quinta-feira, 29 de março de 2018

Cambodia, Afeganistão: mais peças do xadrez


Onde quer que você olhasse nos anos 70, até começo dos 90, tinha EUA e URSS brigando por palmo do planeta, por foice, martelo, águia, pau a pau. Camboja e Afeganistão são só exemplos.

O Camboja veio na cola do Vietnã, vizinhos. Os EUA resolveram invadir pra poder usar o país como base, mas o Khmer Vermelhos, usando a bandeira comunista, teve apoio soviético. O ditador Pol Pot parece ter matado mais que Stalin e Hitler proporcionalmente, exterminou a própria população. Ninguém notou, com a Guerra do Vietnã no cinema do lado. 

O Afeganistão foi quase o contrário. Os soviéticos sempre quiseram mais uma república (tinham todas na região) e invadiram no fim dos anos 70. Parecia fácil, como os americanos no Vietnã. Mas a guerrilha local foi dura. Especialmente com as armas e treinamento providos por Ronald Reagan. Foi aí, aliás, que Bin Laden conseguiu as ferramentas concretas e abstratas que mais tarde devastariam o mundo ocidental. 



              Cambodia

- Gritos do Silêncio               
(The Killing Fields, Ing, 1984, 141 min)
Dir: Roland Joffé  Com: Sam Waterston, John Malkovich, Haing Ngor
Cambodia, 1972-79. Amizade entre o repórter Sidney Schanberg e o cambodiano Dith Pran. O clima no país é muito tenso porque o Khmer Vermelho, guerrilha comunista local, ameaça tomar a capital e o controle do país. Americanos não são bem-vindos.

- First They Killed My Father
(First They Killed My Father, EUA/Cam, 2017, 136 min)
Dir: Angelina Jolie   Com: Sareum Srey Moch, Phoeung Kompheak
1975. Quando o regime comunista do Khmer Vermelho assume o controle do país, a pequena Loung Ung é obrigada a deixar para trás sua casa e seguir com a família para o interior. Num campo de trabalho forçado, convive diariamente com horror, fome e medo.


                 Afeganistão

- O Caçador de Pipas
(The Kite Runner, 2007, 122 min)         
Dir: Marc Forster   Com: Khalid Abdalla, Atossa Leoni
1978. Amir é amigo de Hassan, filho de seu servo. Amir vê o amigo ser estuprado, mas não tem coragem de intervir. Em 1979, os russos invadem o país, e Amir foge para o Paquistão com o pai. Anos mais tarde, ele volta da Califórnia para o Afeganistão.

- Jogos do Poder    
(Charlie Wilson's War, 2007, 105 min) 
Dir: Mike Nichols   Com: Julia Roberts, Tom Hanks, Philip S Hoffman
EUA, 1980. O congressista texano Charlie Wilson, com o apoio de uma socialite conservadora, vai ao Afeganistão ver o sofrimento dos locais com a invasão da URSS. Concentra esforços em uma campanha para arrecadar dinheiros e armas para a resistência.

- A Fera da Guerra                
(The Beast of War, EUA, 1988, 111 min)
Dir: Kevin Reynolds      Com: George Dzundza, Jason Patric
1981. Alegoria de episódio ficcional no segundo ano de ocupação da Rússia no Afeganistão pré-Talibã. A “besta” do título é um tanque de guerra russo muito eficiente em missão de cruzar o deserto. Do lado dos afegãos, a guerra é vista como uma honra religiosa.

- Rambo 3                              
(Rambo III, EUA, 1988, 101 min)
Dir: Peter MacDonald   Com: Silvester Stallone, Richard Crenna
1987. John Rambo em uma missão que visa ajudar os rebeldes mujahadeen que lutam contra a invasão da União Soviética no Afeganistão. Seu amigo é capturado e torturado em uma prisão fortificada dos russos. Rambo fará o resgate, como sempre solitário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...