quarta-feira, 7 de março de 2018

II Guerra: França/Inglaterra só pensam num empate

Inglaterra e principalmente França se viram tão em desvantagem e tão rapidamente desde o começo oficial da guerra, que "um empate ficaria de ótimo tamanho". As chance de ganhar pareciam muito pequenas, especialmente com o insucesso de trazer os EUA para a briga.

Na França, a capital ocupada obrigou exílio em massa para o campo. Na Inglaterra, a preocupação era pelo ar, pelo mar, por bombardeios e até uma invasão. A resistência era tão fraca que até os filmes tiveram que ser usados para melhorar a moral da população local.

Existem filmes que mostram o papel dos filmes. Do teatro. E dos recursos mais convencionais. Fato é que esses aliados estavam em situação periclitante, até Hitler desviar boa parte dos recursos para lutar contra a URSS, do outro lado da Europa.


- Brinquedos Proibidos
(Jeux Interdits, Fr, 1952, 86 min)
Dir: René Clément   Com Brigitte Fossey, Georges Poujouly
1940. Parisienses fogem para o interior de forma desordenada. Aviões nazistas bombardeiam as estradas sem cerimônia. Uma menina de 5 anos que perde a família na confusão encontra refúgio com uma família de camponeses, onde mora um garoto de 10 anos.

- Suite Francesa
(Suite Française, Ing/Fr/Bel, 2015, 103 min)
Dir: Saul Dibb    Com Michelle Williams, Kristin Scott Thomas
1940. Paris é ocupada e os soldados logo chegam ao interior da França, onde uma jovem vive com a sogra, na riqueza. Com o marido na guerra, ela se envolve com o oficial alemão que está hospedado em sua casa. De que lado ficará quando a guerra apertar?

- O Último Metrô
(Le Dernier Metro, Fr, 1980, 131 min)
Dir: François Truffaut   Com Catherine Deneuve, Gérard Depardieu
1942. Na Paris ocupada, toque de recolher significa pegar sempre o último metrô. Vencer o frio significa ir ao teatro. Proteger seu marido judeu significa bolar um plano engenhoso e contar com a sorte, como descobre a bela Marion.

- Uma Aventura em Paris
(Reunion in France, EUA, 1942, 101 min)
Dir: Jules Dassin    Com John Wayne, Joan Crawford
1940. Paris acabou de ser ocupada, mas já há até gente vendendo armas para os nazistas. Uma francesa que odeia os alemães terá papel importante na ajuda a um piloto americano abatido que caiu justamente sobre a cidade da luz.

- Amor e Ódio
(La Rafle, Fr, 2010, 112 min)
Dir: Rose Bosch    Com: Jean Reno, Mélanie Laurent
1942. A França já está sob o governo colaboracionista de Vichy, e os alemães querem juntar os judeus. Depois de negociações, 16 de junho vira a data em que 13 mil deles foram presos e depois deportados para campos na França...e fora.

- Seção Especial de Justiça   
(Section Spéciale, 1975)        
Dir: Costa-Gavras   Com: Michael Lonsdale, Jacques Perrin
Os alemães pressionam o governo colaboracionista francês a executar 6 marxistas que assassinaram um nazista. O governo de Vichy segue as ordens. Vemos ainda como 99% dos juízes franceses colaboraram de forma completa com os nazistas na ocupação.

- A Dor e a Piedade
(La Chagrin et La Pitié, Fr, 1971, 180 min)
Dir: Marcel Ophüls
Documentário. De 1940 a 1944, o governo francês fantoche com sede em Vichy colaborou com a ocupação nazista. Vemos os motivos e explicações da colaboração, o antissemitismo e o medo dos comunistas.

- O Exército das Sombras
(L’Armée des Ombres, Fra, 1969, 140 min)
Dir: Jean-Pierre Melville   Com: Lino Ventura, Simone Signoret
França, 1942. O engenheiro Philippe é um dos chefes da Resistência. Acaba endo preso. Philippe escapa, e em Marseille consegue executar seu traidor. Os medos, as relações e a solidão da Resistência estão na tela.

