quinta-feira, 22 de março de 2018

II Guerra: Brincar de guerra custa caro (perdedores)

1945. Hora de olhar pra trás e acertar as contas, certo? Nem todos puderam fazer isso, especialmente o indivíduo comum, que não sabe se parentes estão vivos ou mortos. Os que perderam, casas, filhos ou saúde pelas atrocidades consideradas normais durante os últimos 6 anos.

Mas nada se comparou ao espetáculo dos nazistas. O que fazer com eles, ao menos com os que não fugiram? Julgamentos, caçadas. Crimes de guerra ou simplesmente ordens? Se ganhar a guerra tem custos, perder é um inferno. A não ser que os vencedores precisem de você para o futuro imediato. Essa pode ser sua grande chance.



- Os Girassóis da Rússia                                       
(I Girasoli, It/Fr, 1969, 101 min)
Dir: Vittorio de Sica    Com: Sophia Loren, Marcello Mastroianni
Itália e Ucrânia, década de 40. Giovanna e Antonio se casam doze dias antes da guerra estourar. Ele é enviado para o distante front russo, e reportado como “desaparecido”. Quando a guerra termina, ela vai até a URSS à procura do marido.

- Anno Uno - O Nascimento da Democracia Italiana         
(Anno Uno, Ita, 1974, 115 min)
Dir: Roberto Rossellii   Com: Luigi Vannucchi, Dominique Darel
Itália, 1944. Alcide De Gasperi é um político antifascista que começa a costurar o futuro político do país. Através da criação da Democracia Cristã, se transforma em uma das principais figuras do cenário, participando de quase todos os governos pós-guerra.

- Alemanha, Ano Zero          
(Germania Anno Zero, Ita/Fr/Ale, 1948, 78 min)
Dir: Roberto Rossellini   Com: Edmund Moeschke, Ernst Pittschau
Berlin, 1945. Edmund Kohler tem 12 anos. Sua família mora numa cidade devastada pela guerra recente. A irmã Eva tenta resistir à prostituição. A família faz o que pode apertada em um apartamento coletivo, e mesmo com sua idade, Edmond é quem mais contribui.














- O Terceiro Homem
(The Third Man, Ing, 1949, 104 min)
Dir: Carol Reed  Com Joseph Cotten, Alida Valli, Orson Welles
1946. Viena está devastada pela ocupação nazista e a guerra. O americano Harry chega para encontrar o amigo de infância Harry Lime, que lhe prometeu um emprego. Mas Lime está sumido e, pior, parece estar ganhando a vida através do sofrimento dos austríacos.

- Filhos De Hiroshima
(Gembaku no ko, Jap, 1952, 97 Min)
Dir: Kaneto Shindô. Com Nobuko Otowa, Osamu Takizawa
à vida de pessoas simples depois do horror da Segunda Guerra em Hiroshima. Takako mostra como foi retornar para visitar os túmulos de seus pais e irmã, mortos pela bomba atômica. Após 6 anos do dia fatídico, depara-se com a cidade sendo reconstruída aos poucos

- Hiroshima Mon Amour
(Hiroshima Mon Amour, Fr/Jap, 1959, 90 min)
Dir: Alain Resnais   Com: Emmanuelle Riva,  Eiji Okada
Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa casada vem de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças veem à tona, inclusive sobre a guerra e sobre a bomba.

- Rapsódia em Agosto
(Hachi-gatsu no Kyôshikyoku, Jap, 1991, 98 min)
Dir: Akira Kurosawa   Com Richard Gere, Sachiko Murase
Em Nagasáki, uma avó recebe quatro netos para férias de verão. Eles finalmente ficam sabendo da bomba atômica que caiu na cidade, matando inclusive seu avô.

        A culpa pela barbárie

- Tomando Partido, O Caso Furtwängle              
(Taking Sides, 2001)              
Dir: István Szabó   Com: Harvey Keitel, Stellan Skarsgård .
A desnazificação da Alemanha, que começou no pós-guerra. Interrogatório conduzido por um investigador do exército americano com o condutor Furtwängler, acusado de servir os nazistas. Por que ele não abandonou o país, como outros artistas?

- Julgamento em Nuremberg
(Nuremberg, EUA/Can, 2000, 181 min)
Dir: Yves Simoneau   Com: Alec Baldwyn, Brian Cox
Alemanha, 1945; A guerra acabou, é hora de julgar os nazistas pelos bárbaros crimes. O julgamento teve várias etapas. Nessa, 24 homens entre civis e militares estão escalados. O famoso Goering é um deles. Preparação e o julgamento em si mostrados em detalhes.


- O Julgamento de Nuremberg                            
(Judgement at Nuremberg, EUA, 1961, 178 min)
Dir: Stanley Kramer   Com: Spencer Tracy, Burt Lancaster,
Alemanha, 1948. Quatro nazistas importantes estão sendo julgados por crime contra a humanidade no tribunal internacional criado na própria Alemanha ao fim da guerra. A causa parece impossível, mas o advogado de defesa não economiza na argumentação.

- Interlúdio                             
(Notorious, EUA, 1946, 101 min)
Dir: Alfred Hitchcock   Com: Cary Grant, Ingrid Bergman
Brasil, 1945. Alicia e Devlin fazem o casal de espiões contratados pelo governo americano para desbancar uma organização de base nazista no Rio de Janeiro. O que não falta no pós-guerra são nazistas disfarçados se escondendo na América do Sul.

- Josef Mengele
(My Father, Rua Alguem 5555, Bra/Ita/Hun, 2003, 100min)
Dir: Egidio Eronico   Com Charlton Heston, Thomas Kretschmann
De todos os nazistas fugitivos, o mais procurado foi Mengele, por suas experiências médicas aterrorizantes nos campos. Aqui vemos que ele poderia estar escondido no norte do Brasil, pela visão do suposto filho, considerado até então um órfão.

- A Solução Final
(Eichman, Ing, 2007,  min)
Dir: Robert Young   Com Thomas Kretschmann, Franka Potente
Israel, 1962. Os judeus foram atrás de grandes figuras nazistas. Eichman foi achado na Argentina 15 anos depois do fim da guerra. No filme. Ele confessa a um soldado israelense como foi o arquiteto da chamada “solução final” para os judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...