domingo, 4 de março de 2018

II Guerra: As lágrimas tardias da humanidade (holocausto)


Esse é um asunto polêmico, e eu não sou um expert. Melhor que ficar discutindo números ou processos é deixar os filmes falarem por si próprios. Um pequeno drops de opinião, porém. Se as atrocidades cometidas nos campos de concentração só vieram à tona para a grande parte do mundo com os vídeos filmados quando da libertação desses campos - já depois do fim da guerra na Europa - a perseguição aos judeus antes e durante o conflito era de amplo conhecimento de todos. Incluindo as deportações através dos trens que saíam das capitais. Aí é uma questão de se fazer a matemática ao se tentar atribuir responsabilidades sobre uma das mais tristes histórias da nossa espécie.



- Conspiração
(Conspiracy, EUA/Ing, 2001, 105 min)
Dir: Frank Pierson   Com: Kenneth Branagh, Stanley Tucci, Colin Firth
1942. O filme recria a Conferência de Wannsee, que mobilizou a cúpula nazista em pleno auge da II Guerra. Os russos avançam e os americanos entram na guerra. A derrota é uma possibilidade. O objetivo é encontrar uma “solução” para o problema judeu.

- Nos Braços de Estranhos
(Into the Arms of Strangers, EUA/Ing, 2000, 122 min)
Dir: Mark Jonathan Harris
1938. Doc. Nos 9 meses que antecederam a II Guerra, 10 mil crianças judias foram transportadas de suas famílias no continente até lares britânicos. A intenção era poupá-las do Holocausto. Famílias adotivas as criaram durante a guerra.


- Amén
(Amen, EUA/Fr/Ale/Rom, 2002, 132 min)
Dir: Costa-Gavras   Com Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz
1942. O oficial da SS Kurt Gerstein tenta avisar o papa Pio XII que os judeus estão sendo levados a campos de concentração. Um padre jesuíta tenta fazer coro à mensagem do alemão. Mas a igreja não parece consternada com a questão.


- Adeus, Meninos
(Au Revoir Les Enfants, França/Ale, 1987, 104 min)
Dir: Louis Malle      Com: Gaspard Manesse, Raphael Fejtö
França, 1944. Em uma escola católica francesa, começa a amizade entre dois garotos que dividem o quarto. O francês Julian, melhor aluno da classe, e o judeu Bonnet. Bonnet está sendo escondido dos nazistas pelos freis que comandam a escola.

- O Diário de Anne Frank
(The Diary of Anne Frank, EUA, 1959, 180 min)
Dir: George StevensCom: Millie Perkins, Shelley Winters
Holanda, 1942-45. Anne Frank é uma garota judia de 13 anos. Os Frank são uma família normal, e com eles moram o Sr. Van Daan. A perseguição aos judeus ganha contornos drásticos, e eles tentam escapar do cerco nazista no sótão do trabalho do pai de Anne.

- Os Falsários
(Die Fälscher, Aut, 2007, 130 min)
Dir: Stefan Ruzowitzky    Com Karl Markovics, August Diehl
1936.  História real do golpe financeiro tentado pelos nazistas usando judeus de campos de concentração. Salomon e outros precisam produzir moeda estrangeira falsificada. Hitler quer aumentar o lucro nazista e enfraquecer a economia de seus rivais.

- A Escolha de Sofia
(Sophie's Choice, EUA, 1982, 150 min)
Dir: Alan J. Pakula   Com: Meryl Streep, Kevin Kline
Nova York. Sophie, uma judia polonesa ex-prisioneira de Auschwitz agora está a salvo nos EUA. Conta sua história de guerra. Sophie perdeu os pais, o marido e o filho. O mais cruel é a decisão que ela tem que tomar como mãe e mulher, para tentar sobreviver.

- A Vida É Bela
(La Vita È Bela, It, 1998, 116 min)
Dir: Roberto Benigni   Com: Roberto Benigni, Nicoleta Braschi
Itália, 1939. Guido é um garçom atrapalhado. Junto com a esposa é o jovem filho Giosué, começa a sentir a opressão do fascismo. Acabam em um campo de concentração. O pai, porém, procura mostrar ao filho que estão apenas em uma grande brincadeira.

