sexta-feira, 9 de março de 2018

II Guerra: URSS - Ocidente deve 1 bilhão de vodcas

A entrada dos EUA na guerra foi fundamental, mas foram os soviéticos que deram o maior trabalho a Hitler. Durante muito tempo, o front russo foi o único sério para os alemães, que tiveram que colocar seus recursos rumo a Moscou. Por um tempo, parecia que haveria sucesso. Mas em Stalingrado tudo parou, talvez a batalha mais importante de toda II Guerra.

O cinema soviético ajuda a contar essa história, ainda que de seu jeito diferente do que estamos acostumados por aqui. Não faltam heróis, como sempre, na cultura russa. Uma semelhança à americana. Foram os dois países que saíram fortes da guerra, dando ao mundo os novos capítulos de sua história.



- Katyn   
(Katyn, Pol, 2007, min)
Dir: Andrzej Wajda    Com Andrzej Chyra, Maja Ostaszewska
Polônia, 1940. O país fora invadido por alemães de um lado e soviéticos de outro. Na floresta de Katyn, os comunistas executam 10 mil prisioneiros locais, entre soldados e cidadãos comuns. Foi a maior barbaridade individual da II Guerra.


- A Batalha de Sebastopol
(Bitva za Sevastopol, Rus/Ucr, 2015, 117 min)
Dir: Sergey Mokritskiy    Com: Yuliya Peresild,Evgeniy Tsyganov
Ucrânia, URSS. A jovem Pavlichenko é ótima de tiro, e isso a leva ao front. Os alemães avançam, os soviéticos estão a perigo em 1941. Ela mira em tanques e comandantes. Acaba impressionando até os americanos. O filme não mostra nenhuma batalha.

- O Destino de Um Homem
(Sudba cheloveka, URSS, 1959, 103 min)
Dir: Sergey Bondarchuk    Com: Sergey Bondarchuk, Pavel Boriskin
Um militante comunista que lutou desde a guerra civil de 1922 conta sua experiência trágica na II Guerra. Capturado pelos nazistas, consegue finalmente escapar, apenas para saber que a maior parte de sua família morreu num bombardeio.

- Auroras Nascem Tranquilas
(A Zori Zdes Tikhie, URSS, 1972, 158 min)
Dir: Stanislav Rostotsky   Com: Andrey Martynov, Irina Dolganova
1941, noroeste da Rússia. A área próxima à Finlândia é calma, mas lá é instalado um ponto de artilharia antiaérea. Um soldado treina jovens mulheres, até que uma delas avista paraquedistas alemães. Os nazistas parecem vir em bom número.


- Quando a Neve Volta a Cair
(Days of Glory, EUA, 1944, 86 min)
Dir: Jacques Tourneur   Com: Tamara Toumanova, Gregory Peck
Rússia, 1941. A invasão alemã à Rússia vai caminhando bem. O Exército Vermelho bate em retirada deixando guerrilhas para trás. Em um desses grupos, temos a improvável presença da bailarina Nina. A guerrilha tem poucas chances mas vai lutar até o fim.

- Leningrado
(Attack on Leningrad, Ing/Rus, 2009, 110 min)
Dir: Aleksandr Buravskiy   Com: Mira Sorvino, Armin Mueller-Stahl
Rússia, 1941. Quando os alemães abriram o front soviético, logo cercaram Leningrado. Uma jornalista fica para trás e tem que sobreviver na cidade fantasma. Será ajudada por uma policial local. Enquanto isso, a Alemanha não consegue tomar a cidade de vez.


- A Estrela do Norte
(The North Star, EUA, 1944, 108 min)
Dir: Lewis Milestone   Com: Anne Baxter, Dana Andrews
Ucrânia, 1941. Tranquila vila ucraniana entra em choque depois de ataques de aviões alemães. É o começo da ação nazista na URSS. A vila é ocupada, e os homens sobem para as colinas, para organizar uma resistência. Um médico nazista dará nova dimensão ao terror.

- A Balada do Soldado
(Ballada o Soldate, URSS, 1959, 89 min)
Dir: Grigori Chukhraj   Com: Vladimir Ivashov, Zhanna Prokhorenko
Rússia, 1942. Alyosha ganha alguns dias de descanso com a mãe como prêmio por heroísmo no campo de batalha. No trem, ele se apaixona por Shura, que está indo visitar a tia.


