quinta-feira, 22 de março de 2018

II Guerra: Japão X EUA, o maior one-to-one do confronto

Nazistas, fascistas, stalinistas...mas a verdade é que o maior confronto direto na II Guerra, o maior embate de um país contra outro foi no Pacífico, e começou com o ataque a Pearl Harbor. O Japão mandou recado de sua intenção expansionista sem fim, e dali só fomos ver o film da rivalidade com as bombas atômicas, depois de anos de batalhas duras no céu, ar e mar. 

Os japoneses começaram na frente com a surpresa que foi Pearl Harbor e estiveram perto de ganhar. Mas a virada americana foi heroica, um prato cheio para Hollywood. As perdas bárbaras para os dois lados. Ao final, os maiores interessados na recuperação japonesa eram os próprios americanos, apesar da barbárie de Hiroshima e Nagasaki. 


- The Pacific
(The Pacific, EUA, 2010, 500 min)
.Com James Badge Dale, Jon Seda, Joseph Mazzello
1941 a 1945. Minissérie. Intercala a história de três fuzileiros navais americanos, desde seu alistamento nos EUA, e durante toda a campanha contra o Japão no Pacífico.

- Nossos Mortos Serão Vingados
(Wake Island, 1942)
Dir: John Farrow   Com: Brian Donlevy, Robert Preston
Wake Island, 1941. O Major Caton comanda o pequeno forte da marinha americana na ilha. Tudo é muito tranquilo, mas o ataque a Pearl Harbor muda tudo. A ilha logo é atacada pelos japoneses, e eles não estão preparados para resistir muito tempo.

- Singapura
(Singapore, EUA, 1947, 79 min)
Dir: John Brahm   Com: Fred MacMurray, Ava Gardner
Singapura, 1940. Um contrabandista de pérolas americano se apaixona e quer casar-se, mas tudo muda com o começo da guerra e especialmente o ataque japonês a Singapura. A moça desaparece e só o retorno dele à região após a guerra trará respostas.

- Fomos os Sacrificados
(They Were Expendable,  EUA, 1945, 135 min)
Dir: John Ford  Com John Wayne, Donna Reed, Robert Montgomery.
Filipinas, 1941. Começo da campanha americana no Pacífico após Pearl Harbor. Barcos de patrulha das Filipinas tentam atacar os japoneses, mas sua principal função será mesmo evacuar americanos da ilha. Nessa fase, as baixas ianques serão imensas.

- Bataan
(Bataan, EUA, 1943, 115 min)
Dir: Edward DmytrykCom    John Wayne, Anthony Quinn
Filipinas, 1942. O Japão acaba de invadir a ilha, e os americanos se defendem como podem. Treze homens precisam explodir uma ponte na península Bataan, para evitar a passagem dos japoneses. Mas o inimigo é mais forte, e há fome, malária e falta de remédios.

- Legião Branca
(So Proudly We Hail, EUA, 1943,  min)
Dir: Mark Sandrich, com: Claudette Colbert,  Paulette Goddard
1942. Enfermeiras americanas são alocadas em Bataan, nas Filipinas, onde o ataque japonês é sério. O noivo de uma delas morreu em Pearl Harbour. Finalmente são evacuadas para Corregidor, onde a situação não parece melhor.

- Guerrilheiros das Filipinas 
(American Guerilla in the Philipines, EUA, 1950, 105 min)
Dir: Fritz Lang     Com Tyrone Power, Micheline Presle
Filipinas, 1942. Os japoneses tomaram as Filipinas, e o Ge. MacArthur quase não chega a salvo na Austrália. Os americanos organizarão guerrilha de contra-ataque, mas primeiro os sobreviventes de um ataque a barco precisam se reorganizar.

- A Primeira Vitória
(In Harm’s Way, EUA, 1965, 165 min)
Dir: Otto Preminger    Com John Wayne, Kirk Douglas
Pacífico, 1942. Um oficial da marinha sofre punição por Pearl Harbor, mas logo acaba na posição de almirante. Enquanto se envolve com uma enfermeira, tem a chance de se redimir contra os japoneses, no que será a primeira vitória dos EUA.

- Gung Ho - A Batalha dos Fuzileiros Navais
(Gung Ho!, EUA, 1943, 88 min)
Dir: Ray Enright      Com: Randolph Scott, Robert Michum
Ilha Makin, 1942. Um grupo de Marines é cuidadosamente escolhido para uma missão especial de ataque à diminuta Ilha, no Pacífico. Os homens que compõe essa unidade de fuzileiros navais vêm de diferentes origens, mas têm a coragem em comum.

- Midway - Batalha do Pacífico                            
(Midway, EUA, 1976, 132 min)
Dir: Jack Smight     Com: Charlton Heston, Henry Fonda
Ilha Midway, 1942. Em julho de 1942, uma força de ataque japonês, na tentativa de ocupar a ilha, encontrou pela frente valentes ianques. As tropas japonesas eram maiores, mas o Alm. Nimitz levou os americanos a vitória heroica, mudando o curso da guerra.

