quinta-feira, 22 de março de 2018

II Guerra: Um mediterrâneo mais isolado

A II Guerra foi mundial, mas algumas regiões a experimentaram mais que outras. O Mediterrâneo além da Itália foi um exemplo. O filme "Mediterrâneo" é o exemplo perfeito. Todo mundo esperando a guerra chegar, estourar, e por boa parte temos uma colônia de férias. Houve momentos importante no suporte a aliados, nazistas ou italianos. Mas é impossível não pensar em gregos, malteses, cipriotas...como coadjuvantes.


- Mediterrâneo                     
(Mediterraneo, It, 1991, 96 min)
Dir: Gabriele Salvatore   Com: Claudio Bigagli
Grécia, 1941. Navio italiano desembarca um grupo de soldados em uma pequena ilha do Mar Egeu. A missão do divertido grupo, cujo navio foi afundado pelos ingleses, será patrulhar a região. Só que as cidades são desertas, e a tropa vai mesmo é relaxar.

- O Capitão Corelli
(Captain Corelli's Mandolin, EUA/Ing/Fr, 2001, 131 min)
Dir: John Madden Com: Nicolas Cage, Penélope Cruz
Grécia, 1941. Na Grécia ocupada pelos italianos, Pelagia é uma mulher inteligente que despreza os soldados que marcham sobre seu país. Seu namorado é da Resistência. O Capitão Corelli testará a antipatia da moça com os italianos.

- Os Heróis de Malta
(The Malta Story, Ing, 1953, 103 min)
Dir: Brian Desmond Hurst  Com Alec Guinness, Jack Hawkins
1942. O Eixo certamente gostaria de tirar Malta das mãos dos britânicos, já que a ilha é muito importante para linhas de suprimentos. A luta das forças aéreas de Inglaterra e Alemanha pode decidir mais essa batalha.

- Os Canhões de Navarone
(The Guns of Navarone, EUA, 1961, 158 min)
Dir: J.Lee Thompson   Com: Gregory Peck, David Niven
Grécia, 1943. A Grécia é controlada pela Alemanha, mas faltam duas pequenas ilhas estratégicas, Kheros e Creta. Às tropas aliadas que estão na região, a única chance de escapar é fugir pelo mar por um canal em Kheros. Ele é vigiado por dois colossais canhões.

- Perigo nas Sombras
(Ill Met by Moonlight, Ing, 1957, 100 min)
Dir: Michael Powell   Com‎: ‎Dirk Bogarde‎; ‎Marius Goring
1944. Na ilha de Creta, o major Paddy Fermor, que comanda um grupo de agentes britânicos trabalhando em colaboração com a resistência local, tenta um golpe desmoralizador sobre os nazis: o rapto do general Kreipe, comandante de uma divisão Panzer.

- Ardil 22               
(Catch-22, EUA, 1970, 122 min)
Dir: Mike Nichols    Com: Alan Arkin, Martin Balsam, Art Garfunkel
Grécia, 1944. Um piloto americano não quer mais lutar na guerra. Ele quer ser declarado insano pela força aérea para voltar para casa. O tempo passa, e aos poucos seus amigos vão morrendo na insanidade da guerra.

- O Homem que Nunca Existiu
(The Man Who Never Was, Ing, 1956, 103 min)
Dir: Ronald Neame   Com: Clifton Webb, Gloria Grahame
1943. Os aliados planejam invadir a Itália, e parte do plano pressupõe convencer os alemães a enfraquecerem as tropas na região. O recrutado será um cadáver com documentos, que se encontrado pode dar pistas de uma falsa invasão via Grécia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...