quinta-feira, 22 de março de 2018

II Guerra: O front do lar

A guerra aconteceu em território soviético, alemão, italiano, japonês, francês e chinês, entre tantos outros. Mas não houve batalha sangrenta na Inglaterra ou EUA. Isso não quer dizer que lá não houve estilhaços. No front do lar, a sociedade teve que se ajustar, famílias tiveram que chorar, comida foi racionada e as temidas cartas chegavam entregues por militares sempre com más notícias.

Nos EUA, japoneses-americanos foram tratados como prisioneiros de guerra, e poucos se lembram hoje desses maravilhosos campos na terra da liberdade. Sem contar o eterno medo de que os "japs" invadissem o país pela costa oeste (Los Angeles). "Não foi fácil pra ninguém".



- No Campo das Paixões
(The Land Girls, EUA, 1998,   min)
Dir: David Leland  Com: Catherine McCormack, Rachel Weisz
1941. Na Inglaterra, o Woman’s Land Army é criado para recrutar mulheres que possam trabalhar nos campos no lugar dos homens que estão na batalha. A história de três jovens e belas mulheres, diferentes entre si mas que se tornam amigas.

- Armas e Amores                                 
(Swing Shift, EUA, 1984, 150 min)
Dir: Jonathan Demme    Com: Goldie Hawn, Kurt Russell, Ed Harris
EUA, 1943. Kay é uma dona-de-casa que vê o marido ir embora para defender os aliados na Europa. Ela acaba aceitando um emprego em uma fábrica de aeronaves, e precisa lutar sua própria batalha contra os homens que estão lá, por respeito

- 1941 – Uma Guerra Muito Louca                      
(1941, EUA, 1979, 118 min)
Dir: Steven Spielberg   Com: John Belushi, Toshiro Mifune
1941. Sátira voraz à paranoia dos americanos relativa a uma hipotética invasão à terra do Tio Sam. Às vésperas do natal de 41, os californianos transformam Los Angeles em cenário de filme de terror, apavorados com um ataque surpresa dos nipônicos.

- Noivas de Tio Sam
(Stage Door Canteen, EUA, 1943, 132 min)
Dir: Frank Borzage   Com: Judith Anderson, Kenny Baker
Um jovem soldado de passagem por Nova York, visita o famoso Stage Door Canteen, onde estrelas famosas do teatro e filmes aparecem e comandam um centro de recreação para militares que estão de férias durante o combate na Europa.

- Desde Que Partiste
(Since You Went Away, EUA, 1944, 177 min)
Dir: John Cromwell   Com: Claudette Colbert; Jennifer Jones
1943. Anne Hilton não foi à guerra, mas tem seu próprio front. Tem que alugar um quarto para conseguir dinheiro. O marido Tim está combatendo e vira desaparecido. Uma de suas duas filhas está apaixonada por outro oficial que não parece que vai voltar.

- Neve Sobre os Cedros                        
(Snow Falling on Cedars, EUA, 1999, 127 min)
Dir: Scott Hicks       Com: Ethan Hawke, Youki Kudoh
Ilha de San Pedro, 1941. Em um julgamento, repórter tem recordações da adolescência: a mulher do acusado fora sua grande paixão de juventude. Ao investigar o caso, descobre um mistério sombrio por detrás do crime.

- Bem Vindos ao Paraíso
(Come See the Paradise, EUA, 1990, 138 min)
Dir: Alan Parker      Com: Dennis Quaid, Tamlyn Tomite
Seattle, 1936-41. O “caucasiano” Jack casa-se com Lily Kawamura.  Quando a guerra explode, a situação fica difícil. A família Kawamura se vê no meio da “realocação” dos nipo-americanos para campos de concentração, onde ficaram encarcerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...