quinta-feira, 29 de março de 2018

Rasga-se aos poucos a Cortina de Ferro


Essa é a clássica definição de "processo". Tudo acabou em Gorbatchov, glasnost, perestroika, mas o desgaste na Cortina de Ferro começou praticamente desde o início de sua existência. Stalin reprimiu várias tentativas de liberalização do regime. Mas a partir do fim dos anos 70, não havia mais dinheiro, condição cultural ou mesmo de repressão para segurar populações, revoltas, necessidades de conexão com o resto do mundo.

Filmes americanos ou ingleses a respeito são mínimos. E a repressão fez com que demorassem a aparecer os filmes do leste europeu retratando esses processos, com exceção de mestres como Andrej Wajda, na Polônia. Conseguimos aqui uma pequena lista.




- O Homem de Mármore
(Czlowiek z marmuru, Pol, 1977, 153 min)
Dir: Andrzej Wajda vvcom Tadeusz Lomnicki, Jerzy Radziwilowicz,
Polônia, 1976. Uma jovem de Cracóvia olha para o passado. Birkut era um herói do proletariado. Para fazer um filme, fala com os amigos e a ex-mulher dele. O estilo da moça enerve seu supervisor, que tenta cancelar o projeto alegando falta de orçamento. 


- O Homem de Ferro
(Czlowiek z Zelaza, Pol, 1981, 153 min)
Dir: Andrzej Wajda   Com: Jerzy Radziwilowicz, Krystyna Janda
Polônia, 1980. Mais relação entre os líderes sindicais com os mandachuvas políticos do regime comunista local, e a dificuldade que a mídia encontrava de fazer algum tipo de cobertura independente no assunto.

- Walesa
(Walesa. Czlowiek z nadziei, Pol, 2013, 127 min)
Dir: Andrzej Wajda Com: Robert Wieckiewicz, Agnieszka Grochowska
Biografia do líder sindicalista polonês que enfrentou a ditadura comunista e promoveu uma revolução pacífica, mas de difícil luta, no país. Foco maior nos anos 70, a fundação do Solidariedade e a transição para a disputa por poder nos anos 80.

- Os Deuses
(Bogowie, Pol, 2014, 120 min)
Dir: Lukasz Palkowski   Com: Tomasz Kot, Piotr Glowacki
Polônia, anos 80. O cirurgião Zbigniew Religa luta para conseguir fazer a primeira cirurgia de transplante de coração no país. Algo já comum em muitos outros países. Tem que lutar contra a infraestrutura falida e a burocracia política do regime comunista.

- Complô Contra a Liberdade
(To Kill a Priest, EUA/Fr, 1988, 117 min)
Dir: Agnieszka Holland   Com: Christopher Lambert, Ed Harris
Polônia, anos 80. Vida do padre Jerzy Popieluszko. Na época, o sindicato Solidariedade e o movimento sindical desafiavam o governo local pró-URSS. O padre chega a desafiar a lei marcial para continuar angariando simpatizantes pró-Solidariedade.

(Kolya, Che, 1996, 105 min)

Dir: Ján Sverak        Com: Zdenek Sverák, Andrei Chalimon
Tchecoslováquia, 1988. Demitido da Orquestra de Praga, o violoncelista Louka ganha a vida tocando sua música em funerais e dando aulas. Casa-se por dinheiro com a sobrinha de um coveiro, que pode assim permanecer em Praga. Mas a moça tem planos.

- Contos da Era de Ouro
(Amintiri din epoca de aur, Rom, 2009,   min)
Dir: Cristian Mungiu, Ioana Uricaru Com Diana Cavalioti, Radu Iacoba
Romênia, anos 80. Lendas urbanas do país antes da era da revolução que pôs fim ao governo ditador de Ceaucescu. Situações irônicas e sinistras sobre a fase em que o comunismo morria mas não sabia.

- Chuck Norris vs Communism             
(Chuck Norris vs Communism, Rom/Ale/Ing, 2015, 78 min)
Dir: Ilinca Calugareanu
Romênia, 1980s. Documentário que mostra como milhares de cópias de filmes penetravam pela Cortina de Ferro e chegavam à Bucareste para concorridas sessões com os romenos. Uma corajosa tradutora e o mercado negro de VHS se destacam.

- A Leste de Bucareste
(12:08 East of Bucharest, Rom, 2006, 88 min)
Dir: Corneliu Porumboiu    Com: Mircea Andreescu, Teodor Corban 
Romênia, 2005. No Natal, faz 16 anos que a revolução derrubou o ditador Ceaucescu. Em uma pequena cidade, diversos moradores em sua rotina se perguntam se houve mesmo uma revolução, para eles naquele lugar.











- A Vida dos Outros               
(Das Leben der Anderen, 2006)            
Dir: Florian von Donnersmarck   com Ulrich Mühe, Sebastian Koch
Alemanha Oriental, 1984. A Polícia Secreta comunista grampeia intelectuais, entre eles um dramaturgo e sua esposa. Wiesler é um oficial dessa Stasi que usa escutas e técnicas de interrogatório. Aos poucos, percebe o efeito que seu trabalho tem na vida dos outros.

- Adeus, Lenin
(Good Bye Lenin!, Ale, 2003, 121 min)
Dir: Wolfgang Becker    Com: Daniel Brühl, Katrin Saß
Alemanha, 1989. Alexander, mora na Berlim dividida, e participa de um dos protestos contra o governo. O tiro saiu pela culatra, já que a mãe tem um enfarto ao ver o filho apanhar da polícia. O muro cai, vem a unificação, eleições livres e a mãe finalmente acorda.

- Guerreiros Búfalo
(Buffalo Soldiers, Ing/Ale, 2001, 99 min)
Dir: Gregor Jordan    Com: Joaquin Phoenix, Anna Paquin
Alemanha Ocidental, 1989. A queda do muro não altera só o perfil dos comunistas. Soldados americanos também ficam em posição curiosa com o novo mundo, e caem em práticas pra lá de duvidosas. Um novo e experiente oficial terá que quebrar essas “tradições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...