quarta-feira, 7 de março de 2018

II Guerra: A Europa é um continente atropelado pelos panzers

Polônia, Holanda, Noruega, Dinamarca, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Hungria. Enquanto isso pode parecer um grupo da disputa da Euro (todos adoram futebol), o grupo na verdade é parte das nações invadidas e depenadas por Hitler e seus capangas. Em maior o menos volume, diga-se de passagem.

Todos conseguiram organizar algum movimento de resistência - assassinatos importantes deram certo - mas a força nazista sempre voltava mais repressora. Até que finalmente a guerra acabou, e a maré virou. Aí era hora de acertar as contas com os colaboracionistas.

Tudo isso pode ser visto nos filmes a seguir. Aliás, existem muitos outros. O importante é manter sempre em mente que Inglaterra e França não eras as únicas penando durante anos.




- Ser Ou Não Ser
(To Be Or Not To Be, EUA, 1942, 99 min)
Dir: Ernst Lubitsch    Com Carole Lombard, Jack Benny
Polônia, 1939. Comédia. No país ocupado pelos nazistas, um grupo de atores de teatro comandados por Joseph e Maria tenta driblar os alemães. Um espião tem informações sobre s resistência polonesa, e eles precisam evitar que ela seja entregue aos nazistas.
 

- O Zoológico de Varsóvia
(The Zookeeper's Wife, Ing/EUA/Tch, 2017, 122 min)
Dir: Niki Caro     Com: Jessica Chastain, Daniel Brühl
Varsóvia, 1939. Os nazistas invadem a Polônia, e o casal que toma conta do lindo zoo da capital vê os judeus perseguidos e presos no gueto. Montam um esquema para escondê-los no porão, já que o zoológico permanece de pé, como fonte de comida para o gueto.

- Kanal
(Kanal, Pol,1957, 95 min)     
 Dir: Andrzej Wajda    Com: Teresa Izewska, Tadeusz Janczar
1944. A Polônia foi depenada por alemães e soviéticos. No final da guerra, um grupo de resistência com soldados polacos tenta expulsar os alemães, no chamado Levante de Varsóvia. Depois de 56 dias de luta, sobram apenas 43 bravos lutadores.

- Supremo Sacrifício
(The Silver Fleet, Ing, 1943, 100min)
Dir: Vernon Sewell   Com: Ralph Richardson, Googie Withers
Holanda, 1941. Os nazistas estão na Holanda usando fábricas de construção naval para testar novos modelos de U-Boat. A resistência holandesa sabota, mas ninguém sabe exatamente quem é seu líder. Van Leyden é visto como um colaborador nazista.

- Soldado de Laranja
(Soldaat van Oranje, Hol/Bel, 1977, 152 min)
Dir: Paul Verhoeven      Com: Rutger Hauer, Jeroen Krabbe
Holanda, 1940. Basta a invasão dos nazistas para que o sentimento patriótico dos estudantes holandeses floresça. O grupo vai em peso engordar a resistência, que não vai bem. Gus e Erik escapam para a Inglaterra, e montam plano para restabelecer a rainha Guilermina. 

- A Espiã 
(Zwartboek, 2006) 
Dir: Paul Verhoeven    Com Carice Van Houten, Sebastian Koch
Holanda, 1943. Uma holandesa quase não escapa do ataque alemão a seu país. Depois, infiltra-se na Resistência para descobrir quem traiu sua família, morta. Acaba trabalhando como espiã para um oficial alemão, e é confundida como colaboradora pela população.

- A Negativa do Rei               
(Kongens Nei, Nor, 2016, 133 min)
Dir: Erik Poppe.   Com: Jesper Christensen
Noruega, abril de 1940. As tropas alemãs chegarão a Oslo. Isso é uma certeza. Caberá ao monarca do país tomar a decisão fundamental: continuar com a resistência “pró-forma” ou aceitar as condições e render o país aos nazistas invasores.

- Os Heróis de Telemark
(The Heroes of Telemark, Ing, 1965, 131 min)
Dir: Anthony Mann    Com: Kirk Douglas, Ulla Jacobsson
Resistência norueguesa está alerta ao plano dos invasores nazista, construir uma bomba nuclear usando a água. O líder dos rebeldes recruta um professor de física. Depois de uma rápida viagem à Inglaterra, ambos estão prontos para por o plano em ação.

