sexta-feira, 23 de março de 2018

Guerra Fria: Ao infinito...e além!

Se há algum aspecto que se pode comemorar como positivo na Guerra Fria é a competição tecnológica pelo espaço, que começou com a vitória soviética, passou pela enorme vitória lunar americana e depois continuou nos dois países sem o menor interesse público, e restrita à comunidade científica.

Depois que a guerra esfriou ainda mais, as verbas foram diminuindo, e a alteração mais importante nos programas foi a mudança do termo corrida especial para "Guerra nas Estrelas", pelo presidente Reagan, certamente empolgado com Luke Skywalker & cia.


- Gagarin
(Gagarin: Pervyy v kosmose, Rus, 2013, 112 min)
Dir: Pavel Parkhomenko   Com: Yaroslav Zhalnin, Mikhail Filippov
URSS, 1957-61. Quem começou na frente foram os soviéticos. Além dos detalhes pessoais de Gagarin, vemos como ele se tornou o escolhido, e como os soviéticos montaram seu inovador programa para escolher os melhores jovens, futuros astronautas.

- Céu de Outubro
(October Sky, EUA, 1999, 103 min)
Dir: Joe Johnston    Com: Jake Gyllenhaal, Chris Cooper
EUA, 1957. Quatro garotos decidem construir modelos de foguetes em meio à corrida espacial de russos e americanos. Homer e amigos montam um projeto de construção para a feira de ciências, cujo prêmio é uma cobiçada bolsa para universidade.

- Estrelas Além do Tempo    
(Hidden Figures, EUA, 2016, 127 min)
Dir: Theodore Melfi    Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer
1961. Na Guerra Fria, além da disputa pela corrida espacial, os EUA viviam cisão racial. A NASA aposta em um grupo de mulheres negras que foram os cérebros por trás de uma das maiores operações da História: o lançamento em órbita do astronauta John Glenn.

- Os Eleitos
(The Right Stuff, EUA, 1983, 193 min)
Dir: Phillip Kauffman    Com: Sam Sheppard, Dennis Quaid, Ed Harris
1958-63. Como começou o programa espacial americano, e como foram escolhidos os primeiros astronautas do programa Mercúrio. As tentativas de se quebrar a barreira do som, os bastidores e a competição pescoço a pescoço entre EUA e URSS.

- Spacewalk
 (Vremja Pervyx, Rus, 2017, 140 min)
Dir: Dmitriy Kiselev    Com: Konstantin Khabenskiy, Evgeniy Mironov
Moscou, 1965. A corrida especial está a todo vapor, com a lua como objetivo maior, mas outras conquistas menores. Aqui a história do primeiro homem a andar no espaço. Os soviéticos não tinham muita convicção do sucesso, mas ele veio, mesmo de forma improvável.

- Da Terra à Lua
(From the Earth to the Moon, EUA, 1998, 720 min)
.Com: Brett Cullen, Tony Goldwyn, Tim Daly
1961-72. Minissérie. Conta a história da corrida espacial e do programa americano Apollo: as pesquisas, os projetos, os fracassos, as vitórias, as rivalidades e as pessoas envolvidas na realização do grande sonho do homem de conquistar a lua.

- Apollo 13
(Apollo 13, EUA, 1995,140 min)
Dir: Ron Howard    Com: Tom Hanks, Ed Harris
1970. Depois da chegada do homem à Lua, as viagens a nosso satélite viraram algo "comum" para o público e a mídia americana, que pouco se interessaram quando a Apollo 13 embarcou. Tudo muda quando um defeito técnico causa grande explosão na nave.

- Salyut 7
(Salyut 7, Rus, 2017,
Dir:  Klim Shipenko   Com: Ilya Andryukov, Pavel Derevyanko
1986, a missão Soyuz T-13, parte do programa Salyut soviético, precisa de reparos. A equipe que vai ao espaço para isso consegue acoplar a nave, mas problemas elétricos inviabilizam a volta de dois tripulantes à terra, por falta de oxigênio. Só um pode voltar. E agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo a fazer perguntas sobre os filmes ou mesmo sobre o contexto histórico deles. Não sou um professor de História, então só posso dar uma opinião de quem gosta muito dos 2 assuntos.

A Queda do Comunismo (o Homem da Mancha)

Não pode haver assunto menos cinemático que glasnost e perestroika, ainda que para o mundo ocidental o fim do bloco comunista tenha sido, ap...