quarta-feira, 28 de março de 2018

URSS: Comunismo e o Homem de Ferro

Se Lenin é geralmente associado com a Revolução e o pai do comunismo prático, Stalin é quem passou décadas exercendo o poder dentro desse regime. A maioria das pessoas vai concordar que o approach dos dois foi bem diferente. Também não são poucos os que vão argumentar que Stalin pode ter sido o pior ser humano da história da humanidade, superando Hitler. Fato é que o cinema realmente não lhe deu uma boa reputação.

Uma curiosidade é que fisicamente os Stalins da sétima arte variaram bastante de aparência, ao contrário da maioria dos líderes históricos. A sombra de Stalin também está presente em vários filmes em que o líder não aparece ou até mesmo não é citado. Isso é que é poder. Medo. Particularmente, isso é frequente nos filmes que falam das repúblicas soviéticas anexadas pela Rússia nos anos 20, que no geral brigaram por sua autonomia. 



- Uma História do Comunismo - Fé do Século XX
(La Foi du siècle, l'histoire du communisme, Fr, 2005, 218 min)
Dir: Patrick Rotman, Patrick Barbéris
Documentário em série conta a história do maior fenômeno sociopolítico do último século, desde a Revolução Russa de 1917 até a queda da União Soviética. Imagens de arquivo e filmes publicitários do mundo todo compõe o conteúdo.
      
- Stalin                                                   
(Stalin, EUA, 1992, 166 min)
Dir: Ivan Passer  Com: Robert Duvall, Julia Ormond, Maximilian Schell
URSS, 1917-53. A trajetória do ditador russo Josef Stalin, desde a abdicação do czar até sua morte. Mostra como Stalin deu seu pulo do gato para conseguir o poder supremo em 1924, e no fim da década já tinha controle. No geral, retrata Stalin como um monstro.

- A Revolução dos Bichos
(Animal Farm, Ing, 1954, 72 min)
Dir: John Halas, Joy Batchelor
Animação baseada na parábola de George Orwell com animais, sobre o comunismo e o stalinismo. Os bichos conseguem derrubar o fazendeiro opressor, mas logo um sistema parecido se instalará entre eles, já que alguns serão mais privilegiados que os outros.

- O Sol Enganador
(Utomlyonnye Solntsem, Rus/Fr, 1994, 152 min)
Dir: Nikita Mikhalkov      Com: Oleg Menshikov, Nikita Mikhalkov
Rússia, 1936. O herói revolucionário Coronel Kotov vive um verão no campo, com esposa e filha. As coisas mudam com a chegada repentina de um agente governamental. A princípio, vem aproveitar o sol, Dmitri sabe que as coisas são sempre mais misteriosas.

- O Assassinato de Trotsky                  
(The Assassination of Trotsky, Ing/Fr/It, 1972, 103 min)
Dir: Joseph Losey    Com: Richard Burton, Alain Delon
México, 1940. Paradas comunistas pela cidade celebram o dia do trabalho. Frank Jacson e Gita Samuels estão num hotel.  Quando uma tentativa “oficial” dos soviéticos em eliminar o revolucionário falha, eles assumem esta responsabilidade.

- Círculo do Poder                 
(The Inner Circle, EUA/Rus/It, 1991, 137 min)
Dir: Andrei Konchalovsky       Com: Tom Hulce, Bob Hoskins
URSS, de 1939 a 1953 Ivan Sanchin é um projetor de cinema soviético que idolatra Stalin. Seu sonho acontece. Stalin quer que ele seja seu projetor oficial de filmes. O trabalho é tão secreto que ele não pode contar nem à esposa Anastasia.´

- Colheita Amarga
(Bitter Harvest, Can, 2017, 103 min)
Dir: George Mendeluk  Com Barry Pepper, Max Irons
Ucrânia, 1930s. Enquanto Stalin avança suas ambições dos comunistas no Kremlin, o jovem artista Yuri luta para salvar a amada Natalka do Holodomor,  a tática de fome até a morte, que matou milhões de ucranianos.

- Leste-Oeste, O Amor no Exílio                                         
(Est-Ouest, Fr/Bul/Rus, 1999, 120 min)
Dir: Regis Warginier   Com: Catherine Deneuve, Sandrine Bonnaire
1946. Grupo de refugiados russos retorna à União Soviética. Neste grupo está um jovem médico radicado na França, e família. Deparam-se com uma atitude inesperada do governo: são tratados como espiões, sendo torturados e acusados sem prova alguma.

- O Esgrimista
(Miekkailijar, Fin/Est, 2015, 95 min)
Dir: Klaus Härö   Com Märt Avandi, Ursula Ratasepp
1947. Um professor de esportes na Estônia começa a ensinar esgrima às crianças locais, mas tem a desconfiança do diretor da escola. Parece estar escondendo algum segredo relacionado à guerra que virá à tona à medida que os alunos evoluam no esporte.

- Crimes Ocultos
(Child 44, EUA/Ing/Tch, 2015, 137 min)
Dir: Daniel Espinosa    Com Tom Hardy, Noomi Rapace
Refugiado da fome na Ucrânia dos anos 30, herói da Guerra nos anos 40, parte do aparato burocrático e repressor do stalinismo nos anos 50. Leo e sua esposa começam a se desajustar do sistema quando o filho de um colega soldado é assassinado.

- Perdidos Na Rússia
(Zateryannyy v Sibiri, Rús, 1991, 103 Min)
Dir: Aleksandr Mitta    Com: Anthony Andrews, Albert Filozov
Sibéria, anos 50. Dias de Stalin. Andrei Miller é um arqueólogo confundido com espião inglês. É raptado e torturado pela KGB, que prefere encobrir o erro percebido do que assumi-lo. Os gulags, campos de trabalho forçado siberianos serão um castigo cruel.

- O Monarca Vermelho
(Red Monarch, Ing, 1983, 100 min)
Dir: Jack Gold   Com: Colin Blakely, Carroll Baker
Comédia de humor negro britânico que mostra a “corte” do “Rei Stálin”. Os ministros e assessores conspirando pelo poder e puxando o saco do líder, especialmente Beria. O único a enfrentá-lo é um ex-amigo de infância que, pra variar, também acabou preso. 

- A Morte de Stalin
(The Death of Stalin, Ing/Fr/Bel, 2016, 106 min)
Dir: Armando Iannucci   Com: Steve Buscemi, Simon Russell Beale
Moscou, 1953. Comédia. Stálin morre de forma súbita.  Na burocrática estrutura soviética, não faltam candidatos se degladiando para sucedê-lo, como Beria e Kruschev. Intriga, conspiração e surrealismo em um país despreparado para a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...