sexta-feira, 9 de março de 2018

II Guerra: EUA, cutucados com vara curta (bad idea)

Da série: péssimas ideias que geraram péssimos resultados. A verdade é que tudo ia bem para o Eixo (ou pelo menos Alemanha/Itália) até dezembro de 41, quando os "japs" resolveram arrasar Pearl Harbor. O "dia que viverá como infame" (presidente Roosevelt) mudou tudo em poucos meses.

Demoraria para os EUA se organizarem pela surpresa do ataque, mas Inglaterra e França quase comemoraram o episódio. O equilíbrio de forças tinha mudado de lado, como já ocorrera na I Guerra, com a entrada tardia dos americanos. Nem todo mundo aprende com a história né...



- Paralelo 49
(49th Parallel, EUA/Ing, 1941, 123 min)
Dir: Michael Powell   Com: Leslie Howard, Laurence Olivier
Canadá, 1940. Um submarino alemão que espionava a costa do Canadá sofre uma explosão. A tripulação nazista tem que descer. A intenção é penetrar em território americano, já que, ao contrário do Canadá, os EUA ainda são neutros na guerra.

- Sangue Sobre o Sol
(Blood on the Sun, EUA, 1945, 90 min)
Dir: Frank Lloyd   Com: James Cagney, Sylvia Sidney
1940. Nick Condon é um repórter trabalhando no Japão, que escreve uma história sobre o expansionismo e a vontade do Japão de dominar o mundo. Os japoneses percebem que ele pode ter informações importantes em mãos. Hora de chamá-lo.


- Garras Amarelas
(Across the Pacific, EUA, 1942, 97 min)
Dir: John Huston    Com: Humphrey Bogart, Sydney Greenstreet
1941. Os EUA ainda são neutros. Mas Rick Leland se vê envolvido em eventos de espionagem da embarcação, que sai de Halifax rumo a Yokohama via Canal do Panamá. Descobrir que os japoneses estão tramando um ataque surpresa ao Canal. Um quase Pearl Harbor.

- A um Passo da Eternidade
(From Here to Eternity, EUA, 1953, 118 min)
Dir: Fred Zinnemann    Com: Montgomery Cliff, Burt Lancaster
Havaí, 1941. Romance que tem como pano-de-fundo os dias que precedem a invasão japonesa em Pearl Harbor. Prewtt é um bom recruta. Seu sargento se envolve com a esposa do próprio capitão. Tudo mudará com o bombardeio surpresa à tranquila base.

- Pearl Harbor
(Pearl Harbor, EUA, 2001, 183 min)
Dir: Michael Bay     Com: Ben Affleck, Josh Hartnett
Triângulo amoroso entre dois pilotos de caças/amigos de infância e a enfermeira Evelyn. A situação esquenta justo na véspera do ataque japonês, que pega a base de surpresa. Todos terão que deixar problemas pessoais de lado e enfrentar a dureza da guerra.

- Tora! Tora! Tora!
(Tora! Tora! Tora!, EUA/Jap, 1970, 144 min)
.Com: Martin Balsam, So Yamamura, Joseph Cotten, Tatsuya Mihashi
Outra vez o ataque a Pearl Harbor. Esse filme traz também as razões, estratégias e ações japonesas no episódio. Vemos o número de oportunidades clamorosas que os EUA perderam de prever, evitar e se prepararem para o ataque iminente.

- Forja de Heróis
(Air Force, EUA, 1943,  min)

Em grande coincidência, 7 aviões bombardeiros americanos viajam da Califórnia ao Havaí em 06/12/41. Chegam a Pearl Harbor na mesma manhã dos japoneses, e já estão prontos a lutar. Mais tarde a unidade ajudaria em Wake Island e nas Filipinas.


- Rumo a Tóquio
(Destination Tokyo, EUA, 1943, min)
Dir: Delmer Daves.  Com: Cary Grant, John Garfield
1942. Após, Pearl Harbor, submarino americano cheio de marinheiros dispostos a lutar embarca com missão secreta. O objetivo será passar desapercebido, plantar um espião e sondar o território para a missão aérea do Tem. Doolittle, que está sendo preparada.

- Trinta Segundos Sobre Tóquio
(Thirty Seconds Over Tokyo, EUA, 1944, 138 min)
Dir: Marvin LeRoy  Com: Spencer Tracy, Van Johnson
1942. Preparação e execução do primeiro bombardeio norte-americano sobre o coração da capital japonesa. O Ten. Doolittle comandou a missão, 131 dias após o ataque a Pearl Harbor. Os pilotos não sabem o conteúdo da missão até a hora de executá-la.


- Mais Forte que a Vida
(The Purple Heart, EUA, 1944, 99 min)
Dir: Lewis Milestone   com: Dana Andrews, Richard Conte
1942. Durante o ataque a Tóquio, um dos pilotos do Ten. Doolittle é abatido e capturado. Comerá o pão que o diabo amassou na mão dos orientais, e passará por uma humilhação final: o julgamento por crimes de guerra. Há poucas dúvidas sobre o veredicto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...