- Feras Que Foram Homens
(Three Came Home, EUA, 1950, 106 min)
Dir: Jean Negulesco  Com: Claudette Colbert, Sessue Hayakawa
1942, casal americano vive vida boa em Bornéu, mas logo são capturadas pela forte iniciativa inicial dos orientais na ilha. São também separados. Ela verá muitas derrotas e comerá o pão que o diabo amassou, transferida de campo em campo. Mas e o marido?

- Diário de Guadalcanal
(Guadalcanal Diary, EUA, 1943,   min)
Dir: Lewis Seiler  Com: Preston Foster, Lloyd Nolan, Anthony Quinn
1942. Um correspondente de guerra mostra cada detalhe de uma das mais importantes batalhas do Pacífico. Vemos os preparativos, o desembarque em Guadalcanal - Ilhas Salomão - e o começo dos combates.

- Além da Linha Vermelha                                   
(The Thin Red Line, EUA/Can, 1998, 170 min)
Dir: Terance Mallick  Com: Jim Caviezel, Adrien Brody, Sean Penn
1942. Filme mais reflexivo do que os de combate. Dois soldados desertores estão vivendo em harmonia com a natureza em uma ilha, na companhia dos nativos. Capturados, eles retornam à companhia para integrar a missão que vai para o front.

- O Mar Será Nosso Túmulo
(Run Silent, Run Deep, EUA, 1958, 93 min)
Dir: Robert Wise    Com: Clark Gable, Burt Lancaster
Um oficial americano é mais que obcecado em afundar um navio japonês. Finalmente recebe a ordem oficial de fazê-lo. Seu foco excessivo e sentimento de vingança, porém, podem colocar em perigo toda a tripulação, além da missão.

- Até o Último Homem         
(Hacksaw Ridge, EUA/Aus, 2016, 129 min)
Dir: Mel Gibson   Com Andrew Garfield, Vince Vaughn
Virginia e Okinawa, 1942. De religião adventista, Desmond Doss quer servir seu país na II Guerra, mas sem nem tocar as mãos em qualquer arma. Já no treinamento pré-Japão esbarra em obstáculos, mas aos poucos começa a ser respeitado pelos colegas.


- Códigos de Guerra
(Windtalkers, EUA, 2002, 134 min)
Dir: John Woo        Com: Nicolas Cage, Adam Beach
Saipan, 1944. Durante a batalha no Pacífico, os japoneses tentavam descobrir o código usado para a transmissão de mensagens americanas. Desde 1942, soldados navajos foram treinados pelos EUA para que sua língua nativa fosse usada como código na guerra.

- Iwo Jima, o Portal da Glória ou As Areias de Iwo Jima
(Sands of Iwo Jima, EUA, 1949, 100 min)
Dir: Allan Dwan      Com: John Wayne, John Agar
1944. Os EUA acabam de vencer em Guadalcanal Os pelotões voltam para as bases. O impopular Sgto Stryker é moda antiga: leva os recrutas ao limite da capacidade física e psicológica. Mas a nova fase exige isso, como vemos em Tarawa e na invasão a Iwo Jima. 


- A Conquista da Honra
(Flags of Our Fathers, EUA, 2006, min)
Dir: Clint Eastwood     Com: Ryan Phillippe, Adam Beach
1945. Os EUA vão ganhar a batalha de Iwo Jima. Quando chegam ao Monte Suribachi, seis soldados erguem a bandeira, numa imagem que seria imortalizada. A história dos três sobreviventes do grupo, que voltam aos EUA exaltados como heróis.

- Cartas de Iwo Jima
(Letters From Iwo Jima, EUA, 2006,  min)
Dir: Clint Eastwood     Com: Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya
Japão, 1945. A história da principal batalha entre Japão e EUA, usando o ponto-de-vista japonês. A ilha foi invadida, e o governo japonês tenta evitar um desastre inevitável. O Gen. Kuribayashi está no comando. Seu estilo não-tradicional gera resistência nas tropas.

- Hiroshima, a Verdade Sobre A Bomba             
(Hiroshima, Can/Jap, 1995, 150 min)
Dir: Roger Spottiswoode        Com: Kohji Takahashi, Kenneth Welsh
1945. O Presidente Truman descobre que tem nas mãos o Projeto Manhattan. Vai ter que decidir usá-lo ou não. Em julho de 45, a bomba finalmente é testada. Truman decide que ela será convincente para que o Japão se renda de forma incondicional.

- Seu Nome e a Sua Honra
(Above and Beyond, EUA, 1952, 122 min)
Dir: Melvin Frank, Norman Panama   Com: Robert Taylor,
1945. A história do coronel Paul Tibbets, piloto do avião Enola Gay no histórico voo que derrubou a bomba atômica sobre Hiroshima. Ele tem ideia, mas não sabe do real potencial da bomba. Parece reticente de ter que tirar tantas vidas, mas aceita a missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...