- Esta Terra é Minha
(This Land is Mine, EUA, 1943, 103 min)
Dir: Jean Renoir   Com: Charles Laughton, Maureen O'Hara
1942. Resistência não é só em Paris. Um professor covarde de uma vila do interior resolve finalmente inflamar o patriotismo adormecido e ir à luta, graças também a uma colega convincente. Filme usado como propaganda pelos franceses e americanos.


- A Sra. Henderson Apresenta
 (Mrs. Henderson Presents, EUA/Ing, 2005,  min)
Dir: Stephen Frears   Com Judi Dench, Bob Hoskins
Inglaterra, 1937. O teatro Windmill quer colocar nudez nos shows, para melhorar sua receita. Mas chega a guerra. O teatro fica numa região razoavelmente segura dos bombardeios, e os soldados querem aproveitar talvez a última chance de verem nudez.


- Rosa da Esperança
(Mrs. Miniver, EUA, 1942, 134 min)
Dir: William Wyler    Com: Greer Garson, Walter Pidgeon
Inglaterra, 1939-41. Narração do cotidiano de uma família inglesa de bom nível social durante a II Guerra. Há a necessidade de se resistir aos ataques aéreos dos alemães. Os Miniver veem o filho ir para o front. O barco deles ajuda a evacuar tropas de Dunkirk

- A Batalha da Grã-Bretanha
(Battle of Britain, Ing, 1969, 132 min)
Dir: Guy Hamilton     Com: Laurence Olivier, Michael Caine
Inglaterra, 1940. A Força Aérea Real britânica trava uma batalha desesperada contra os aviões alemães da Luftwaffe. O controle do espaço aéreo britânico era fundamental para evitar uma eventual invasão nazista à Inglaterra. Faltam pilotos à Inglaterra.

- O Destino de uma Nação
(Darkest Hour, Ing, 2017, 125 min)
Dir: Joe Wright   Com: Gary Oldman, Lily James
1940. O Parlamento britânico está em fúria com o primeiro-ministro Chamberlain, que não levou a sério os nazistas. Churchill encontra resistência, mas é o nome a sucedê-lo. De seu bunker, faz discursos e articulações. Tudo, menos se render aos nazistas.  

- A Retirada de Dunquerque 
(Dunkirk, 1958)     
Dir: Leslie Norman   Com: John Mills, Richard Attenborough
França, 1940. Mais de 300 mil soldados ingleses estão sendo evacuados às pressas da França depois da derrota inicial. Um cabo se vê responsável pelos seus homens após a morte dos oficiais. Na Inglaterra, a população e seus barcos são mobilizados para ajudar.

- Dunkirk
(Dunkirk, EUA/Ing, 2017, 106 min)
Dir: Christopher Nolan    Com: Tom Hardy, Kenneth Branagh
1940. Na praia francesa, 300 mil soldados aliados esperam um improvável resgate. Soldados e aviões alemães estão por todo lado, assim como a morte. Os poucos navio britânicos são alvejados, e só um milagre caseiro vindo do Canal da Mancha pode salvar.

- Sua Melhor História
(Their Finest, Ing, 2017, 117 min
Dir: Lone Scherfig   Com: Gemma Arterton, Bill Nighy
Londres, 1940. Os alemães bombardeiam a capital inglesa e assustam a população. A roteirista Catrin se esforça para fazer diferença. Em condições improvisadas, ela e uma equipe trabalham para criar filmes de cinema que inspirem os britânicos. .

- Esperança e Glória
(Hope and Glory, Ing, 1987, 113 min)
Dir: John Boorman   Com: Sebastian Edwards, Sarah Miles
Inglaterra, 1943. Vemos o clima às vésperas da guerra, para começar. A família Rohan é de classe média. O pai se alista e a mãe vai cuidar da prole e fugir dos alarmes antibomba que soam à medida que os sobrevoos nazistas começam a ficar constantes.

- Almas em Chamas
(12 o'clock High, EUA, 1949, 133 min)
Dir: Henry King       Com: Gregory Peck, Dean Jagger, Gary Merrill
Inglaterra, 1942. Pelotão de pilotos de aviões americanos, faz a defesa do território inglês e bombardeios a tropas inimigas. Os soldados parecem à beira de um esgotamento físico e mental, pelas constantes missões arriscadas em condições precárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...