quinta-feira, 22 de março de 2018

II Guerra: Sul da Ásia, a falta de glamour

Uma outra região semi-esquecida da guerra mundial é o sul da Ásia, região de Malásia e Birmânia, principalmente. Lá os japoneses continuavam a buscar seu expansionismo militar, com boa dos e de sucesso. Coube a americanos e também ingleses tentar conter esse avanço. O clima tropical não ajudava em nada os aliados. Os campos de prisioneiros eram especialmente horrorosos. Mas às vezes, as rebeliões mais inesquecíveis começavam com...um assobio.



- Malaia
(Malaya, EUA, 1948, 94 min)
Dir: Richard Thorpe   Com: Spencer Tracy, James Stewart
1942. Um jornalista americano descobre como contrabandear borracha – importante material para a guerra. Ele e um amigo vão para a Malásia fazer conexões com os donos de fazenda locais. O Japão ocupa a região, e seu exército está de olho.

- A Última das Guerras
(To End All Wars, EUA, 2001, 125 min)
Dir: David Cunningham   Com: Kiefer Sutherland; Robert Carlyle
Birmânia, 1942. Prisioneiros escoceses precisam construir uma linha de trem para os suprimentos do inimigo. Além da selva, as condições e o tratamento dos japoneses são de matar. Os presos tentam a todo custo conseguir respeito dos japoneses.

- Quando Explodem as Paixões                                          
(Never So Few, EUA, 1959, 124 min)
Dir: John Sturges   Com Frank Sinatra, Steve McQueen
Birmânia, 1943. Britânicos, americanos e os nativos Kachin, que estão sendo treinados, tentam conter a ofensiva japonesa pela região. Mas falta munição e até material hospitalar médico para os aliados. Ainda há rebeldes chineses para complicar a situação.

- A Ponte do Rio Kwai                                                         
(The Bridge on the River Kwai, Ing, 1961, 161 min)
Dir: David Lean       Com: Alec Guinness, William Holden
Birmânia, 1943. Aqui, quem enfrenta os japoneses são os britânicos. Um campo de prisioneiros tem a missão de construir a ponte sobre o rio Kwai, e até oficiais serão obrigados a trabalhar manualmente. O Coronel inglês se recusa, e sofrer uma sofre punição.  

- Um Punhado de Bravos                     
(Objective, Burma!, EUA, 1945, 142 min)
Dir: Raoul Walsh    Com: Errol Flynn, James Brown
Birmânia, 1944. Um esquadrão de paraquedista americano sob a liderança do capitão Nelson tenta penetrar na selva para explodir uma estação de radar. Conseguem o objetivo, mas uma emboscada impede a fuga. Precisam andar 200 km para uma nova chance.

- Mortos que Caminham
(Merril’s Marauders, EUA, 1962,  min)
Dir: Samuel Fuller   Com Jeff Chandler, Ty Hardin
Birmânia, 1944. O brigadeiro Merrill comanda 3 mil voluntários atrás das linhas inimigas, na Birmânia. Eles precisam chegar a Myitkyina, mas já foram avistados pelo inimigo. Montanhas e selvas precisam ser enfrentadas, mas o resultado será decisivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...