sexta-feira, 23 de março de 2018

Guerra Fria: Pontapé inicial em Berlim

Quer ter noção apropriada de quão traumatizante foi a II Guerra? Vamos lá. A disputa seguinte envolveu mais países e regiões do planeta, foi aliás além do planeta e pode destruir o planeta em 5 minutos. Com tudo isso, ela recebeu o apelido de "Fria". Imagine só se fosse pra torradeira.

Berlim e seu muro foram o marco inicial do que estaria por vir. Algo tão irracional quanto a decisão de fatiar uma cidade em 4, como foi feito nas conferências que decidiram o futuro da Europa. Logo, os setores ocidentais se viram sem saída, presos dentro de um país (Oriental) de lado inimigo. Pra chegar lá, só de avião. Depois o muro estragou a vida do lado pobre, o comunista. No pós-guerra, Berlim continuou um inferno.


- Expresso Para Berlim
(Berlin Express, EUA, 1948, 87 min)
Dir: Jacques Tourneur   Com: Merle Oberon, Robert Ryan
Alemanha, 1947. Berlin e Frankfurt devastadas pela guerra, o país ocupado pelos aliados vencedores. Num trem com passageiros de todos os países da guerra, um assassinato político ocorre. Quatro passageiros procurarão pelo homem desaparecido.

- Ilusão Perdida                     
(The Big Lift, EUA, 1950, 120 min)
Dir: George Seaton    Com: Paul Douglas, Montgomery Clift
Berlim, 1948. Os tensos momentos em que a cidade de Berlim viveu com a construção de uma ponte-aérea ocidental para conseguir abastecer os moradores da cidade. Os russos haviam bloqueado e isolado o setor ocidental de Berlim.

- O Outro Homem                 
(The Man Between, Ing, 1953, 100 min)
Dir: Carol Reed. Com James Mason, Claire Bloom
Berlim já tem seu muro quando uma ingênua americana chega ao oeste para visitar parentes. Lá, conhece e se apaixona por um misterioso alemão que vive trafegando entre os dois lados da cidade, sempre envolvido em suspeitas e perigosas atividades.

- Cupido Não Tem Bandeira
(One, Two, Three, EUA, 1961, 115 min)
Dir: Billy Wilder   Com James Cagney, Horst Buchholz
Berlim, 1961. O homem da Coca-Cola na Alemanha Ocidental logo antes da construção do Muro de Berlim tem emprego ameaçado quando a filha de seu chefe chega à cidade, e começa a ver um comunista do outro lado da cidade.

- Funeral em Berlim
(Funeral in Berlin, EUA/Ing, 1966, 102 min)
Dir: Guy Hamilton   Com Michael Caine, Paul Hubschmid
Berlim, 1964. O Coronel Stok, da inteligência soviética, é responsável pela segurança no Muro. Há alguma evidência de que ele quer desertar, mas a situação é confusa. Ele quer ajuda britânica, e Harry Palmer é o agente chamado para a missão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...