sexta-feira, 9 de março de 2018

II Guerra: Um povo louco pra virar a casaca.

Se o mediterrâneo era importante do ponto de vista da África, o mesmo valia pra seu lado oposto. A Grécia, por exemplo, e até a ilha de Malta. Mas era a Itália, obviamente, o país-chave dessa rota.

Enquanto os italianos eram fascistas e faziam parte do Eixo, em algum momento o feitiço de Mussolini parou de funcionar. Quando os americanos começaram a invadir a bota pelo sul, encontraram muito apoio da população local, cansada do regime e pobreza locais. Não demorou muito mais para até o exército italiano começar a ratear. Foram as tropas nazistas alemãs que fizeram obstáculo duro aos aliados.

A prova maior disso é que Roma, capital do maior país aliado de Hitler, ter sido "libertada" pelos aliados na terminologia da guerra. Não faz lá grande sentido e você pensar em como as coisas começaram. Mas a guerra no geral não faz sentido.

Uma boa seleção de filmes italianos, e até a participação dos brasileiros, abaixo.



- Mediterrâneo                     
(Mediterraneo, It, 1991, 96 min)
Dir: Gabriele Salvatore   Com: Claudio Bigagli
Grécia, 1941. Navio italiano desembarca um grupo de soldados em uma pequena ilha do Mar Egeu. A missão do divertido grupo, cujo navio foi afundado pelos ingleses, será patrulhar a região. Só que as cidades são desertas, e a tropa vai mesmo é relaxar.


- O Capitão Corelli
(Captain Corelli's Mandolin, EUA/Ing/Fr, 2001, 131 min)
Dir: John Madden Com: Nicolas Cage, Penélope Cruz
Grécia, 1941. Na Grécia ocupada pelos italianos, Pelagia é uma mulher inteligente que despreza os soldados que marcham sobre seu país. Seu namorado é da Resistência. O Capitão Corelli testará a antipatia da moça com os italianos.


- Os Heróis de Malta
(The Malta Story, Ing, 1953, 103 min)
Dir: Brian Desmond Hurst  Com Alec Guinness, Jack Hawkins
1942. O Eixo certamente gostaria de tirar Malta das mãos dos britânicos, já que a ilha é muito importante para linhas de suprimentos. A luta das forças aéreas de Inglaterra e Alemanha pode decidir mais essa batalha.

- Os Canhões de Navarone
(The Guns of Navarone, EUA, 1961, 158 min)
Dir: J.Lee Thompson   Com: Gregory Peck, David Niven
Grécia, 1943. A Grécia é controlada pela Alemanha, mas faltam duas pequenas ilhas estratégicas, Kheros e Creta. Às tropas aliadas que estão na região, a única chance de escapar é fugir pelo mar por um canal em Kheros. Ele é vigiado por dois colossais canhões.


- Perigo nas Sombras
(Ill Met by Moonlight, Ing, 1957, 100 min)
Dir: Michael Powell   Com‎: ‎Dirk Bogarde‎; ‎Marius Goring
1944. Na ilha de Creta, o major Paddy Fermor, que comanda um grupo de agentes britânicos trabalhando em colaboração com a resistência local, tenta um golpe desmoralizador sobre os nazis: o rapto do general Kreipe, comandante de uma divisão Panzer.

- O Homem que Nunca Existiu
(The Man Who Never Was, Ing, 1956, 103 min)
Dir: Ronald Neame   Com: Clifton Webb, Gloria Grahame
1943. Os aliados planejam invadir a Itália, e parte do plano pressupõe convencer os alemães a enfraquecerem as tropas na região. O recrutado será um cadáver com documentos, que se encontrado pode dar pistas de uma falsa invasão via Grécia.

- O Escarlate e o Negro                        
(The Scarlet and the Black, EUA, 1983, 156 min)
Dir: Jerry London    Com: Gregory Peck, Chritopher Plummer
Roma, 1943. O Monsenhor O'Flaherty tornou-se conhecido por resgatar e dar refúgio a dezenas de prisioneiros de guerra que escapavam da Gestapo. Pilotos abatidos em pleno voo, famílias que lutavam em casa pela resistência, e muitos outros.


- O Segredo de Santa Vitória               
(The Secret of Santa Vittoria, EUA, 1969, 139 min)
Dir: Stanley Kramer. Com Anthony Quinn, Anna Magnani
1943. Bombolini é um bêbado na pequena vila de vinho, Santa Vittoria. Quando chega a notícia de que o governo fascista se rendeu, é confundido com o novo líder local. Mas os alemães pretendem invadir a cidade, e roubar todo o vinho.


