quinta-feira, 22 de março de 2018

II Guerra: Japão, humilhou, mas foi humilhado

A guerra sob o ponto de vita japonês começou bem antes de Pearl Harbor. Na verdade, começou antes do marco oficial de 1939, e começou na própria Ásia. A rivalidade histórica com a China viu os japoneses atropelarem os rivais, assim como a Coreia. Dinastias reais foram substituídas por um regime duro cheio de atrocidades. Uma humilhação para os chineses. 

Os americanos sofreram bastante nos campos de prisioneiros, mas no fim das contas humilharam os japoneses com as bombas e especialmente com a rendição do Imperador, tratado como um deus na cultura local. 



- Pride
(Puraido: Unmei no toki, Jap, 1998, 161 min)
Dir: Shun'ya Itô   Com: Masahiko Tsugawa, Scott Wilson

História do primeiro-ministro e posteriormente comandante de guerra japonês Hideki Tojo, que autorizou o ataque a Pearl Harbor e tem a fama de criminoso de guerra não muito distante de Hitler. Aqui não se dá muito destaque às atrocidades cometidas na China.

- A Última Princesa
(Deokhyeongju, Cor, 2016, 126 min)
Dir: Jim Hur    Com: Son Ye Jin, Ahn nae Sang
Coreia, 1919. Sob o domínio colonial japonês, o país vive tempo difícil. Especialmente a família real. A última princesa da dinastia é levada ao Japão como refém. Sem liberdade e em duras condições de guerra, ela se esforça para manter a esperança do povo coreano.  

- Atrás do Sol Nascente
(Behind the Rising Sun, EUA, 1943,  min)
Dir: Edward Dmytryk   Com: Robert Ryan, Margo, Tom Neal
1936. Japonês volta da faculdade nos EUA. A turma que quer guerra está crescendo. Ele não quer, mas é convocado. Vai lutar na China, onde aprende as atrocidades. Volta mudado, para desespero do pai. O militarismo ganhou do liberalismo no Japão.

- A Morada da Sexta Felicidade
(The Inn of the Sixth Happiness, EUA, 1958, 158 min)
Dir: Mark Robson      Com Ingrid Bergman, Curd Jürgens
China, 1935. A inglesa Gladys sempre teve o sonho de ir à China. Não conseguiu como missionária, mas sim como dona de pousada. Quando o Japão invade a China, muitas crianças dependerão dela para poderem ser salvas.

- A Estirpe do Dragão
(Dragon Seed, EUA, 1944, 148 min)
Dir: H.Bucquet, J. Conway   Com Katharine Hepburn, Walter Huston
China, 1937. As vidas em uma pequena vila chinesa viram de cabeça para baixo com a invasão do vizinho Japão. Serão as heroicas mulheres da China que liderarão o movimento de resistência dos locais.

- Flores do Oriente
(Flowers of War, EUA/Chi, 2011, 150 min)
Dir: Yimou Zhang   Com Christian Bale, Ni Ni
1937. Nanking é uma bagunça com a invasão japonesa. Um falso padre se fecha num convento com as estudantes. Logo, um grupo de prostitutas também entra no local. O grupo é heterogêneo e os conflitos são inevitáveis. Mas o inimigo está mesmo do lado de fora.

- Desejo e Perigo   
(Se, Jie, EUA/Chi/Tai, 2007, 158 min)
Dir: Ang Lee    Com Lee-Hom Wang, Anupam Kher
China, 1938. Um grupo chinês quer matar um importante oficial japonês. A tímida líder do grupo é escolhida para a missão. Será um processo longo e dolorido o de ganhar a confiança do Sr. Yee, para finalmente assassiná-lo.

- Em Busca da Liberdade
(On Wings of Eagles, EUA/Chi, 2017, 108 min)
Dir: Michael Parker   Com: Joseph Fiennes, Shawn Dou
China, 1938. O ex-corredor e medalista Eric Lidell trocou a glória pelo trabalho simples de missionário na China. Mas a vida em família e ensinando crianças muda drasticamente com a invasão japonesa e a guerra. Um duro campo de prisioneiros será seu destino.

