sexta-feira, 2 de março de 2018

EUA pré-II Guerra: Imigrantes, gângsters, calote, paz e amor

Tendo resolvido sua questão de expansão para o oeste e fim da escravidão, os EUA ainda tinham alguns melhoramentos internos para colocar as manguinhas de fora e lutar pela pole position mundial. Para isso, algumas coisas bizarras tiveram que se acomodar. Gângsters como Scarface ou O Poderoso Chefão tiveram que conviver com a Lei Seca - se você consegue imaginar aquelas cenas tensas estilo Corleone sem nada pra beber. Ou o afogamento de mágoas no crash da bolsa de 1929.

O fundamental, porém, foi ficar fora do cenário de brigas e disputas em que a Europa entrou na virada do século. Os EUA, tão malucos por uma guerrinha, viraram hippies. Nada de envolvimento em grandes conflitos, a mesmo que extremamente necessário. Acabaram brigando só quando muito provocados, e em terreno distante. Foi a deixa para ultrapassar todo mundo no final da reta.


- Era Uma Vez na América
(Once Upon a Time in America, EUA/Ita, 1984, 269 min)
Dir: Sergio Leone    Com Robert De Niro, James Woods
Quarenta anos da primeira metade do século na vida de gângsters judeus de Nova York. Na infância, os tempos gloriosos da Lei Seca. Os anos difíceis da depressão, a escalada das atividades criminais na direção da Máfia, até finalmente o reencontro nos anos 60.


                América, o paraíso?

- Gangues de Nova York
(Gangs of New York, EUA, 2002, 166 min)
Dir: Martin Scorsese  Com: Daniel Day Lewis, Leonardo DiCaprio
1846 a 1863. O filme conta como as gangues de imigrantes irlandeses e italianos surgiram e fincaram pé na cidade de Nova York. Enquanto o oeste ainda se formatava, o leste já vivia uma época de imigração de várias partes do mundo.

- Terra de um Sonho Distante                                             
(America, America, EUA, 1963, 150 min)
Dir: Elia Kazan   Com Frank Wolff, John Marley
1890s. Na Turquia, os gregos vivem dias de opressão. Para conseguir dinheiro, um pai manda seu filho à Constantinopla. Só que o sonho do filho é ir para a América. Ingenuidade e estupidez serão compensadas por uma importante amizade.

- O Poderoso Chefão II
(Godfather, Part II, EUA, 1974, 200 min)
Dir: Francis Ford Coppola       Com: Al Pacino, Robert De Niro
Enquanto Michael Corleone constrói seu império da máfia no presente, vemos em flashback seu pai Michael na Sicília. No começo do século, ele emigra para Nova York, onde rapidamente sobe na escala do crime organizado americano.

- Avalon
(Avalon, EUA, 1990, 126 min)
Dir: Barry Levinson     Com: Armin Mueller-Stahl, Aidan Quinn
1900s. Na Polônia, a família Krichinski acredita que há uma terra prometida do outro lado do Atlântico. Ser judeu na Europa é um incentivo ainda maior a emigrar. Baltimore é a cidade escolhida para três gerações de parentes colocarem à prova o sonho inicial.

                Gângsters e Lei Seca

- Os Intocáveis                                                      
(The Untouchables, EUA, 1987, 119 min)
Dir: Brian De Palma   Com: Kevin Costner, Robert De Niro
No final dos anos 20, Chicago é uma cidade sem lei, dominada por gângsteres que traficam a bebida e controlam seu comércio, apesar da Lei Seca. Um grupo de agentes federais é colocado no circuito, para tentar conter Al Capone e cia. No comando está Elliot Ness.

- Scarface, a Vergonha de uma Nação
(Scarface, EUA, 1932, 93 min)
Dir: Howard Hawks    Com Paul Muni, Ann Dvorak
Um ambicioso e incrivelmente violento gangster começa de baixo, mas consegue subir a escada do sucesso na máfia intimidando seus adversários. Sua fraqueza trará sua queda. Retrato realista do mundo gângster dos anos 20.


