sexta-feira, 9 de março de 2018

II Guerra: Não Esqueçam da África

A guerra é mundial. Mas no ocidente tudo gira em torno do território europeu. O front da África não é fundamental pelo continente em si, mas porque quem dominar o norte domina o acesso ao Mediterrâneo, estratégico. Com isso, ninguém invade a Europa nazista pelo sul.

A prova disso é que Hitler colocou ali seu melhor general, Rommel, a raposa, talvez o melhor estrategista de toda a guerra, respeitado por todos os aliados. Rommel dominou os desertos com pouquíssimos recursos o quanto pode. Quando os aliados apertaram, inclusive com ajuda americana, as coisas ficaram difíceis pra ele.


- Timbuktu             
(Timbuktu, EUA, 1958,
Dir: Jacques Tourneur   Com: Victor Mature, Yvonne De Carlo
Timbuktu, África do Saara, 1940. O Cel. Dufort chega para assumir o forte francês. A guerra com os alemães enfraqueceu as tropas. Uma rebelião local organizada por um curandeiro e um americano que trafica armas na região complicam o cenário.

- Casablanca                          
(Casablanca, EUA, 1943, 102 min)
Dir: Michael Curtiz   Com: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman
Marrocos, 1941. Rick é um americano cínico e neutro, dono de café popular em Casablanca. Na cidade, pessoas de todo tipo disputam vistos de saída. Chega Victor Laszlo, líder da resistência francesa, procurado pelos alemães. Ele vem com o amor da vida de Rick.

- O Entardecer
(Sundown, EUA, 1941, 90 min)

1941. Os britânicos precisam de toda ajuda que podem conseguir no combate aos nazistas no norte da África. Quando identificam uma misteriosa e exótica mulher entre os nativos, fazem um alistamento compulsório para tê-la na campanha.

- Aliados
(Allied, EUA/Ing, 2016, 124 min)
Dir: Robert Zemeckis   Com Brad Pitt, Marion Cotillard
Casablanca, 1942. Um oficial de inteligência canadense e uma líder da resistência francesa tem a missão de matar o embaixador alemão. Antes de executar a tarefa, o casal se apaixona. O sucesso vem, e ambos enfrentarão outra fase da guerra em Londres.

- Cinco Covas no Egito          
(Five Graves to Cairo, 1943)
Dir: Billy Wilder   Com Franchot Tone, Anne Baxter
Egito, 1942. O general Rommel está dando as cartas no norte da África, e um prisioneiro fica para trás na retirada às pressas dos britânicos. Ele arruma refúgio em um hotel legal, mas teme a chegada das tropas nazistas.


- A Cinco Passos da Morte
(Sea of Sand, Ing, 1958, 97 min)
Dir: Guy Green   Com: Richard Attenborough, John Gregson
1942. Um pequeno grupo do exército britânico precisa destruir um depósito de combustível alemão, como preparação para uma grande ofensiva aliada no norte da África - El Alamein. Percebem grande número de tanques inimigos e tentam informar sua base.

- Ratos do Deserto                
(The Desert Rats, The, EUA, 1953, 88 min)
Dir: Robert Wise    Com: James Mason, Richard Burton
1942. A famosa batalha de Tobruk em que o General Rommel esteve no comando. Rommel tem os aliados em posição defensiva, e marcha para o Canal de Suez. Os australianos resistem aos ataques alemães em Tobruk, mas a situação aliada é difícil.

- Raposa do Deserto                             
(The Desert Fox, EUA, 1951, 88 min)
Dir: Henry Hathaway   Com: James Mason, Cedric Hardwicke
1942. Biografia parcial de Rommel. Concentra-se mais na sua fase de recuada no front africano, seguida de sua esperada demissão por decreto governamental. Mostra o General como estrategista de mão cheia, admirado por seus homens e pelo inimigo.


- Tobruk                 
(Tobruk, EUA, 1967, 107 min)
Dir: Arthur Hiller    Com: Rock Hudson, George Peppard
1942. O Gen. Rommel avança pelo Norte da África rumo ao Egito. Há na região uma força especial do exército britânico composta por judeus alemães. Eles têm uma missão suicida cujo objetivo é chegar a Tobruk, e cortar a cadeia de suprimentos de Rommel.

- Sahara
 (Sahara, EUA, 1943,  min)
Dir: Zoltan Korda   Com: Humphrey Bogart, Bruce Bennett
1942. O sargento Gunn lidera uma unidade de tanques meio inútil, após a queda de Tobruk para os alemães. Os tanques vão pegando soldados aliados pelo caminho. Eles e os alemães parecem mais interessados em brigar por água do que pelo território.

- Amargo Triunfo
(Bitter Victory, EUA/Fr, 102 min)
Dir: Nicholas Ray   Com: Richard Burton, Curd Jurgens
Um oficial britânico precisa liderar um comando contra a base alemã de Rommell, para roubar documentos. Seu segundo em comando já teve um caso com sua esposa. O oficial hesitará, ainda que a missão não termine um fracasso.

- El Alamein
(El Alamein - La linea del fuoco, Ita, 2002, 117 min)
Dir: Enzo Monteleone   Com: Paolo Briguglia, Pierfrancesco Favino
1942. Um universitário italiano se alista ara lutar com os aliados no norte da África. A Batalha de El Alamein está em vista. Até então, Rommel vem avançando bem com as tropas alemãs. No sul do Egito, onde está, a fome, o tédio e o calor dão as cartas

- Também Somos Seres Humanos
(The Story of G.I. Joe, EUA, 1945, min)
Dir: William Wellman.  Com Burgess Meredith, Robert Mitchum
Tunísia, 1943. O correspondente de guerra Ernie Pyle acompanha o Company C, 18th Infantry, unidade americana que ruma do Norte da África para a Itália, brigando palmo a palmo com os nazistas. Desenvolve o perfil de vários recrutas.

- Patton, Rebelde ou Herói
(Patton, EUA, 1970, 170 min)
Dir: Franklin J.Schaffner         Com: George C. Scott, Karl Malden
Norte da África e Europa, de 1943 a 1945. Biografia do General americano que comandou as batalhas no Norte da África e depois Europa. Patton corta a bagunça das tropas, derrotadas na Tunísia, e impõe nova cultura. À moda antiga, marcha sobre Rommell.


- O Paciente Inglês
(The English Patient, EUA, 1996, 160 min)
Dir: Anthony Minghella   Com: Ralph Fiennes, Kristin Scott-Thomas
Itália e Egito, 1930-45. História do Conde Almasy, nobre húngaro que se apaixonou durante a guerra por uma inglesa casada. Ele a conta para uma enfermeira, ainda durante a guerra. A moça já teve muitas perdas durante o conflito, e tenta um novo amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...