sexta-feira, 9 de março de 2018

II Guerra: Aliados ensaiam vitória europeia

A partir de 1942, com a entrada dos EUA e a atenção alemã mobilizada na Rússia, a moral dos aliados aumentou. Uma invasão à Inglaterra parecia mais distante sem supremacia aérea germânica. Hora de por manguinhas de fora.

Pequenas ações de sabotagem. Bombardeios a alvos militares alemães, psicologicamente efetivos (como os sofridos por Londres). Eventualmente, o Dia D, coberto em todos os ângulos pelo cinema, já que foi uma das grandes manobras e vitórias americanas (ok, aliadas) na história. Depois, a dura caminhada até Berlim.

Esse é um post longo em filmes, e poderia ter o dobro de tamanho. Afinal, decidiu a história da humanidade contemporânea.

- Os Sobreviventes
(Cockleshell Heroes, 1955)    
Dir: José Ferrer   Com: José Ferrer, Trevor Howard
França, 1942. Os navios alemães estão tranquilamente atracados no porto de Bordeaux, França ocupada. A Marinha britânica decide desafiar esse status, e manda um grupo de caiaque, missão suicida, para causar o maior dano possível à frota.

- Labaredas do Inferno
(The Dam Busters, Ing, 1955 120 min)
Dir: Michael Anderson   com: Michael Redgrave, Ursula Jeans
Uma das primeiras ideias britânicas para desequilibrar a Alemanha é o bombardeio a uma série de represas estratégicas. Mas é preciso desenvolver um plano engenhoso para as bombas, e recrutar um experiente Esquadrão 617, especialista em "voar baixo”.

- Trágica Decisão   
(Command Decision, 1948)
Dir: Sam Wood   com: Clark Gable, Walter Pidgeon
Londres, 1943. Uma decisão precisa ser tomada. Bombardear a Alemanha para eliminar fábricas de aviões. A ideia parece boa, mas o enorme volume de baixas que essa operação deve gerar é o outro lado da moeda. O clima também é um fator.

- Memphis Belle – A Fortaleza Voadora
(Memphis Belle, Ing/EUA/Jap, 1990, 107 min)
Dir: Michael Caton-Jones    com Matthew Modine, Eric Stoltz
1943. Dez homens fazem parte de um esquadrão de bombardeio à Alemanha que usam aviões Memphis Belle. É o dia da última missão, e até agora todos resistiram bem. Mas o alvo é Bremem, uma cidade com artilharia antiaérea pesada.

- Desafio das Águias
(Where Eagles Dare, Ing, 1968, 155 min)
Dir: Brian G. Hutton    Com: Richard Burton, Clint Eastwood,
1943. Um importante oficial britânico caiu nas mãos dos nazistas depois de ter seu avião abatido. Será interrogado pelos alemães numa fortaleza nos Alpes. Um grupo de soldados especiais aliados tenta resgatá-lo usando paraquedas para penetrar no castelo.

- Os Doze Condenados                          
(The Dirty Dozen, EUA/Ing, 1967, 145 min)
Dir: Robert Aldrich    Com: Lee Marvin, Charles Bronson
França, 1944. Os aliados estão prontos para a grande invasão.  Os americanos têm uma missão ultrassecreta e suicida contra o III Reich, antes do Dia D. Só criminosos condenados a penas das mais pesadas formarão o pelotão, já que ninguém deve sobrar vivo.

(Churchill, Ing, 2017, 105 min)
Dir: Jonathan Teplitzky    Com: Brian Cox, Miranda Richardson
Londres, 1944. A guerra já castigou Winston Churchill, e ele parece cético sobre quão efetiva vai ser a invasão à Normandia pelos aliados, planejada por Eisenhouer. O líder britânico parece isolado em seu pessimismo em relação ao Dia D.

- Ike: O Dia D
(Ike: Countdown to D-Day, EUA, 2004, 90 min)
Dir: Robert Harmon  Com: Tom Selleck, James Remar
1944. Os 90 dias anteriores à invasão aliada pela perspectiva do General Eisenhower, líder militar americano no comando da operação. Como foi orquestrada uma manobra militar que é colocada como uma das melhores da história.



- Inferno nos Céus
(633 Squadron, EUA/Ing, 1964, 102 min)
Dir: Walter E. Grauman    Com Cliff Robertson, George Chakiris1944. A Força Aérea Britânica é destacada para destruir uma fábrica de combustível alemã na Noruega, em pleno Dia D. Chegar à planta é uma missão praticamente impossível, já que os bombardeiros alemães estão por toda parte.

- O Mais Longo dos Dias       
(The Longest Day, Ing/Ale/Fra, 1962, 180 min)
.Com: John Wayne, Henry Fonda, Robert Mitchum, Sean Connery
Europa, 6 de junho de 1944. O ponto crucial, de virada da II Guerra Mundial, quando as Forças Aliadas sob o comando do Gen. Eisenhower invadiram a França ocupada. O filme retrata os acontecimentos em todos os ângulos, inclusive o alemão.