- O Menino do Pijama Listrado
(The Boy With the Striped Pyjamas, Ing/EUA, 2008, 94 min)
Dir: Mark Herman    Com Asa Butterfield, Vera Farmiga
A realidade dos campos de concentração vista pelos olhos de duas crianças de oito anos: os filhos de um prisioneiro e de um alemão no comando do campo. Bruno, o alemão, tem tendência a desconfiar da propaganda nacionalista e antissemita que vê sempre, em casa.

- A Lista de Schindler                            
(Schindler's List, EUA, 1993, 197 min)
Dir: Steven Spielberg    Com: Liam Neeson, Ralph Fiennes
Polônia, 1941. O austríaco Oskar Schindler, outrora simpatizante nazista, usou sua fortuna para salvar algumas centenas de judeus que trabalhavam em suas fábricas. Schindler usou sua influência com membros da Gestapo e dos altos escalões nazistas. 


- Na Escuridão
(W Ciemnosci, Pol/Ale/Can, 2011, 145 min)
Dir: Agnieszka Holland    Com: Robert Wieckiewicz, Benno Fürmann
Polônia, 1943. Leopold Soha trabalha nos esgotos, e vê uma grande oportunidade de negócios nos judeus que lá se escondem para fugir dos nazistas. No começo, cobra pela comida e a ajuda. Aos poucos, porém, se afeiçoa ao grupo que tenta se salvar naquela imundície.

- O Pianista
(The Pianist, Pol/Ing/Fr/Ale/Hol, 2002, 148 min)
Dir: Roman Polanski   Com: Adrien Brody, Emilia Fox
Polônia, 1939-45. O pianista Szpilman passa pelo processo de isolacionismo dos judeus pelos nazistas, mas ao contrário da família, escapa do campo de concentração. Só sobreviverá lutando por permanecer incólume em uma Varsóvia cada vez mais em ruínas.


- Filhos da Guerra                 
(Europa, Europa, Ale/Fr/Pol, 1990, 112 min)
Dir: Agnieszka Holland    Com: Marco Hofschneider, Julie Delpy
Alemanha, Polônia e Rússia, 1938. Logo antes da guerra, Solomon Perel vê sua família judia perseguida na Alemanha nazista. Escapam para a Polônia, mas serão ainda muitas fugas até que possa estar em tranquilidade. Terá até que se passar por ariano.


- Insurreição                          
(Uprising, EUA, 2001, 159 min)
Dir: Jon Avnet   Com: Leelee Sobieski, Hank Azaria, Jon Voight
Polônia, 1943. História da organização de luta dos judeus, grupo de guerrilha da juventude polonesa responsável pelo levante no gueto de Varsóvia, em 1943. Liderados pelo professor Anielewicz, em 19 de abril organizam forte resistência aos perplexos alemães.

- Fuga de Sobibor
(Escape From Sobibor, EUA, 1987, 149 min)
Dir: Jack Gold          Com: Rurget Hauer, Alan Arkin, Joana Pacula
Polônia, 1943. No campo de concentração Sobibor, o comandante tenta evitar fugas a todo custo. Para cada tentativa de fuga, fuzilava o número dobrado. Mas os prisioneiros vão tentar, pois não há saída. Nada de túneis. Matar os guardas e oficiais é o plano.


- Um Ato de Liberdade
(Defiance, EUA, 2008, 137 min)
Dir: Edward Zwick   Com Daniel Craig, Liev Schreiber
Bielo-Rússia, 1941. Irmão judeus escapam pelas florestas do leste europeu. Juntam-se a um grupo para tentar organizar a resistência construindo uma vila. Tentam proteger mais de mil judeus não combatentes.

- Kapò - Uma História do Holocausto  
(Kapò, It/Fr, 1960, 116 min)
Dir: Gillo Pontecorvo   Com Susan Strasberg, Laurent Terzieff
Paris e Auschwitz. Quando uma família é mandada ao campo de concentração, a filha adolescente escapa da morte graças a um médico. Com nova identidade não judia, sua vida muda. Um oficial alemão e a função de “kapò”, supervisão de outras prisioneiras.

- Cinzas da Guerra
(The Grey Zone, EUA, 2002, 108 min)
Dir: Tim Blake Nelson  Com: Harvey Keitel, David Arquette
Polônia, 1944. Em Auschwitz, alguns judeus que vivem situação insólita. Trabalham nos crematórios em que são eliminados os corpos de seus colegas. Em troca, recebem tratamento privilegiado e são bem relacionados com os oficiais nazistas. Isso é justo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...