- G Men Contra o Império do Crime
(G-Men, EUA, 1935,  min)
Dir: William Keighley    Com: James Cagney, Ann Dvorak
Ainda que criado em 1908, o famoso FBI era no início um órgão mal aparelhado e com pouca autonomia. O filme mostra essa mudança nos anos 30. Foi promovido pelo governo, que não curtia a glorificação dos gângsters em tantos outros filmes da época.

- Inimigos Públicos
(Public Enemies, EUA, 2009, 140 min)
Dir: Michael Mann   Com Johnny Depp, Christian Bale
Chicago, 1930s. Os policiais federais americanos tentam a todo custo conter os famosos criminosos John Dillinger, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd. O agente Purvis não só comanda essa difícil missão, mas tem que se preocupar com a imagem de seu FBI.

                Crise de 29, Depressão e New Deal

- O Dia em que a Bolsa Estourou
(The Day the Bubble Burst, EUA, 1982, 180 min)
Dir: Joseph Hardy   Com: Franklin Cover, Richard Crenna
EUA, 1929. Recriação da quebra do mercado de ações em 29 de outubro. Há um corretor da bolsa atolado em dívidas, um grupo de falsificadores de alto nível, um casal louco para arrumar marido rico para a filha e os que pressentem o colapso, mas não se mexem.

- As Vinhas da Ira                  
(Grapes of Wrath, EUA, 1940, 128 min)
Dir: John Ford         Com: Henry Fonda, Jane Darwell
Anos 30. Uma família de agricultores de baixa renda, em plena depressão americana, se vê obrigada a abandonar as terras paradas em Oklahoma, em busca do sonho de melhor vida na Califórnia. Quando finalmente conseguem, percebe-se a ilusão.

- A Luta Pela Esperança
(Cinderella Man, EUA, 2005, 144 min)
Dir: Ron Howard    Com Russell Crowe, Renée Zellweger
A carreira de James Braddock no boxe está encerrada. Pelo menos na visão de todos. Ele vive a depressão como milhões de outros americanos. Mas a honra e o amor por sua família trarão uma última chance de redenção.

- Bonnie & Clyde - Uma Rajada de Balas
(Bonnie & Clyde, EUA, 1969, 111 min)
Dir: Arthur Penn     Com: Warren Beatty, Faye Dunaway
História romanceada da vida da famosa dupla de ladrões que perambulou pelo sul americano durante a depressão. Clyde acaba de sair da prisão por roubo à mão armada quando testemunha Bonnie roubando o carro da própria mãe. A dupla parece perfeita.

- Esta Terra É Minha Terra                   
(Bound For Glory, EUA, 1976, 147 min)
Dir: Hal Ashby   Com: David Carradine, Ronny Cox
História do cantor Woody Guthrie. No começo, ainda não como artista. Tem que abandonar a família no Texas, e pegar carona com agricultores que rumam para a sonhada Califórnia. Lá encontrará histórias parecidas. Gente que lota acampamentos de famintos.

- Dez Passos Imortais
(Sunrise at Campobello, EUA, 1960, 150 min)
Dir: Vincent J. Donehue   Com: Ralph Bellamy, Greer Garson
1921. Aos 40 anos, o político Franklin Roosevelt descobre ter poliomielite. O sonho da presidência, até então real parece acabado. Mas com o apoio da família – em especial da esposa – ele dará a volta por cima já na Convenção Democrata de 1924.

- Um Final de Semana em Hyde Park
(Hyde Park on Hudson, Eua/Ing, 2012, 94 min)
Dir: Roger Michell   Com Bill Murray, Laura Linney, Samuel West
1939. O presidente Roosevelt sabe que a guerra na Europa virá, mas tem problemas internos e um caso esquisito com uma prima distante. Recebe, em final de semana, o Rei George VI da Inglaterra. A relação EUA-Grã-Bretanha terá um momento importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...