quarta-feira, 28 de março de 2018

Sudeste Asiático: ensaio pro Vietnã

Como toda guerra muito complexa, a Guerra do Vietnã possui todo um preâmbulo, um cenário que fez o furacão ir se formando. É o cenário da Indochina, que começa com a colonização e saída dos franceses da região. Os americanos já estavam de olho, com o pavor de que o local caísse na mão dos comunistas e a tal teoria do dominó, perder a Ásia inteira etc. E tome tropas, começando com os tais "advisers" mandados pelo presidente Kennedy até a tropa pesada que ficou a cargo de Lyndon Johnson. Estava montado o cenário do desastre.

- Indochina                                           
(Indochine, Fr, 1992, 153 min)
Dir: Régis Warginier    Com: Catherine Deneuve, Vincent Perez
1930- 55. Uma francesa é proprietária de um imenso seringal. Transita na alta sociedade local e na decadente aristocracia francesa, quase alheia ao processo de insurreição que está prestes a dominar a Indochina. Ela adota a filha de um casal de vietnamitas.

- O Americano Tranquilo      
(The Quiet American, EUA/Ale/Aus, 2002, 118 min)
Dir: Phillip Noyce    Com: Michael Caine, Brendan Fraser
Vietnã, 1952. O Vietnã ainda é francês, com os "nativos" buscando liberdade do domínio colonial. Os americanos começam a chegar no país, ainda que a guerra não lhes diga respeito diretamente. Entre eles está o simpático médico Pyle.

- Inferno Sem Saída
(Go Tell the Spartans, EUA, 1978, 114 min)
Dir: Ted Post   Com:. Burt Lancaster.
1964. Os americanos que estão no Vietnã ainda são chamados de “conselheiros”. Ainda há tempo de não participar a fundo. O Major Baker comanda um posto, no interior, que era dos franceses. Tem poucos recursos, mas sofre frequentes emboscadas.

- Path to War - Bastidores da Guerra
(Path to War, EUA, 2002, 165 min)
Dir: John Frankenheimer  Com: Michael Gambon, Donald Sutherland
Nos anos 60, o presidente Lyndon Johnson e sua equipe internacional discute as possibilidades de aumentar a guerra ou deixar o Vietnã. Ele erra na escolha, perde apoio popular e não sente o clima para buscar uma reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...