- Revolta
(Edge of Darkness, EUA, 1943,  min)    
Dir: Lewis Milestone  Cor: Errol Flynn, Ann Sheridan, Walter Huston
Noruega, 1942. Depois de dois anos de ocupação nazista, os pescadores de uma pequena vila norueguesa não aguentam mais. Querem atacar o forte alemão de 150 soldados, e só estão esperando as armas para fazê-lo.

- 9 de Abril
(9.April, Din, 2015, 88 min)   
Dir: Roni Ezra    Com: Pilou Asbæk, Lars Mikkelsen
Dinamarca, 1940. Um dos primeiros avanços de Hitler é para a vizinha do norte, que dará acesso à Noruega. A diferença entre exércitos é gritante. Nazistas chegam com tanques, e dinamarqueses dirigem bicicletas, sem munição. Luta desigual.

- Flame and Citron: Os Resistentes
(Flame and Citron, Din, 2008,  min)
Dir: Ole Christian Madsen   Com: Thure Lindhardt ,  Mads Mikkelsen
1943, Dinamarca. Dois dos principais líderes da resistência local montam esquema para assassinar dinamarqueses que colaboram com os alemães, e mais tarde também os nazistas. Uma femme fatale que pode muito bem ser uma espiã completa a história.

- Terra de Minas
(Under Sandet, Din/Ale, 2016, 100 min)
Dir: Martin Zandvliet  com Roland Møller, Mikkel Boe Folsgaard
Dinamarca, 1945. Durante a ocupação alemã, mais de 2 milhões de minas foram plantadas na costa dinamarquesa. A revolta dos locais contra os nazistas perdedores será tensa. Uma unidade de inexperientes alemães terá que achar e desarmar cada uma.

- Os Carrascos Também Morrem
(Hangmen Also Die!, EUA, 1943, 134 min)
Tchecoslováquia, 1942. Heydrich, “O carrasco”, temido administrador nazista local, acaba de ser assassinado. As retaliações contra a população local serão pesadas, especialmente até que se identifique quem atirou. Svoboda é o principal suspeito.

- Operação Daybreak
(Operation: Daybreak, Ing/Che, 1975, 118 min)
Dir: Lewis Gilbert    Com: Timothy Bottoms, Martin Shaw
Tchecoslováquia, 1942. O gen. Heydrich, da SS é apontado para cuidar da região. O nível do seu terror e opressão é tão flagrante que além do apelido “Açougueiro de Praga”, Londres autoriza uma missão formal para matá-lo.

- Anthropoid          
(Anthropoid, Che/Fr/Ing, 2016, 120 min)
Dir: Sean Ellis    Com Cillian Murphy, Charlotte Le Bon
Tchecoslováquia, 1942. Mais um filme sobre o assassinato de Heydrich, “o carrasco”, mostrando o grupo tcheco que planejou e executou  a ação. Kubis e Gabcik são os líderes por trás da Operação Anthropoid, que não sairá exatamente como o esperado.

- Lídice
(Lidice, Che, 2011, 126 min)
Dir: Petr Nikolaev   Com: Karel Roden, Zuzana Fialová
Junho de 1942. Com o assassinato de Heydrich pelos rebeldes tchecos, Hitler dará uma resposta à altura. Com a incapacidade de achar os autores do crime, a solução achada é aterrorizante: erradicar uma cidade inteira do mapa como punição aos tchecos.

- A Batalha de Neretva
(Battle of Neretva, Iug, 1969, 150 min)
Dir: Veljko Bulajic   Com: Yul Brynner, Orson Welles
Iugoslávia, 1943. Com medo de invasão aliada nos Balcãs, os alemães lançaram forte ofensiva contra os partisãos iugoslavos na Bósnia. A única saída para refugiados e partisãos é uma ponte no rio Neretva. Os alemães também sabem disso.

- A Quinta Ofensiva
(Sutjeska, Iug, 1973, 117 min)
Dir: Stipe Delic   Com: Richard Burton, Irene Papas
Iugoslávia, 1943. A Batalha de Sutjeska, conhecida como “quinta ofensiva”, é dura e trágica para todos os partisãos locais resistindo à ocupação nazista. Na região da Bósnia, o Marechal Tito comanda a resistência, que claramente possui menos recursos do que o Eixo.

- O Diário da Esperança
(A nagy füzet, Hun/Ale/Fr, 2014, 112 min)
Dir: János Szász   Com: Piroska Molnár, Ulrich Thomsen
Dois jovens irmãos vivem toda a dureza de fim da II Guerra em uma pequena cidade da Hungria. Para piorar, acabam na casa da avó que está pouco interessada neles. O perigo e a maldade estão por toda parte. A Hungria nunca mais será a mesma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...