- De Crápula a Herói
(Il Generale Della Rovere, It/Fr, 1959, 132 min)
Dir: Roberto Rossellini. Com Vittorio de Sica, Hannes Messemer.
1943. Grimaldi não tem escrúpulos. Finge ser coronel para poder se aproveitar financeiramente das famílias dos presos e mortos por nazistas. A Gestapo o pega. Só continuará vivo fingindo ser líder da Resistência, mas denunciando seus colegas aos alemães.

- Paisà
(Paisà, It, 1946,  min)
Dir: Roberto Rossellini   Com Carmela Sazio, Maria Michi
Seis episódios ilustram a invasão aliada à Itália, desde o desembarque na Sicília em 1943, até a chegada em Veneza, em 1944. Em um deles, uma enfermeira americana cruza o rio Arno sob fogo alemão para tentar encontrar seu namorado.

- A Batalha de Anzio             
(Anzio, Ita/EUA, 1968, 117 min)           
Dir: Edward Dmytryk   Com: Robert Mitchum, Peter Falk
1943. Uma das mais sangrentas batalhas da guerra. Os aliados invadem a Itália a princípio sem resistência, mas logo chegarão os nazistas. Somente 4 meses e 30 mil baixas depois os aliados conseguiram vencer a resistência e marchar rumo a Roma.


- O Preço da Audácia
(The Bold and the Brave, EUA, 1956, 97 min)
Dir: Mickey Rooney, Lewis Foster,   Com Don Taylor, Mickey Rooney
Perfil de soldados americanos estacionados na Itália durante a guerra. Fairchild é um idealista que não quer matar. Preacher é o religioso que encontra uma garota local. Dooley é um jogador inveterado

- Duas Mulheres
(La Ciociara, Ita/Fr, 1960, 100 min)
Dir: Vittorio de Sica   Com: Sophia Loren, Jean-Paul Belmondo
1943. Cesira e sua filha de 13 anos fogem dos bombardeios aliados na Itália. A fuga começa bem, mas elas acabam estupradas por soldados que se escondem em uma igreja. O incidente é o que faltava para Cesira ter um ataque de nervos.

- A Noite de São Lourenço                    
(La Notte di San Lorenzo, It, 1982, 100 min)
Dir: Paolo e Vitorio Taviani    Com: Omero Antonutti
1944. A sofrida população de San Martino, na Toscana, não suporta mais a ocupação alemã. Há rumores de que os nazistas pretendem explodir a vila, e de que americanos estão perto. Parte do grupo decide fugir para procurar tropas aliadas, na Noite de São Lourenço.


- Roma, Cidade Aberta                         
(Roma, Città Aperta, It, 1945, 105 min)
Dir: Roberto Rossellini           Com: Aldo Fabrizi, Anna Magnani
1944. Este filme substituiu os estúdios pelas ruas de Roma recém-libertada dos nazistas. O caráter da narração é quase documental. Ela captar o realismo de uma população sofrida de uma resistente Itália arrasada pela fase final da guerra.

- Massacre em Roma
(Massacre in Rome, 1973,  min)
Dir: George P Cosmatos   Com: Richard Burton, Marcello Mastroianni
1944. Partisãos italianos sabotam os alemães, além de matarem 33 nazistas. O chefe da Gestapo vai responder com força desproporcional. Anuncia que para cada alemão morto serão 10 italianos aleatórios fuzilados.


- Rádio Auriverde – A FEB na Itália
(Rádio Auriverde, Br, 1990, 70 min)
Dir: Sílvio Back
1945. Com humor, uma rádio pirata conta um pouco sobre o papel das tropas brasileiras enviadas para a Itália. A Hora Auriverde era um programa da Rádio Vitória - do Ministério da Propaganda alemão - transmitido em português para as tropas brasileiras.

- A Estrada 47
(A Estrada 47, Br/Por/Ita, 2013, 105 min)
Dir: Vicente Ferraz   Com Daniel de Oliveira, Francisco Gaspar
Soldados brasileiros da FEB estão na Itália pouco engajados na causa da guerra. Um pânico no pelotão separa 4 soldados. Para não serem considerados desertores, escolhem a difícil missão de desarmar minas da estrada na qual passarão as forças libertadoras americanas.


- Mussolini - Ascensão e Glória de um ditador
(Mussolini ultimo atto, It, 1974, 129 min)
Dir: Carlo Lizzani.   Com: Rod Steiger, Franco Nero
Abril de 1945. O ditador italiano está por um fio. Pede ao arcebispo em Milão que o ajude a fugir do país. Os americanos se aproximam da cidade e a “República de Saló”, último bastião fascista, vai cair. Mussolini foge para o norte, onde estão os alemães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...