primeiro submarino nuclear, mas problemas ocorrem e a tripulação precisa se desdobrar para evitar um acidente de proporções trágicas. O K-19 está justamente patrulhando os EUA quando tudo isso acontece.
 

- Topázio
(Topaz, EUA, 1969, 126 min)
Dir: Alfred Hitchcock    Com: Frederick Stafford, John Forsythe
1962. Agente da CIA contrata agente francês para ir a Cuba checar boatos de que os soviéticos estão montando mísseis. Deve encontrar também um espião russo. Enquanto isso, Fidel vai a Nova York. Traições em alto escalões, mortes e perseguições.

- Treze Dias Que Abalaram o Mundo  
(Thirteen Days, EUA, 2001, 145 min)
Dir: Roger Donaldson    Com: Kevin Costner, Bruce Greenwood
Outubro de 1962. Avião americano flagra mísseis nucleares soviéticos em Cuba. Estas armas terão a capacidade de destruir em minutos os EUA. O presidente Kennedy e equipe, especialmente seu irmão Robert, têm de por um plano de ação contra os soviéticos.

- Os Mísseis de Outubro
(The Missiles of October, EUA, 1974)
Dir: Anthony Page   Com: William Devane, Martin Sheen
1962. Outro filme descrevendo a crise dos mísseis de Cuba, que quase acabou com o mundo. Baseado em parte em livro de Robert Kennedy, foca nas discussões e ações da administração Kennedy para gerenciar a situação de crise. Os militares querem guerra.

- Doutor Fantástico
(Dr. Strangelove, EUA, 1964, 93 min)
Dir: Stanley Kubrick                   Com: Peter Sellers, George C.Scott
Comédia. Um General do Comando Estratégico Aéreo resolve enviar aviões bombardeiros para atacar a Rússia. Em Washington, é instalado um comitê de guerra em que políticos e militares tentam evitar a maior tragédia. Os soviéticos querem contra-atacar.

- Limite de Segurança
(Fail-Safe, EUA, 1964, 112 min)
Dir: Sidney Lumet   Com Henry Fonda, Walter Matthau
Um problema elétrico faz com que aviões americanos saiam para um ataque nuclear a Moscou. O presidente tenta convencer seu colega soviético de que é um engano. Que devem tentar neutralizá-los juntos. Mas é preciso ver se haverá tempo de impedi-los.

- Síndrome da China
(The China Syndrome, EUA, 1979, 122 min)
Dir: James Bridges Com Jack Lemmon, Jane Fonda, Michael Douglas
1979. Equipe de TV realiza filmagens de rotina em uma usina nuclear escoltados pelo supervisor do local. Testemunham uma crise na sala de controle, que parece séria. O material vai se transformar em uma batata-quente política nos dias que se seguem.

- Jogos de Guerra
(WarGames, EUA, 1983, 114 min)
Dir: John Badham  Com: Matthew Broderick, Ally Sheedy
1982. David é um gênio da computação. Apaixonado pela colega Jennifer, tenta impressioná-la mudando as notas e faltas no computador da escola. Na brincadeira, o hacker acaba acessando o computador do Departamento de Defesa e aciona o estado nuclear.

- O Dia Seguinte
(The Day After, EUA, 1983, 126 min)
Dir: Nicholas Meyer    Com: Jason Robards, Steve Guttenberg
O começo da Era Reagan foi tenso em assuntos nucleares. Houve grande medo de uma tragédia, e em parte esse filme foi o motivo. Uma pacata cidadezinha universitária no do Kansas experiência amostra do impacto que o cidadão comum teria na guerra nuclear.

- A Terra Ultrajada
(La Terre Outragée, Fr/Rus/Ucr, 2011, 108 min)
Dir: Michale Boganim   Com: Olga Kurylenko, Andrzej Chyra
Ucrânia, abril de 1986. Na primavera de Pripyat, Valery planta uma macieira. Anya e Piotr celebram seu casamento. Mas uma explosão na usina nuclear próxima, Chernobyl, abala a comunidade que só é evacuada 4 dias depois. Aos sobreviventes, nada será como antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...