- Império do Sol
(Empire of the Sun, EUA, 1986, 154 min)
Dir: Steven Spielberg    Com Christian Bale, John Malkovich
1941. A situação de Xangai é caótica. O Japão está prestes a invadir, e os britânicos estão escapando enquanto é tempo. Na fuga da família do garoto Jamie, ele se perde. Apaixonado por aviões e excitado com a guerra, ele acaba num campo de prisioneiros.

- De Volta a 1942
(Yi jiu si er, Chi, 2013, 144 min)
Dir: Feng Xiaogang    Com Tim Robbins, Adrien Brody
Retrato de um dos anos mais difíceis na história da China. A guerra se somou a um incrível surto de fome na população. O fazendeiro Henan começa ajudando sua vila com a comida que tem, mas os japoneses e a fome apavorarão seu futuro.

- Furyo, Em Nome da Honra                                
(Merry Christmas, Mr.Lawrence, Ing, 1983, 124 min)
Dir: Nagisa Oshima    Com: David Bowie, Ryuichi Sakamoto
Indonésia, 1942. As diferenças entre ocidente e oriente em campo de concentração japonês. O Major Celliers se recusa a cooperar, desafiando a rígida disciplina japonesa. Sua atitude cria uma relação ambígua de admiração e ódio com o comandante do campo, Yonoi. 

- Invencível
(Unbroken, EUA, 137min, 2014)
Dir: Angelina Jolie    Com Jack O'Connell, Domhnall Gleeson
Louis Zamperini virou corredor de elite, ganhou medalha olímpica e condecoração pilotando avião na II Guerra. Mas um acidente o fez ficar 47 dias à deriva no mar. Prova de sobrevivência? Pois o mais difícil virá quando for resgatado…pelos inimigos japoneses.

- Prisioneiros na Mongólia   
(Destination Gobi, EUA, 1953, 90 min)
Dir: Robert Wise   Com: Richard Widmark, Don Taylor,
Deserto de Gobi, 1944. Especialistas da marinha americana dirigem uma estação meteorológica no deserto, mas aviões japoneses ainda estão lutando. Nesse caso, a sorte dos americanos é o apoio dos nômades mongóis que conhecem bem o território.

- Hiroshima, Guerra da Sobrevivência    
(Hiroshima: Out of the Ashes, EUA, 1990, 100 min)
Dir: Peter Werner Com: Max Von Sydow, Judd Nelson, Mako
Hiroshima, 6 de agosto de 1945. Reconstituição do ataque nuclear, sob a visão de vários sobreviventes que testemunharam o momento fatal: soldados japoneses, civis e prisioneiros de guerra americanos, entre outros.

- O Imperador e um General
(Nihon no ichiban nagai hi, Jap, 1967, 157 min)
Dir: Kihachi Okamoto   Com: Seiji Miyaguchi, Chishû Ryû
1945. As bombas atômicas foram detonadas, mas no Japão ainda há gente querendo continuar a guerra. O imperador Hiroito quer que finalmente haja a rendição. Os militares tentam um golpe, e a lealdade do ministro de exército ao imperador será testada.

- O Sol
(Solntse, Rus, 2005, 110 min)
Dir: Aleksandr Sokurov  Com: Issei Ogata, Robert Dawson,
1945. Vemos o modo de vida quase infantil do imperador Hiroito e sua reação à perda da guerra depois das bombas. Os EUA mandam o general MacArthur para negociar com ele a rendição total. Pode um homem que se considera deus se submeter a um ianque?

- Imperador
(Emperor, EUA/Jap, 105 min, 2012)
Dir: Peter Webber    Com: Matthew Fox, Tommy Lee Jones
Japão, 1945. A guerra foi perdida, mas ninguém sabe exatamente o que vai acontecer com o Imperador, figura suprema e divina. Os EUA querem saber quanto ele apoiou a carnificina dos militares. O Gen. MacArthur cuidará disso, enquanto seu assistente busca o amor

- Memórias de uma Gueixa
(Memoirs of a Geisha, EUA, 2005, 145 min)
Dir: Rob Marshall   Com: Ziyi Zhang, Gong Li, Ken Watanabe
Japão, 1929-50. Uma jovem é vendida a uma casa de gueixas, onde sofre. Sua sorte muda quando ela arruma um protetor. Ela passa a ser bem treinada e vira a principal gueixa da sociedade. Mas a vida de todas as gueixas japonesas mudará com a guerra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...