- O Resgate do Soldado Ryan
(Saving Private Ryan, EUA, 1998, 170 min)
Dir: Steven Spielberg   Com: Tom Hanks, Matt Damon
1944. Para poupar a mãe do desastre total, o "Private Ryan" precisa ser localizado e mandado de volta para casa são e salvo. Ele está no sanguinário desembarque de tropas americanas na praia de Omaha Beach, como o Capitão Miller, encarregado da missão.

- Band of Brothers
(Band of Brothers, EUA/Ing, 2001, 600 min)
.Com: Ron Livingston, Donnie Whalberg, Colin Hanks,
Minissérie. 1944. Brigada de paraquedista que desceu na França e rumou até a Alemanha durante os 12 meses da guerra. Com vários depoimentos dos 170 homens que saltaram pela Easy Company, 506º Regimento da 101ª Divisão de Airborne americana.

- Paris Está em Chamas?      
(Paris Brûle-t-il?, Fra/EUA, 1966, 175 min)
Dir: René Clément  Com: Jean-Paul Belmondo, Leslie Caron
Paris, 1944. Libertação da cidade. Hitler instrui o General alemão que cuida de Paris. A cidade não pode ser perdida, e a instrução é incendiá-la se preciso. Em Paris cresce a articulação e a impaciência dos líderes da Resistência, comandada em exílio por De Gaulle.

- Diplomacia          
(Diplomatie, Fra/Ale, 2014, 83 min)
Dir: Volker Schlöndorff   com: André Dussollier, Niels Arestrup
Paris, 1944. A ordem de Hitler ao general em comando é explodir a cidade e seus marcos históricos. O cônsul da neutra Suécia é a única esperança. Os dois passarão uma noite de muito debate, e o futuro da cidade mais importante do mundo dependerá dele.

- O Trem
(The Train, EUA, 1964, 133 min)
Dir: John Frankenheimer       Com: Burt Lancaster, Paul Scofield
1944. Os alemães sabem que a guerra está perdida. Um coronel enche um trem com tesouros da arte saqueados da França ocupada. A Resistência precisa parar o trem sem danificar sua carga. Como fazer para que ele permaneça em território francês?

- Uma Batalha no Inferno
(The Battle of Bulge, EUA 1965, 167 min)
Dir: Ken Annakin   Com. Henry Fonda, Robert Ryan, Robert Shaw
1944. Na virada do ano, os aliados estão prontos para invadir a Alemanha. Hitler tenta uma última ofensiva para retomar a França e chegar no porto belga de Antuérpia. É hora de mais uma batalha decisiva que determinará o futuro da Europa.

- O Preço da Glória
(Battleground, EUA, 1949, 118 min)
Dir: William A. Wellman    Com: Van Johnson, Ricardo Montalban
1945, Batalha de Bulge. Uma divisão americana está cercada na cidade de Bastogne, na Bélgica. As nuvens impedem os aviões aliados de ajudar. Como se não fosse o bastante, há espiões alemães infiltrados entre os americanos.

- Terrível Como o Inferno
(To Hell and Back, EUA, 1955, 106 min)
Dir: Jesse Hibbs   Com Audie Murphy, Marshall Thompson
História do mais condecorado soldado americano na II Guerra. Ele lutou primeiro no Norte da África e na Itália, e depois reforçou as tropas aliadas na ofensiva final, a partir da França. Em 1945, na França, ele teve o maior momento de sua jornada.

- A Ponte de Remagen          
(The Bridge at Remagen, 1969)            
Dir: John Guillermin    com: George Segal, Robert Vaughn
1945. Os aliados estão chegando à Alemanha, o que falta é uma ponte sobre o Rio Reno. A travessia significaria um ataque em massa ao centro da Alemanha. Os alemães têm a ordem de explodir a última ponte possível, mesmo deixando seus homens para trás.

- Decisão Antes do Amanhecer
(Decision Before Dawn, EUA, 1964, 133 min)
Dir: Anatole Litvak   Com Gary Merrill, Oskar Werner
1945. A guerra está acabando, e os exércitos americanos estão prestes a invadir o país do nazismo. A nova estratégia é contratar prisioneiros alemães como espiões. Mas nunca se sabe se os recrutados vão realmente cumprir a palavra de ir contra seu país.



- Corações de Ferro
(Fury, EUA/Ing, 134 min, 2014)
Dir: David Ayer  com Brad Pitt, Shia LaBeouf
Abril de 1945. Todos sabem que os aliados ganharam a guerra, mas é necessária a ofensiva final para render os alemães. Em uma unidade de tanques americanos, a amizade entre o novato e um sargento, que estão em território de maioria alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...