quarta-feira, 28 de março de 2018

Guerra Fria muito quente na Coreia

Pra quem começou a achar que a guera fria seria só sobre espionagem, movimentos de xadrez, sombra nuclear, a Coreia foi mesmo um banho de água...fria. E nada como uma guerrinha tradicional pra mobilizar EUA e URSS pela primeira vez desde que deixaram de ser aliados contra Hitler. 

O pretexto foi a fronteira entre as duas Coreias, uma linha imaginária absurda que dividia o país entre comunista e capitalistas. Naquela brincadeira de quem pisca primeiro, o norte comunista invadiu o sul e tudo começou a girar...até que tudo acabou como começara. Na Coreia dividida até hoje, que tanto trabalha dá a todo o mundo. 

A guerra da Coreia trouxe novidades militares como os helicópteros e as unidades móveis médicas. Ambos estão presentes na comédia MASH, que ironicamente se passa nesse conflito, mas queria mesmo falar do Vietnã. É o cinema, sempre à frente. 


- O Suplício de uma Saudade

(Love Is a Many-Splendored Thing, EUA, 1955, 102 min)
Dir: Henry King       Com: William Holden, Jennifer Jones
Hong Kong, desde 1949. Jornalista americano correspondente de guerra, instalado em Hong Kong durante a Guerra da Coréia, se apaixona por médica mestiça. A legislação local não simpatiza com uniões de miscigenação. Explode a guerra.

- Muralha de Sangue
(One Minute to Zero, EUA, 1952)
Dir: Tay Garnett   com: Robert Mitchum, Ann Blyth
1950. Uma jovem idealista que trabalha para a ONU apaixona-se justamente por um militar americano prestes a detonar armamentos, na Guerra da Coreia. Ele precisa evacuar civis da zona de guerra, mas há guerrilheiros comunistas misturados no povo.

- Capacete de Aço
(The Steel Helmet, EUA, 1951, 85 min)
Dir: Samuel Fuller   Com: Steve Brodie, Robert Hutton
No primeiro filme feito sobre a guerra, um pelotão americano se rende aos norte-coreanos, mas os soldados são fuzilados sem dó. A sorte gera um sobrevivente, que libertado pelos coreanos do sul tenta voltar às linhas americanas.

- A Irmandade da Guerra
(Taegukgi Hwinalrimyeo, Cor, 2004, 140 min)
Dir: Kang Je-kyu   Com: Jang Dong-gun, Won Bin, Lee Eun-Ju
1950. Quando a Coreia do Norte envolve sua vizinha na guerra, uma família de sul-coreanos foge para a casa de parentes. No caminho, um deles precisa entrar para o exército e lutar. O irmão mais velho também se alista, para proteger o mais novo.

- Operação Chromite            
(In-cheon sang-ryuk jak-jeon, Kor, 2016, 111 min)
Dir: John H. Lee   Com: Liam Neeson, Sean R Dulake, Lee Jung-jae
Coreia, setembro de 1950. Quando as forças conjuntas do sul e dos EUA parecem prestes a perder a Guerra da Coreia, o Gen. MacArthur lança mão de uma cartada final, na Batalha de Incheon. Será grande ajuda para as tropas retomarem o controle de Seul.

- Baionetas Caladas              
(Fixed Bayonets!, 1951)
Dir: Samuel Fuller   Com: Richard Basehart, Gene Evans
1950. Os chineses atacaram o sul na Coreia, e o cabo Denno está cercado pela morte. Um a um, seus colegas de batalhão caem, até que ele se vê obrigado a assumir o comando, na retirada americana.

- Hino de uma Consciência   
(Battle Hymn, EUA, 1957)     
Dir: Douglas Sirk   Com: Rock Hudson, Anna Kashfi, Dan Duryea
Na Alemanha, o piloto Hess bombardeou um orfanato. Como penitência, resolve virar pastor, mas não parece muito bom no novo emprego. Volta para a ativa na Guerra da Coreia. Mas ao encontrar coreanos órfãos na região, ele conseguirá a redenção.

- Campo de Batalha
(Battle Circus, EUA, 1953, 90 min)
Dir: Richard Brooks   com: Humphrey Bogart, June Allyson
Coreia, 1952. Ruth é enfermeira do exército em uma unidade móvel hospitalar, na Coreia. Ela se apaixona por um major cirurgião da unidade. O romance floresce entre vítimas, ameaças do inimigo e evacuações de emergência, além de um segredo do passado.

- Raposa do Espaço
(The Hunters, EUA, 1958,  min)
Dir: Dick Powell    Com: Robert Mitchum, Robert Wagner
Coreia, 1952. Um piloto americano adere a um esquadrão sul-coreano cheio de colegas convencidos. No outro lado da guerra, os comunistas também têm seu “matador de aviões”. O americano encontra ainda espaço para o amor.

- As Pontes de Toko-Ri                         
(The Bridges at Toko-Ri, EUA, 1955, 103 min)
Dir: Mark Robson   Com: William Holden, Grace Kelly
Coréia, 1952. Advogado chamado de volta à ativa na marinha americana, contrariado. Para voltar a sua boa vida civil, ele terá antes que tomar parte na destruição das pontes de Toko-Ri, o que é fundamental para conter o comunismo, dizem seus superiores.

- Os Bravos Morrem de Pé
(Pork Chop Hill, EUA, 1959, 97 min)
Dir: Lewis Milestone      Com: Gregory Peck, George Peppard
Coréia, 1953. Enquanto a ONU procura coordena lento esforço de negociação infrutíferas em Panmunjon, soldados morrem no campo de batalha. O Ten. Clemons lidera um grupo que precisa tomar uma colina inútil, controlada pelos chineses comunistas.

- MacArthur, o General Rebelde
(MacArthur, EUA, 1977, 128 min)
Dir: Joseph Sargent   Com: Gregory Peck, Ed Flanders
Vida pública de Douglas MacArthur, desde a corregedoria em 1942 até sua demissão dez anos depois, no calor da Guerra da Coréia. Vemos a II Guerra, a restauração da dignidade no Japão e a luta contra os comunistas na Coreia, onde ele exagerou.  

- M.A.S.H.
(MASH, EUA, 1970, 112 min)
Dir: Robert Altman Com: Robert Duvall, Elliot Gould,Sally Kellerman
Coreia, anos 50. MASH é o Hospital Cirúrgico Móvel do Exército. Cirurgiões debochados encaram a guerra de forma cômica e transformam a base deles em um lugar onde a irreverência está sempre presente. Narrativa fragmentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...