- Círculo de Fogo
(Enemy at the Gates, EUA/Ing/Ale/Irl, 2001, 131 min)
Dir: JeanJaques Annaud   Com: Jude Law, Ed Harris, Joseph Fiennes
Rússia, 1942. Soldados russos defendem Stalingrado dos alemães, à margem do Rio Volga. Faltam armas e suprimentos. Vassili Zaitsev vira herói quando um político o converte no centro da campanha de propaganda do Exército Vermelho. Virará alvo dos nazistas.

- Stalingrado - A Batalha Final                             
(Stalingrad, EUA, 1993, 140 min)
Dir: Joseph Vilsmaier Com: Dominique Horwitz, Thomas Kretschman
1942. Sob o ponto-de-vista do front alemão na famosa batalha de Stalingrado, o filme mostra os motivos que levaram à derrota nazista neste que foi um dos momentos mais decisivos da guerra. Arrogância vira covardia em pouco tempo.

- Neve Ardente
(Goryachiy Sneg, URSS, 1972, 105 min)
Dir: Gavriil Egiazarov   Com: Georgiy Zhzhenov, Anatoli Kuznetsov
Novembro de 1942. À beira do Rio Volga, 300 mil alemães ainda cercam Stalingrado. O exército soviético tem como tática evitar que 400 tanques se juntem a esse contingente, e para isso decidem proteger o Rio Mishkova. Desse esforço pode depender a batalha.

- A Cruz de Ferro                   
(Cross of Iron, Ing/Ale/Iug, 1977, 119 min)
Dir: Sam Peckinpah   Com: James Coburn, Maximilian Schell
1942. Mais uma vez perspectiva alemã, depois da acachapante derrota no front soviético. Steiner, um oficial ganhador da Cruz de Ferro, acha que deve lealdade a seus colegas de luta, não a Hitler e a máquina de guerra alemã.  Entrará em choque com seu superior.


- Vá e Veja
(Idi i smotri, URSS, 1985, 136 min)
Dir: Elem Klimov   Com Aleksei Kravchenko, Olga Mironova
1943. Um jovem bielo-russo acha um rifle antigo durante a II Guerra, e decide entrar para o exército soviético. O timing não é bom. As tropas vermelhas estão mal equipadas e enfrentando os nazistas no front oriental. Perderá a inocência diante de tanto terror.

- Amar e Morrer
(A Time to Love, a Time to Die, EUA, 1958, 132 min)
Dir: Douglas Sirk    Com: John Gavin, Liselotte Pulver
Rússia, 1944. Uma companhia de soldados alemães no front soviético está cansada da situação ruim. O soldado Graeber ganha uma licença. Encontra Elizabeth, filha de um prisioneiro político. Tentam juntos achar sanidade, e quem sabe, amor.


- 1944
(1944, Est, 2015, 95 min)
Dir: Elmo Nüganen     Com Marko Leht, Maiken Schmidt
Estônia, 1944. O país inicialmente invadido por Stalin, acabou ocupado pelos nazistas. Agora os soviéticos parecem certos da vitória e de uma nova invasão. Estonianos lutam dos dois lados, especialmente pelo controle da capital Talin.

- Bombardeiros Infernais     
(Torpedonostsy, URSS, 1983
Dir: Semyon Aranovich   Com: Rodion Nakhapetov, Alexei Zharkov
Rússia, 1944. Docu-drama mostrando relatos verdadeiros das vidas dos pilotos na força aérea russa durante a II Guerra. A unidade retratada foi a primeira soviética a penetrar as defesas alemãs e bombardear Berlin, sem a perda de uma única aeronave.


- A Queda de Berlim
(Padeniye Berlina, URSS, 1950, 151 min)
Dir: Mikheil Chiaureli   Com: Mikheil Gelovani, Boris Andreyev
O jovem Alexei luta bravamente na batalha de Stalingrado, para deleite do líder soviético mostrado como o “pai do povo”. Vencida a batalha contra os alemães, Alexei será mais um instrumento de Stalin na cruzada para chegar a Berlim e a Hitler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...